siriguela
Crédito: Wikimedia Commons

Siriguela: conheça os benefícios dessa fruta para a saúde

Essa planta é bem comum no Brasil, faz bem à saúde e pode ser consumida de várias formas, veja como

Publicidade

A fruta siriguela também é chamada de seriguela ou ciriguela, todos nomes populares. A árvore que dá as pequenas frutinhas amareladas e doces tem o nome científico de Spondias purpurea e é originária da América Central e do Sul, por isso é bastante consumida em vários estados do Brasil. Além de saborosas, as frutas oferecem benefícios à saúde e diferentes formas de consumo, veja quais são.

Benefícios para a saúde

Os benefícios da siriguela para a saúde abrangem cuidados com várias partes do corpo, veja só:

1. Melhora o funcionamento intestinal

As frutas são ricas em fibras que atuam no organismo auxiliando no metabolismo dos alimentos enquanto estão passando do estômago para o intestino. Nessa fruta há uma boa quantidade de fibras que ajudam nesse processo, fortalecendo o sistema imunológico, ajudando a desintoxicar o organismo e a prevenir a prisão de ventre.

2. Dá mais energia e disposição

Incluir alimentos frescos e orgânicos na rotina alimentar é essencial para comer cada dia sentido bastante energia e disposição, junto com outros cuidados que deve ter com a saúde. Mas entre os alimentos que não podem faltar estão as frutas, incluindo a seriguela, fruta adocicada e com uma quantidade de carboidratos significativa para o seu tamanho.

Publicidade

3. Ação diurética

Os alimentos diuréticos são aqueles suculentos que estimulam a produção de urina e também aqueles que promovem a eliminação de toxinas do corpo. Essa fruta tem esses dois benefícios, sendo uma boa opção para ajudar a desinchar e limpar o organismo, quando consumida dentro de um estilo de vida saudável.

4. Controle do colesterol

Muitas pessoas sofrem com o colesterol alto que, se não for controlado e tratado, pode resultar em doenças complicadas e crônicas, como a pressão alta e a aterosclerose. As fibras presentes na fruta ajudam a bloquear a absorção de gorduras pelo intestino, fazendo com que sejam eliminadas ao invés de ficarem depositadas nas paredes das artérias para formar o chamado colesterol alto.

5. Ossos fortes e saudáveis

Uma alimentação com nutrientes como o cálcio é muito importante para manter a saúde dos ossos em todas as idades. Como contém cálcio, ela ajuda na formação óssea das crianças e a prevenir a osteoporose nas pessoas mais velhas.

Propriedades nutricionais

propriedades da siriguela
Crédito: Sou Agro Alimentos

Em uma porção de 100 g da fruta, consomem-se, em média:

Publicidade
  • Valor energético: 75,6 calorias;
  • Vitamina C: 27 mg;
  • Magnésio: 18 mg;
  • Potássio: 248 mg;
  • Fósforo: 48,6 mg;
  • Gorduras poli-insaturadas: 0,1 g;
  • Manganês: 0,1 mg;
  • Cobre: 0,1 ug;
  • Gorduras saturadas: 0,2 g;
  • Lipídios: 0,4 g;
  • Ferro: 0,4 mg;
  • Zinco: 0,5 mg;
  • Proteínas: 1,4 g;
  • Cálcio: 27,4 mg;
  • Sódio: 1,7 mg;
  • Fibra alimentar: 3,9 g;
  • Carboidratos: 18,9 g.

As frutinhas ainda oferecem ao organismo vitaminas como a niacina, caroteno, tiamina e riboflavina, além de aminoácidos como triptofano, lisina, metionina e treonina.

Siriguela engorda?

Embora seja uma fruta que contém 76 calorias a cada 100 gramas, sendo 18,9 gramas de carboidratos, não necessariamente ela engorda. Pelo contrário, pois é uma fruta rica em fibras, que ajuda a desinchar, mantém a saciedade por mais tempo e previne a absorção excessiva de gorduras.

Também ajuda a combater o estresse, atua como antioxidante renovando as células e previne a prisão de ventre. Todos esses benefícios são essenciais para quem está começando uma reeducação alimentar para o emagrecimento. Então, na verdade, se for consumida sem exagero e dentro de um estilo de vida que inclui atividade física diária, essa frutinha até ajuda a emagrecer.

Publicidade

Como consumir

Essa frutinha suculenta, macia e adocicada tem as características ideais para ser transformada em muitas outras receitas.

Além de consumi-la inteira, pode adicioná-la em cremes para sobremesas, fazer sorvete caseiro, suco, vitamina, mousse, pudim, molhos doces para coberturas, licores e muito mais. Só tenha o cuidado de consumir apenas a polpa; o caroço é duro e não deve ser ingerido.

Como plantar siriguela

Para plantá-la no seu jardim é bom que o clima da sua cidade seja quente e levemente úmido, ou que plante em uma época que esteja com essas condições. A sua floração ocorre ao fim da primavera e as frutas estão prontas para consumo no verão.

Publicidade

O solo para plantar deve ser profundo, bem drenado e com bastante nutrientes, em especial quando a planta é nova. Depois de adulta ela consegue viver bem em um solo menos rico.

Para crescer e se desenvolver melhor também é preciso deixar que a planta pegue sol direto, mas as regas devem ser cuidadosas para que o solo não fique encharcado de água. Para um plantio mais eficiente, prefira fazer por estaquia ou mudas de viveiro.

Ficou com vontade de experimentar essa fruta para saber se vai querer plantar em casa? Então aproveite para aprender a preparar geleia de siriguela:

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM