como fazer quibe cru
Crédito: Pixabay
em

Receita típica de quibe cru para você arrasar em um jantar árabe

Pensando em um prato diferente para servir em um jantar? Fica aqui a sugestão do quibe cru, tradicional do oriente.

O quibe é uma iguaria tradicional da culinária árabe. É possível que você conheça a versão frita ou assada, mas também existe o quibe cru. Então, se estiver pensando em fazer uma noite típica diferente para seus convidados, veja a seguir a receita de quibe cru, sugestões de acompanhamentos e mais dicas.

Como fazer quibe cru

Para fazer o quibe cru, escolha uma carne bem macia, sem gordura e muito fresca, moída na hora. Também é importante fazer o prato no mesmo dia, se possível logo nas primeiras horas em que for cortada a carne.

Ingredientes

  • Farinha para quibe: 250 gramas;
  • Carne bovina de patinho moído: 700 gramas;
  • Pimenta síria: 1 colher de chá;
  • Azeite extravirgem: meia xícara;
  • Água gelada: três quartos de xícara;
  • Cebola grande picada: 1 unidade;
  • Sal: a gosto;
  • Hortelã fresca: 1 maço.

Modo de preparo

1. Comece colocando a farinha para quibe em um recipiente e lave-a, como faz com o arroz, para remover a água branca que vai soltar.

2. Depois cubra com água limpa, dois dedos acima da farinha, e deixe de molho.

3. Pique a cebola e a hortelã.

4. Quando perceber que a farinha hidratou e cresceu um pouco, escorra a água em uma peneira para que não fique água sobrando.

5. Em uma tigela, coloque a carne moída, a farinha para quibe hidratada, a cebola e a hortelã e misture.

6. Coloque os temperos e o azeite e misture outra vez.

7. Ao final coloque a água gelada e misture muito bem até ficar totalmente homogêneo.

8. Transfira para outra tigela onde irá servir. Arrume a carne para ficar bem apresentável na tigela e se quiser pode fazer marcas em forma de losango com a ajuda de um palito de churrasco. Regue com mais um pouco de azeite por cima, decore com folhinhas de hortelã e sirva com pão sírio.

Dica 1: Caso não vá servir na hora, coloque uma tampa que fique bem fechada e guarde na geladeira, mas é melhor que não demore muito para servir por causa da carne crua. É comum que se deixar na geladeira a carne escureça um pouco, mas não vai estar estragada em poucas horas.

Dica 2: Se desejar, depois que fizer o primeiro teste, pode incluir outros temperos e especiarias a gosto para fazer a sua versão do prato.

Os melhores acompanhamentos

Tradicionalmente o quibe cru é servido com o pão árabe ou pão sírio, aquela massa bem fininha típica do oriente. É o tipo de prato que cada um pega um pouquinho e vai comendo devagar, como petisco. Além do pão típico, também fica muito bom com outros tipos de pães e torradas que você goste.

Como a forma de servir é uma questão de gosto, nada impede de comer o quibe cru sem nenhum acompanhamento ou apenas com saladas variadas ou legumes refogados.

Quibe cru engorda?

As receitas do quibe cru podem variar, mas em média 100 gramas da iguaria contém cerca de 140 calorias. Porém, deve-se considerar que todos os ingredientes são saudáveis, por isso não são só as calorias que contam.

Em comparação com as outras versões, frito ou assado, o quibe cru é menos calórico. Então, o quibe cru não necessariamente engorda se você comer com moderação.

Como congelar quibe cru?

O quibe que for feito para comer cru deve ser servido na hora ou no máximo algumas horas depois de preparado. Não deve-se congelar para depois comer cru. Você pode congelar o quibe cru se for assar ou fritar depois, levando direto à frigideira ou ao forno assim que tirar do freezer, sem deixar descongelar.

Para que a sua noite típica fique completa, o pão árabe também pode ser caseiro. Veja a receita no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
derreter goiabada

Como derreter goiabada? Tenha um doce mais cremoso para saborear

sequilho de doce de leite

Receita fácil e deliciosa de sequilho de doce de leite