infarto sozinho
Crédito: Freepik

Como sobreviver a um infarto sozinho

Saiba como identificar e conseguir esperar pelo socorro em caso de ataque do coração

Publicidade

O infarto pode acontecer a qualquer momento, inclusive quando se está sozinho, sem ninguém para socorrer. Como agir em uma situação como essa? Veja algumas estratégias que podem ajudar seu corpo a segurar um pouco mais, até a chegada da ambulância.

De acordo com o Ministério da Saúde, o infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é “a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa”. É uma doença que atinge principalmente homens, mas também mulheres.

Entre as principais causas estão o vício em cigarros e colesterol elevado, que podem estimular a formação de placas de gordura. Além disso, também são causas possíveis a “hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes”. Aliás, as pessoas que sofrem com diabetes têm até o risco aumentado em até 4 vezes. Veja quais são os sintomas.

Sintomas do ataque cardíaco

Você acha que tudo começa com a dor no peito, não é? Pois saiba que somente 43% das mulheres sentem dor no peito durante um infarto, muitas não sentem nenhuma dor. Então, como identificar? Para muitas mulheres, os principais sintomas são fadiga e falta de ar fora do comum, como se tivesse terminado a maratona. Dor abdominal também é possível.

Publicidade

Para os homens, normalmente é a dor insuportável no peito e dormência no braço esquerdo. Além disso, ela pode se irradiar para outras áreas, como as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito. Pode ter também uma sensação de peso ou aperto e até queimação. Ambos podem também apresentar sintomas como indigestão, azia, vômito e palidez.

Como reagir a um infarto

Ao ter um ataque cardíaco, normalmente o paciente conta com o apoio de outras pessoas para conseguir pedir socorro. Mas no caso de um infarto sozinho não pode se apoiar nisso, precisando de medidas mais objetivas. Tranquilidade é a chave. Se acalmar e tentar respirar é fundamental, pois você teria somente 10 segundos para perder a consciência, em caso de pânico.

O médico Drauzio Varella dá algumas dicas de como agir em caso infarto. Alguns são possíveis de se fazer sozinho, enquanto a emergência não chega. Claro que a primeira coisa a se fazer é ligar para o SAMU 192. Enquanto se acalma, siga as instruções do técnico da linha e lembre-se da lista abaixo:

  • Acalme-se: foque na respiração e em passar os dados para o SAMU, como seu endereço e nome;
  • Não faça esforço físico: somente deixe a porta destrancada e tome o medicamento indicado, ficando sentado ou deitado, de acordo com a recomendação do técnico do SAMU;
  • Afrouxe as roupas: abra a camisa, desabotoe a calça e solte o cinto;
  • Ingira 2 comprimidos de AAS: se não tiver alergia, coloque 2 comprimidos de AAS na boca, mastigue e engula. Isso vai evitar a formação de novos trombos;
  • Não beber álcool ou calmantes: nada de álcool ou calmantes, que podem atrapalhar o socorro.

Se alimente bem, faça atividades físicas e, pelo menos uma vez por semana, separe um tempo só para você, para seus hobbies. Cuide de você, para não ter que cuidar do seu coração. Assista ao vídeo do dr. Drauzio sobre infarto.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM