em

Sentindo-se sozinho? Veja algumas dicas para lidar com isso

Veja a opinião de um profissional para lidar com a sensação de solidão.
por que você se sente sozinho

Muitas pessoas se consideram sozinhas. De repente isso está acontecendo com você. Se separou, ficou viúvo, os filhos saíram de casa, nunca casou ou não tem amigos. Essas são apenas algumas das possibilidades.

Mais do que isso, o sentimento de solidão pode acontecer inclusive quando se está no meio de muitas outras pessoas, por não se sentir uma conexão com elas. Seja de uma forma ou de outra, a solidão pode se tornar uma grande fonte de sofrimento quando não se sabe o que fazer com ela.

Então, como lidar com isso?

Vamos explorar aqui algumas ideias para caso você esteja passando por um momento desses na sua vida.

Em primeiro lugar, considere o seu momento de solidão como uma oportunidade de conexão com você mesmo. A solidão pode ser boa. De fato, ela é até necessária de vez em quando. Por isso, o primeiro passo é aprender a apreciá-la.

É o momento de você se conectar com o seu centro. Com quem você realmente é. É uma oportunidade de refletir e de se conhecer melhor. De verificar o que é importante para você e observar o que antes você não enxergava sobre a vida. Lembre-se que antes de tudo você precisa estar bem consigo mesmo. Só então você se abre e se relaciona com o mundo de forma mais proveitosa.

Abrace a independência

Também evite se tornar dependente da existência de outros para ser feliz. Saiba que você pode se sentir feliz sozinho. Eventualmente pais vão embora, filhos vão embora e amigos vão embora. Por isso evite fazer a sua felicidade dependente da existência de outros na sua vida. No final das contas tudo que você têm é a si mesmo.

Também não quer dizer que você deve se isolar. Claro que não. A vida social é importante e benéfica. O ponto é que não deve ser a base. A base é você. E você deve aprender a se gostar e estar bem consigo mesmo, independente da existência de outros a sua volta. Ou seja, adote uma atitude mais positiva frente a situação.

aprenda a gostar de estar com você

Interação social

Uma vez essa base estabelecida você pode passar a procurar formas para de fato ter mais interação social. Afinal, nós seres humanos somos seres sociais e aí as dicas são inúmeras. Comece a praticar uma atividade nova.

Lembro que esses tempos voltei a jogar tênis depois de muitos anos. Simplesmente liguei para um professor, marquei umas aulas e fui jogar com ele. Logo ele montou jogos com outras pessoas que jogavam no mesmo nível que eu e passei a conhecer essas novas pessoas a ponto de trocar telefone para marcar jogos diretamente.

Um dia também me convidaram para um churrasco. Na época, eu estava com muitas outras coisas em andamento e acabei não podendo aproveitar tanto quanto poderia dessas novas amizades, mas serve para mostrar como esse tipo de coisa pode ajudar.

Mexa-se!

Começar um esporte é uma ideia. Mas realmente pode ser qualquer outra atividade. Por exemplo, entrar numa aula de pintura ou de yoga, criar um negócio e ir trabalhar interagindo com clientes e fornecedores, entrar num grupo de corrida, grupos de discussão, filiar-se a um partido político e começar a participar de seus eventos, entrar num clube, começar a trabalhar numa ONG ou em atividades sociais de uma Igreja para ajudar pessoas mais carentes.

Escolha uma causa para lutar. Por exemplo, se você gosta de animais entre num grupo de defesa de animais. Certamente daí vai conhecer muita gente.

Se você tiver família, procure mais a família. Visite parentes com quem não se encontrava a tempos. Ou mesmo amigos de tempos atrás. Use ferramentas como Facebook para encontrá-los e marcar um encontro.

aproveite seu tempo

Se você está em busca de um relacionamento amoroso hoje em dia também existem muitos aplicativos nessa área para ajudá-lo. Até mesmo empresas especializadas nisso.

Organize um encontro na sua casa e chame velhos amigos, ex-colegas. Ou faça um encontro temático para debater sobre um assunto em específico (um livro ou uma ideia por exemplo) e convide gente interessada no tema.

Faça uma viagem do tipo excursão onde você poderá interagir com as mesmas pessoas por vários dias seguidos.

Inscreva-se num curso de algo que você queira aprender e tenha outros alunos para você interagir. Muita gente decide fazer cursos de especialização na Universidade depois de idade avançada.

Você quem manda

Enfim, você pegou a ideia. Inúmeras formas de buscar convívio social existem. Escolha a que você gostar mais e vá em frente. Basta querer e ir atrás que você irá encontrar.

Mas lembre-se que o mais importante é aprender a conviver consigo mesmo, se sentindo bem dessa forma e menos dependente de circunstâncias externas para sua felicidade.


Juan O’KeeffePor Juan O’Keeffe
www.evolucaopessoal.com.br

Empreendedor, mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS e escreve sobre desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

3 Receitas de salada de tabule
Existe um tipo de treino físico que pode reduzir a fome