em

Como fazer sorvete de chocolate em casa: 12 receitas

Nunca mais compre sorvete sabor chocolate. Aprenda receitas para saborear o ano inteiro e gastando pouco
sorvete de chocolate
Crédito: Pixabay

Não importa se é inverno ou verão, sorvete é sempre bom. Se você tem paixão por essa sobremesa, mas prefere não ficar comprando para economizar, a melhor solução não é deixar de comer, e sim, fazer sorvete caseiro. Veja deliciosas receitas de sorvete de chocolate e escolha pelo menos uma para esse fim de semana.

Receitas de sorvete de chocolate caseiro

O sorvete de chocolate pode ser puro, misturado com outros sabores, com leite condensado e creme de leite ou em versões menos calóricas e mais saudáveis. Algumas receitas ficam bem consistentes e outras mais cremosas, dependendo dos ingredientes espessantes que utilizar, veja só:

1. Receita simples

receita de sorvete de chocolate simples
Crédito: Tudo Gostoso

São apenas três ingredientes para essa receita, incluindo leite condensado, mas não fica exageradamente doce porque o chocolate utilizado é meio amargo. Se preferir pode usar amargo mesmo, sem açúcar. O terceiro ingrediente é o leite quente, que serve para derreter o chocolate. Depois de bater tudo junto, basta levar para o congelador e aguardar solidificar.

2. Sem leite condensado

sorvete de chocolate sem leite condensado
Crédito: Malas e Panelas

As receitas básicas de sorvetes caseiros costumam levar leite condensado, pois ele ajuda muito na consistência, mas não é regra. Para fazer essa receita, por exemplo, você vai usar leite, açúcar, amido de milho, cacau em pó, chocolate meio amargo em barra e creme de leite fresco.

3. Sorvete tipo mousse

sorvete de chocolate tipo mousse
Crédito: Receitas de Minuto

O que faz essa receita ser tipo mousse é a clara de ovo que é preparada em neve e deixa o sorvete com aquela leveza da mousse. Essa receita, além das claras, é feita com açúcar, chocolate meio amargo e creme de leite.

4. Dois chocolates

sorvete de dois chocolates
Crédito: Cozinha Legal

Essa é outra receita que dispensa o leite condensado. Mas você vai precisar de gemas, chocolate meio amargo em barra, chocolate em pó, açúcar, leite, creme de leite e a dica especial é colocar um toque de essência de baunilha.

5. Tipo gelato

sorvete de chocolate tipo gelato
Crédito: La Cucinetta

Quer preparar um sorvete caseiro mais “gourmet”? Então o gelato é a escolha certa. Essa receita leva um chocolate meio amargo de alta qualidade, como da marca Callebaut, além de gemas, açúcar orgânico, creme de leite fresco, leite integral, essência de baunilha e o ingrediente secreto, uma pitada de sal, para manter a cremosidade sem aqueles cristais de gelo que deixam o sorvete caseiro aguado.

6. Banana e chocolate

sorvete de chocolate e banana
Crédito: Gordelícias

Geralmente as receitas de sorvete caseiro que utilizam banana são fit, pois a função da fruta é agregar consistência. Mas nessa receita não é o caso. A banana serve para juntar sabor mesmo e a receita também leva leite condensado, leite integral, chocolate em pó e essência de baunilha.

7. Doce de leite com chocolate

sorvete de chocolate e doce de leite
Crédito: Andréa Quitutes

Para essa receita bem doce, misture um pote de doce de leite bem cremoso e consistente com leite integral, chocolate em pó, creme de leite e emulsificante para dar a consistência tradicional de sorvete. Perfeito para quem está precisando adoçar até a alma.

8. Receita vegana

sorvete de chocolate vegano
Crédito: Tempero Alternativo

Para adaptar as receitas de sorvete fazendo essa versão vegana é simples, pois quem é vegano já tem esses ingredientes em casa. Vai precisar de leite de coco, óleo de coco, extrato de baunilha, açúcar demerara, chocolate 70% cacau e uma pitadinha de sal.

9. Sorvete vegano com batata-doce

sorvete de chocolate e batata-doce
Crédito: Panelinha Saudável

A ideia da batata-doce é deixar o sorvete mais cremoso e também contribui com sua parcela de açúcar natural para que toda a família possa comer à vontade. Além da batata, essa versão leva leite de coco, chocolate meio amargo sem leite, essência de baunilha e um pouco de sal.

10. Sorvete saudável com biomassa de banana verde

sorvete de chocolate e biomassa
Crédito: Mel e Pimenta

A biomassa de banana verde é muito utilizada por quem segue um estilo de vida saudável como base para diversas receitas. Ela tem um sabor suave, ideal para não se sobressair nas receitas, pois sua função principal é agregar consistência aos preparados. Nessa receita também se usa leite integral, ameixas secas, cacau em pó, extrato de baunilha, melado e chocolate meio amargo.

11. Café com chocolate

sorvete de chocolate e café
Crédito: Monta Encanta

Gosta de café gelado? Então vai amar essa receita de sorvete que leva leite fresco gelado, chocolate meio amargo, chocolate em pó, leite condensado e café preparado bem forte. Para fazer a calda caseira use apenas uma barra de chocolate ao leite derretida em leite quente.

12. Com leite em pó e chocolate

sorvete de chocolate e ninho
Crédito: Segredos da Tia Emília

Aos amantes de leite em pó, essa receita não vai passar despercebida. Escolha um leite de boa qualidade, já que é uma receita especial, pois o sabor que ele deixa faz toda a diferença. A receita também é feita com creme de leite, ovo, achocolatado e leite integral fresco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
margarina faz mal
Margarina faz mal: sim ou não? Saiba de uma vez por todas
economizar água
Como economizar água: 13 dicas para um consumo consciente