Sonhos lúcidos
Crédito: Freepik

Sonhos lúcidos: o que são e como acontecem?

Já pensou ser capaz de perceber que está sonhando e começar a brincar com seu sonho?

Publicidade

Já aconteceu de você estar sonhando e, dentro do sonho, ter consciência de que é um sonho? Esses fenômenos são chamados de sonhos lúcidos, e são muito interessantes.

O mais comum é que o sonho seja interrompido no exato momento em que você se dá conta de que está sonhando.

Mas, muitas pessoas conseguem conduzir o sonho por mais tempo. Isso significa que é possível praticar os sonhos lúcidos até que seja capaz de ficar sonhando e consciente do sonho ao mesmo tempo.

O significado de 5 sonhos que pessoas ansiosas sempre têm

Publicidade

Como acontecem os sonhos lúcidos?

Parece um superpoder, principalmente quando a pessoa está tão lúcida do sonho que tem a capacidade de conduzir os acontecimentos desse sonho. É uma oportunidade de fazer coisas que não podemos na realidade, como voar, por exemplo.

De acordo com Sérgio Arthuro Mota-Rolim, neurocientista e pesquisador do Instituto do Cérebro da UFRN, para o UOL Viva Bem, “quando as pessoas veem uma coisa que é impossível de acontecer, como voar, elas se questionam porque está ocorrendo aquilo e têm consciência de que estão sonhando. Essa autoconsciência, ou metacognição, é como se fosse o início da lucidez”.

Os sonhos lúcidos têm outra diferença dos sonhos normais: a percepção do tempo. Nos sonhos normais, podemos ter a impressão de que o sonho durou muito mais tempo do que realmente durou.

Mas, nos sonhos lúcidos, as pessoas têm consciência do tempo no mundo real, pois seu cérebro está conectado no sonho e na realidade ao mesmo tempo. A prova disso foi dada pelo psicólogo Stephen LaBerge, da Universidade de Stanford, que usou uma polissonografia (exame que registra variações fisiológicas durante o sono) para testar pessoas que tinham sonhos lúcidos.

Publicidade

Embora as pessoas estivessem com todos os músculos do corpo relaxados e sem poder falar, podiam se comunicar com o pesquisador através do movimento dos olhos na fase REM do sono.

O psicólogo pediu que elas fizessem cinco movimentos com os olhos, contassem dez segundos e repetissem os movimentos, caso estivessem tendo sonhos lúcidos. Foi assim que ele descobriu que a duração dos segundos era parecida com a do relógio.

Como lembrar dos sonhos? Aprenda 4 dicas infalíveis

Sonhos lúcidos são diferentes de sonhos vívidos

Não confunda as duas coisas. Os sonhos lúcidos são aqueles em que temos a consciência de que estamos dentro de um sonho, podendo interagir com ele ou não.

Publicidade

Já os sonhos vívidos são aqueles que, depois de acordar, você sente que foram reais, devido às cores, formas, profundidade e diálogos tão nítidos.

Deve ser possível juntar as duas coisas, e isso seria como ter uma experiência num universo paralelo, talvez.

Como treinar a mente para ter sonhos lúcidos?

Se você ficou com curiosidade de saber como é ter um sonho lúcido, saiba que é possível treinar a mente para isso.

Publicidade

Antes de tudo, tenha paciência e seja persistente, pois, mesmo com as dicas que verá a seguir, pode demorar para começar a ter sonhos lúcidos.

Programe o despertador

Coloque seu despertador para te acordar meia ou uma hora antes do horário de costume. Assim, você vai acordar na fase REM do sono, que é quando os sonhos lúcidos acontecem.

Nesse momento, apenas desligue o despertador, mas não faça movimentos bruscos nem abra os olhos para continuar se lembrando do sonho.

Publicidade

Mantenha-se concentrado no sonho até adormecer de novo e continuar sonhando. Assim, a probabilidade de estar lúcido é maior.

Aproveite e veja: Sonhos eróticos são normais e podem ter diferentes significados

Faça um diário de sonhos

A ideia do diário de sonhos é anotar tudo o que você sonhou, logo ao acordar, pois escrever ajuda a se lembrar do que sonhou, cada vez mais.

Publicidade

Além disso, antes de dormir, pense muito no que você deseja sonhar, pois a imaginação facilita o sonho lúcido.

Veja também: Sonhos premonitórios existem?

Artigo com informações de UOL Viva Bem

PODE GOSTAR TAMBÉM