sobrenomes mais comuns do Brasil
Crédito: Pexels

Os 20 sobrenomes mais comuns no Brasil

Descubra se o nome da sua família é muito comum e de onde ele veio

Publicidade

João da Silva. Não teria como ser mais genérico, certo? Certíssimo! O sobrenome Silva é o mais popular do Brasil, sendo 5.073.774 Silvas espalhados em todas as regiões do país. E além desse, quais são os sobrenomes mais comuns? Veja uma lista com os nomes de família mais usados no país.

20 Sobrenomes mais comuns no Brasil

os sobrenomes mais comuns
Crédito: Unsplash

Veja agora a lista, do mais comum para o menos comum, de sobrenomes utilizados no Brasil e veja se o seu está aí no meio.

1. Silva

Ele não é apenas o mais usado no Brasil, mas é também em Portugal, país de origem de grande parte dos sobrenomes locais, dada a colonização. Um total de 5.073.774 pessoas têm esse sobrenome.

São mais de 5 milhões de pessoas, sem contar o mais um milhão que se chama “da Silva”. Sua raiz tem origem geográfica – toponímica – que significa selva, floresta, sendo oriunda do latim.

Publicidade

Os portugueses absorveram o sobrenome dos romanos, trazendo para o Brasil, porém sua densidade aumentou com a libertação dos escravos.

2. Santos

Outro sobrenome comum, com 3.981.191 pessoas batizadas sob esse nome, que também tem origem portuguesa. Esse número não conta os quase 800 mil “dos Santos”.

É derivado do latim sanctus, podendo ter duas origens. As pessoas nascidas no dia de todos os santos, 1º de novembro, recebiam esse sobrenome. Assim como as famílias que eram originárias da Sierra de los Santos, ao sul da Espanha, também.

3. Oliveira

Não é a toa que Oliveira é um dos sobrenomes mais comuns no país. Ele teve várias origens, sempre remetendo à árvore cujos frutos são as azeitonas. São 3.738.469 pessoas com esse sobrenome no Brasil.

Publicidade

Normalmente, famílias produtoras de oliveiras levavam esse sobrenome, bastante comum em Portugal também. Outra origem do sobrenome é dos judeus que fugiram da Espanha, antes de 1500, e tiveram que mudar seu nome para sobreviver.

Além dos mais de 3 milhões de pessoas com o sobrenome Oliveira, a variante “de Oliveira” soma mais meio milhão.

4. Souza

Talvez esse seja um dos sobrenomes com maior variância na sua escrita, sendo que A versão com “z” soma 2.630.114 pessoas. São 830 mil “Sousa” e mais 450 mil “de Souza”.

Publicidade

Sua origem é também da língua latina que veio sofrendo alterações ao longo do tempo, passando de sua primordial para Sausa e em seguida para Sousa, sendo grafado com “z” no país.

5. Rodrigues

De origem Portuguesa, são 2.399.459 Rodrigues no Brasil. Seu significado é “filho de Rodrigo”, pois no latim, o sufixo “es” representa filiação.

Há a versão da Espanha também, com o final “ez”, sendo muito comum em países de origem hispânica. Rodriguez é o 9º sobrenome mais comum nos Estados Unidos, comprovando o crescimento da comunidade em todo o mundo.

Publicidade

6. Ferreira

Também com origem toponímica, 2.365.562 pessoas têm esse sobrenome. As famílias que levavam o sobrenome Ferreira eram oriundas de locais onde tinha uma maior quantidade do minério de ferro.

Também remetendo às famílias que possuíam oficinas, teve diversas variantes, como a família Ferrara, de origem italiana.

7. Alves

Novamente, outro nome terminado em “es”, que significa “filho de”. Sua origem retorna à filiação de Álvaro, sendo assim patronímico. O Brasil tem 2.264.282 pessoas com esse sobrenome.

Publicidade

Tem também uma vertente de interpretação que remonta ao que cuida e protege, sábio e cuidadoso.

8. Pereira

Sua origem se dá devido ao pagamento de serviços prestados ao conde de Portucale, que ofertou terras como compensação financeira.

Nessas terras, haviam plantações de palmeiras e pereiras, sendo o segundo, o que prevaleceu como nome da família. Um total de 2.251.864 pessoas brasileiras têm esse sobrenome.

Publicidade

9. Lima

Este sobrenome nada tem a ver com a capital latino-americana do Peru, tendo sua origem, na realidade, na Espanha. Um total de 2.020.288 pessoas têm esse sobrenome no Brasil.

Ele foi dado à ilustre família que morava às margens do rio Lima, com nascedouro no Sul da Espanha e que desaguava em Portugal.

10. Gomes

Observa-se novamente o sufixo “es” em um nome de família, demonstrando o patronímico, muito comum na idade das trevas, quando o nome do pai poderia ter derivativos e formar uma nova família.

Publicidade

Tendo origem em Portugal e na Espanha, vem de Gomoarius, sendo encontrado também como Gomez, Gomiz, Guemes e outras formas. São 1.697.130 pessoas no Brasil com esse sobrenome.

11. Costa

Nem toda pessoa com sobrenome Costa é parente, sabia? Ele tem diversas origens distintas, de localidades diferentes, podendo ser proveniente de qualquer uma das famílias nessas situações:

  • Pessoas que viviam nas costas do mar, ou seja, no litoral e perto da praia, eram chamadas de Costa;
  • Outros podem ser derivativas de Nicolau Kosta, um renomado oficial da Grécia, que posteriormente se tornou nobre em Portugal;
  • Existe também a região de Quinta da Costa, em Portugal, localizada em Guimarães, que pode ter dado origem ao sobrenome.

São 1.690.898 de Costas no Brasil.

12. Ribeiro

Como o próprio sobrenome aponta, sua origem é latina e é oriunda da palavra ripariu, ou rio pequeno, sendo assim de origem toponímica.

Publicidade

Vindo de Portugal, ele foi bastante utilizado no Brasil por indígenas e descendentes de africanos libertos. Atualmente são 1.594.896 de pessoas com esse sobrenome.

13. Martins

Também é oriundo de nomes de patriarcas, no caso Martinho ou Martim, cujo final em “s” demonstra a consanguinidade. Um total de 1.499.595 pessoas têm esse sobrenome no Brasil.

Normalmente, os patriarcas cujos nomes eram escolhidos para se tornar o sobrenome da família eram pessoas de renome, guerreiros ou nobres, cuja ascendência poderiam garantir mais acesso e riqueza.

Publicidade

14. Carvalho

Com origem em Portugal, o sobrenome nasceu em Coimbra, em uma vila de mesmo nome, sendo adotado por um morador ilustre, Gomes de Carvalho, no século XIII.

Dessa forma, seu nome se propagou por Portugal, chegando ao Brasil dada a colonização, perdendo o seu laço de origem. Hoje são 1.372.398 de brasileiros que têm esse sobrenome.

15. Almeida

Outro sobrenome de origem toponímica, Almeida significa planalto ou solo plano, tendo sua grafia origem árabe.

Publicidade

O Almeida mais antigo registrado é o João Fernandes de Almeida, que fundou uma cidade com esse nome em Portugal, trazendo posteriormente ao Brasil, onde há hoje 1.312.266 pessoas com esse sobrenome.

16. Lopes

Lopes é um derivativo de lobo em latim – lupu – tendo origem tanto em Portugal, quanto na Espanha, sendo o mais utilizado em Cabo Verde, na África.

Judeus que tiveram que migrar também adotaram esse sobrenome, por volta de 1497, sendo utilizado também pelo índios no Brasil. Atualmente são 1.247.269 Lopes no Brasil.

Publicidade

17. Soares

Também um nome oriundo do patriarca da família, Soares é quem descende de Soeiro, um nome próprio de alguma figura ilustre na época.

Ele é um dos sobrenomes mais comuns no Brasil, onde há 1.233.230 pessoas com esse sobrenome, mas é no Timor Leste que ele realmente domina, sendo o principal sobrenome lá.

18. Fernandes

Assim como o anterior, deriva do nome do patriarca, nesse caso Fernando, podendo ter variações como Fernandici, Fernandiz, Fernandez e outros.

Publicidade

Sua origem no Brasil é proveniente de famílias de Portugal, Espanha e outros, sendo utilizado pelos índios e escravos cristianizados. 1.228.428 pessoas têm esse sobrenome no Brasil.

19. Barbosa

Tendo origem nas vastas plantações de barba de velho, com poderes medicinais. Essa família é muito antiga, dando inclusive nome à região.

A primeira pessoa registrada com o sobrenome Barbosa foi Dom Sancho Nunes de Barbosa, no ano de 1130. Hoje são 1.061.913 pessoas de Barbosas no país.

Publicidade

20. Vieira

A vieira é um molusco muito apreciado na culinária, que tem em seu interior uma carne suave, de tom claro, envolta em conchas.

Haviam duas famílias principais em Portugal, os Vieira do Minho e  os Vieira de Leiria. Também se tem referência de sua origem na cidade de Santiago de Compostela, em homenagem ao seu patrono. No Brasil 1.095.381 pessoas têm esse sobrenome.

PODE GOSTAR TAMBÉM