substituir o arroz
Crédito: Freepik
em

Como substituir o arroz nas refeições e inovar o cardápio

Mesmo sem fazer dieta, conheça as opções para variar o cardápio e ter um prato diferente e delicioso a cada dia.

O arroz é um dos cereais mais consumidos pelos brasileiros. Além de fazer a dupla imbatível com o feijão, ele é o prato perfeito para acompanhar quase tudo: carnes, saladas, ovos ou mesmo para ser o principal em risotos e receitas típicas. Mas se já enjoou dele e quer novas ideias no cardápio, vai adorar essas opções para substituir o arroz.

6 Substitutos do arroz

Mesmo que você dê preferência para o arroz integral, que possui mais fibras, vitaminas e minerais do que o branco, ainda assim ele pode ser cansativo para comer todos os dias. Então se quer ter opções diferentes para incluir nas refeições, mas que sejam muito saudáveis, veja ideias ótimas para você.

1. Arroz de couve-flor

substituir arroz com couve-flor
Crédito: Blog da Mimis

Já ouviu falar do arroz de couve-flor? Ele é muito fácil de fazer e é um ótimo substituto do arroz. Só vai precisar triturar a couve, depois refogá-la com cebola, azeite e outros temperos que gostar. Além de muito saudável e low carb, é mais rápido de preparar.

2. Amaranto

Parecido com a quinoa, o amaranto é um grão que também pode ser cozido, da mesma forma que faz com o arroz. Ele é rica fonte de proteína, fibras, potássio, cálcio e magnésio. Vale a pena experimentar.

3. Cevada

substituir arroz com cevada
Crédito: Xícara de Chá

Se você só ouviu falar da cevada como ingrediente da cerveja, não sabe o que está perdendo. Ela é um grão gostoso e saudável que pode substituir o arroz e pode inclusive incluir no café da manhã e nos lanches. O cozimento é simples e depois é só adicionar os temperos que gostar.

4. Triguilho

O triguilho é um cereal integral que se usa para fazer o quibe, aquele quitute árabe. Ele deve ser hidratado e pode servir especialmente misturado com muitos vegetais crus ou cozidos. Embora não seja o mais pobre em carboidratos, ajuda a saciar sem comer muito e é rico em proteínas e fibras.

5. Cuscuz

substituir arroz com cuscuz
Crédito: Aqui na Cozinha

É muito fácil e rápido de fazer cuscuz e ele possui valores nutricionais bem parecidos com os dos arroz. Você pode fazer pratos típicos com ele, adicionar em saladas cruas ou refogados de vegetais e também fica ótimo com carnes.

6. Quinoa

A quinoa fornece proteínas, fibras e ferro ao organismo. Você pode fazê-la cozida e servir como o arroz, seja pura ou em risoto. Também pode adicionar às saladas e vegetais refogados que fica uma delícia. Confira no vídeo como prepará-la:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

benefícios do chá de erva-doce

10 Benefícios do chá de erva-doce e como preparar

sonhar com queda de aviao

O que significa sonhar com queda de avião