em

Como salvar uma frigideira de ferro fundido

Acompanhe a história de Kat Kinsman, que lutou para recuperar essa frigideira quase sem jeito

https://www.dicasonline.com/wp-content/uploads/como-salvar-uma-frigideira-de-ferro-fundido-primeira-lavagem.jpg
Crédito: Kat Kinsman

Se você já teve uma panela de ferro, sabe o quão complicado e detalhado é de mantê-la limpa e conservada. Kat Kinsman é uma americana que precisava salvar uma frigideira de ferro fundido. Acompanhe toda a sua jornada e aprenda, para se um dia precisar fazer também.

4 Passos para salvar uma frigideira de ferro fundido

Kat diz que sentiu quase que como uma missão de vida: ela precisava salvar aquela frigideira de ferro fundido. E aí começou a jornada. Primeiro ela lavou-a e, então, analisou a situação. Ainda estava inutilizável, por isso ela resolveu publicar algumas fotos nas redes sociais e pedir ajuda aos amigos.

As respostas foram mais animadas do que ela esperava. Tinha de tudo, desde “jogue numa fritadeira”, “coloque numa fogueira”, “use o método de eletrólise” e “use uma broca e uma escova de arame”. Acompanhe por onde ela começou.

1. Esfregar

como salvar uma frigideira de ferro fundido primeira lavagem
Crédito: Kat Kinsman

A primeira coisa que Kat fez foi esfregar a panela suja. Ela usou uma esponja de lã de aço, sal, bicarbonato de sódio. Fez movimentos circulares, linhas retas e muito esforço. A situação melhorou muito pouco, então ela decidiu que era tempo para levar ao fogo.

2. Altas temperaturas

como salvar uma frigideira de ferro fundido altas temperaturas
Crédito: Kat Kinsman

Um amigo que entendia o suficiente do assunto disse à Kat para colocar a frigideira de ferro fundido no forno, com a função auto-limpante ligada. E ela fez. Ligou também um ventilador alto para dispersar a fumaça que tomava conta da cozinha e deixou a temperatura fazer seu trabalho.

3. Voltar a esfregar

como salvar uma frigideira de ferro fundido voltar a esfregar
Crédito: Kat Kinsman

Depois de fria e ainda cheia de cinzas e sujeira, ela teve que voltar a esfregar. Mais uma vez, entraram em cena o bicarbonato de sódio, o sal e, agora, pequenas doses de vinagre. Kat estava usando papel toalha para tirar o excesso de detritos e observou que eles estavam saindo cada vez menos sujos. A fuligem foi se transformando em ferrugem vermelha, que depois se transformou em quase nada.

4. Hora da temperagem

como salvar uma frigideira de ferro fundido temperagem
Crédito: Kat Kinsman

Para salvar sua frigideira de ferro, Kat agora precisava usar mais calor. Sob os conselhos do mesmo amigo do forno, ela ia passando uma fina e uniforme camada de óleo de linhaça na superfície da frigideira, enquanto a mesma esquentava até mais de 260ºC.

Ela repetiu esse processo de colocar no forno, tirar, espalhar óleo e esquentar mais por volta de cinco vezes. Kat diz que o metal estava mais ressacado em certas partes e menos em outras, então foi dosando conforme percebia que ainda estava absorvendo o óleo.

Depois de todo esse processo, a superfície ficou dura e quase vítrea. Foi quando ela percebeu que não precisava mais fazer nada. Kat se sentiu vitoriosa e satisfeita de não ter desistido no meio do caminho. Algumas vezes, só é preciso persistir, mesmo que em pequenas coisas, para ficar mais feliz.

Frigideira de ferro fundido

Saiba mais sobre as panelas de ferro no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

vitaminas para dores nas articulações

Melhores vitaminas para dores nas articulações

truques para acelerar a perda de peso

8 Truques para acelerar a perda de peso