em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Sintomas que podem indicar problemas nos rins

Muitas vezes o corpo dá sinais de que os rins não estão funcionando bem

problemas nos rins
Crédito: Freepik

Muitas vezes o corpo, através de pequenos sinais, mostra que a saúde não está boa, mas os sinais parecem ser tão comuns na rotina, que acabam passando despercebidos. Pode ser o caso dos problemas nos rins.

8 Sinais de problemas nos rins

sintomas de problemas nos rins
Crédito: Freepik

Os rins desempenham um papel muito importante no organismo, pois são responsáveis pela eliminação do excesso de líquidos e por manter e controlar os níveis de sódio e potássio.

Porém, quando eles não estão funcionando corretamente, a saúde fica em risco, pois os sintomas de uma doença renal acabam sendo confundidos com os de outras doenças. Por isso é necessário estar atento aos sinais de problemas nos rins.

1. Falta de energia

Se você se sente frequentemente cansado, sem vontade para realizar suas atividades, isso pode ser um sintoma de problemas renais.

Se os rins não estão funcionando bem, as toxinas não são eliminadas corretamente, fazendo com que a quantidade de energia gasta nos processos internos seja maior.

2. Má qualidade do sono

As mesmas toxinas acumuladas, que causam o cansaço, também dificultam o relaxamento do corpo e da mente na hora de dormir, pois acabam influenciando no equilíbrio hormonal.

Por isso, se você dorme mal, pode ser um sinal de que os rins não estão funcionando bem.

3. Problemas na pele

A saúde da pele está ligada aos nutrientes do nosso corpo. Como os rins são responsáveis por manter e controlar os minerais no nosso sangue, qualquer problema nesses órgãos pode ser sentido na pele, com sintomas como coceiras e pele ressecada.

Acne, espinhas, abcessos, furúnculos e similares podem também aparecer, em uma tentativa de eliminar as toxinas presentes no sangue.

4. Distúrbios na urina

Se você percebeu alterações na sua quantidade de urina, bem como na frequência com que precisa eliminá-la, pode ser melhor investigar.

Se observar sangue ou espuma na urina, os seus rins podem não estar bem. Procure um médico para fazer um exame.

5. Olheiras

Olheiras e inchaço em volta dos olhos também podem ser um sinal de problemas renais. Isso acontece, pois quando o organismo não consegue mais processar e eliminar as impurezas, as células passam a não realizar trocas adequadamente.

6. Inchaços

Pés e tornozelos inchados podem significar que você está retendo muito líquido, logo, o órgão responsável pela eliminação do excesso de líquido pode não estar trabalhando direito.

7. Dormência muscular

Se você sente muita dormência ou cãibras, elas podem estar surgindo por causa do desequilíbrio de minerais no sangue, originados por uma doença renal.

8. Enjoo frequente

Se você se sente sempre com uma sensação de enjoo, náuseas frequentes e queimação no estômago, também pode ser sinal. Ficar sem apetite também faz parte do processo, quando o organismo está intoxicado e não consegue processar mais nada.

Se você sente um ou mais destes sintomas, consulte um médico para fazer uma avaliação completa. Lembre-se de manter o seu corpo hidratado, com uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

O que causa o mau funcionamento dos rins?

Existem as causas mais comuns, como não ingerir a quantidade necessária de líquidos, uso de medicamentos ou deixar de ir ao banheiro por muitas horas.

A hipertensão e a diabetes também podem causar problemas nos rins. Elas podem dar origem a problemas mais leves como nefrites ou até levar à falência dos mesmos.

O que fazer e que médico consultar

Ao perceber esses sinais, marque uma consulta com um clínico geral e leve todos anotados. Ele irá te orientar quanto aos exames que você deve fazer, que segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, podem ser:

  • Medições da produção de urina;
  • Exames de urina e sangue;
  • Ultrassonografia e tomografia computadorizadas;
  • Retirada de uma pequena amostra de tecido do rim.

É fundamental que você procure logo por ajuda médica, para evitar complicações mais severas no seu estado de saúde. Veja também como identificar uma infecção nos rins, no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sono dos pais

Sono dos pais só volta ao normal depois que o bebê completa 6 anos

mousse de mamão

Mousse de mamão: as 10 melhores receitas para experimentar