taco mexicano
Crédito: Freepik
em

Como fazer taco mexicano tradicional e receitas alternativas

Gosta da culinária mexicana? Essas receitas de tacos são deliciosas para surpreender em seus almoços e jantares

Publicidade

O taco mexicano é bem popular no Brasil. O prato consiste em tortilhas de milho recheadas, geralmente com carne moída picante. Porém, você vai aprender agora, tanto a receita tradicional quanto opções alternativas.

Como fazer tacos mexicanos

Tem tacos com massa tradicional de farinha de milho e recheio completo, tem opção com massa de pastel e recheio de carne desfiada com guacamole, ideia com recheio de frango e tem o tomate recheado, bem diferente.

Taco completo tradicional

Essa é uma receita completa, com a massa da tortilha de milho, o recheio de carne moída com feijão picante, além de acompanhar queijo cheddar, alface, guacamole e molho picante. Veja como fazer essa delícia compartilhada do Tudo Receitas.

receita de taco mexicano completo
Crédito: Tudo Receitas

Ingredientes da massa de tortilha

Publicidade

Farinha de milho: 2 xícaras;
Água: 360 ml;
Manteiga: 1 colher (sopa);
Sal: 1 colher (café).

Ingredientes do recheio

Pimentão picado: 1 unidade;
Coxão mole ou alcatra moída: 350 gramas;
Tomates picados: 2 unidades;
Cebola roxa picada: 1 unidade;
Feijão preto ou mulatinho pré-cozido e escorrido: ¾ de xícara;
Extrato de tomate: 1 colher (sopa);
Pimenta calabresa ou dedo-de-moça-picada: 1 pitada;
Sal: 1 pitada.

Publicidade

Acompanhamentos

Queijo cheddar ralado;
Alface picada;
Guacamole;
Molho picante ou creme azedo.

Modo de preparo

Publicidade
  1. Prepare a massa de taco caseira: coloque a água, o sal e a manteiga numa panela e leve ao fogo. Quando ferver, adicione a farinha e misture muito bem com uma colher. Desligue o fogo quando a massa desgrudar do fundo da panela.
  2. Deixe a massa esfriar um pouco e, em seguida, transfira para uma mesa ou bancada enfarinhada. Sove e adicione mais farinha, se necessário, até que a massa desgrude da mão e se torne compacta. Separe a massa de taco mexicano em bolinhas e abra cada uma delas com um rolo, até ficarem com cerca de 2 mm de espessura.
  3. Corte em disco, com a ajuda de uma tigela ou cortador, e frite em uma frigideira com um pouco de óleo até dourar ligeiramente de ambos os lados, mantendo-se macia o suficiente para dobrar. Repita e reserve essas tortilhas mexicanas embrulhadas em um pano, para que se mantenham quentes. Não deixe a massa dourar demais, ou ficará dura para dobrar.
  4. Outra opção é assar a massa que também irá tomar a forma característica. Para isso pendure cada um dos discos de massa na grelha do forno, e asse no forno preaquecido a 200 graus durante 20-30 minutos.
  5. Enquanto isso comece preparando o recheio de carne moída: leve ao fogo médio uma frigideira grande com um pouco de óleo e doure a cebola picada. Acrescente a carne, tempere com sal e pimenta calabresa ou dedo-de-moça e cozinhe, mexendo sempre, até a carne ficar soltinha.
  6. Em seguida acrescente os restantes ingredientes do recheio: o tomate, o feijão, o extrato de tomate e o pimentão. Tempere com a pimenta e sal a gosto, misture tudo e cozinhe por mais alguns minutos para os sabores se fundirem. Desligue o fogo.
  7. Finalmente monte os tacos mexicanos: coloque uma porção de carne no interior da massa, cubra com guacamole, adicione um pouco de alface e queijo cheddar e finalize com o molho picante ou creme azedo (aprenda a fazer esse creme no vídeo ao final do artigo).

Veja também: como fazer receitas de guacamole.

Taco mexicano com massa de pastel

Acha muito complicado fazer a receita completa, com massa e tudo? Então facilite, use massa de pastel. Essa receita leva recheio de guacamole, carne bovina desfiada e alface. Fica bem colorido e muito apetitoso, além de ser uma receita saudável para almoços, lanches ou jantares. Confira o passo a passo no vídeo:

Publicidade

Tacos com recheio de frango

Para essa receita você pode comprar um pacote de tortilhas prontas, que vêm em forma de disco, só precisa tostar na frigideira. Depois faz o recheio de frango levemente picante e monta com cebola, roxa, abacate, creme azedo (ou iogurte grego com limão) e coentro. É uma ótima ideia para quando quiser um almoço leve, saboroso e saudável. Veja no vídeo como preparar:

Taco mexicano no tomate

Essa é uma receita incomum, nada a ver com a original, mas certamente é uma boa pedida para servir um prato diferente.

Publicidade

Ingredientes

Tomate: 4 unidades;
Carne moída: 450 gramas;
Cebola: 1 unidade, picada;
Azeite extravirgem: 1 colher (sopa);
Sal: a gosto;
Tempero pronto em pó: 1 pacote;
Pimenta preta: a gosto;
Sour cream (aprenda a fazer no vídeo abaixo): ½ xícara;
Alface: ½ xícara, fatiada;
Queijo cheddar: ⅔ de xícara.

Modo de preparo

Publicidade
  1. Leve ao fogo uma frigideira com um pouco de óleo e coloque a cebola para dourar.
  2. Acrescente a carne moída, o tempero pronto, sal e pimenta, misturando bem. Quando a carne estiver bem refogada, escorra e reserve.
  3. Lave bem os tomates, vire-os de cabeça para baixo e corte em seis gomos, mantendo a base presa para que os gomos não se soltem.
  4. Então é só montar, recheando os tomates com um pouco de carne, queijo, alface e creme. Estão prontos os tacos mexicanos no tomate.

Aprenda a fazer o sour cream, ou creme azedo, no vídeo abaixo:

chá de limão e mel

Chá de limão e mel: conheça os benefícios e como fazer

marinada para frango

Como fazer marinada para frango e deixar a carne mais gostosa e macia