sintomas de problemas no fígado
Crédito: Freepik
em

Sintomas de problemas no fígado: 8 sinais para prestar atenção

Quando o fígado se manifesta com sintomas quer dizer que já está precisando de ajuda há algum tempo

Para muitas pessoas é comum saber identificar uma dor de barriga, dor no peito, de bexiga e de cabeça. Mas a maioria não conhece quais são os sintomas de problemas no fígado, nem sequer conhecem a localização desse importante órgão dentro do corpo. Então, veja agora quais os sinais que o corpo manifesta quando o fígado não está bem, por que é importante estar atento e o que fazer caso sentir os sintomas.

Veja também: como fazer limpeza no fígado e na vesícula

Sintomas de que o fígado não está bem

como identificar sintomas de problemas no fígado
Crédito: Freepik

O fígado é uma glândula e também o maior órgão do corpo humano. Ele pode chegar a pesar 1,5 quilo. Localizado no lado direito do abdômen, abaixo do diafragma, ele tem as funções de armazenar glicose, secretar a bile, produzir proteínas nobres, sintetizar o colesterol e eliminar toxinas do sangue. Como essas são funções bem pesadas, é preciso cuidar bem do fígado para evitar que ele fique sobrecarregado. Quando os sintomas de problemas no fígado aparecem, o órgão precisa de atenção imediata.

1. Escurecimento da urina

Uma das causas da urina escura é a presença excessiva de bilirrubina no sangue, aquela substância que deixa o corpo amarelado. Como é o fígado que secreta a bile, pode ser que ele não esteja conseguindo cumprir com essa função, então é um sintoma que merece atenção com urgência.

2. Coceiras

O fígado ajuda a limpar o sangue das toxinas. Quando ele não consegue fazer isso, o sangue fica muito intoxicado e um dos sintomas é começar a sentir coceiras por todo o corpo, mesmo parecendo não haver um motivo.

3. Dor abdominal

Sabendo onde fica localizado o fígado dentro da região abdominal é mais fácil identificar se é uma dor de estômago ou no fígado. Então, ao sentir pontadas na região do lado direito superior do abdômen, é sinal de que o fígado está pedindo ajuda.

4. Fadiga crônica

Sentir-se cansado sem ter feito esforço não é normal. Entre muitos problemas que trazem essa fadiga como sintoma está o problema de fígado, que afeta diretamente a disposição.

5. Enjoos ou tonturas frequentes

Esses sintomas também são amplos, pois acontecem em vários tipos de doenças. Mas como o fígado está diretamente relacionado ao processo digestivo, enjoos e tonturas podem ser um sinal de alerta.

6. Fezes cor com estranha

Quando as fezes estão amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas é preciso agendar uma consulta médica para saber se o problema é no fígado. Aliás, mesmo não sendo do fígado, vai ter algum problema importante para resolver, pois esse é sempre um sintoma de doença.

7. Barriga inchada

Muitas vezes a barriga inchada acontece por causa do acúmulo de gases ou da falta de evacuação durante dias, mas também pode ser um sinal de que o fígado não está funcionando corretamente.

8. Dor de cabeça frequente

Assim como problemas no fígado fazem a pessoa se sentir enjoada, sem fome, com mal-estar e tontura, também se manifestam através de dores de cabeça frequentes. Por isso que se estiver com uma dor persistente, não deve ficar só tomando remédios para dor de cabeça esperando que passe. Vai acabar piorando o problema, pois o fígado vai precisar trabalhar ainda mais para limpar os resíduos do medicamento, ficando sobrecarregado.

O que fazer quando notar sintomas

Quando começa a ter um ou mais desses sintomas mencionados, geralmente o problema no fígado já está instalado. Por isso, não espere. Agende uma consulta com um clínico geral ou com um hepatologista com urgência e, enquanto isso, não coma alimentos processados, muito gordurosos e pesados, não beba álcool e evite tomar remédios, a menos que sejam controlados e não possa deixar de tomar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
flúor faz mal

Flúor faz mal para a saúde? Descubra a verdade e acabe com os mitos

fígado acebolado

Como fazer iscas de fígado acebolado