Sintomas de que o fígado está sobrecarregado
Crédito: Freepik

7 Sintomas de que o fígado está sobrecarregado

A forma como você se alimenta ou o excesso de medicamentos pode ter deixado seu fígado com excesso de toxinas

Publicidade

O fígado é encarregado de filtrar o sangue para separar os resíduos inúteis ao corpo e enviá-los para fora. Esse órgão também participa de funções metabólicas e liberação de alguns hormônios, assim como da síntese dos carboidratos e lipídios, e do armazenamento de vitaminas.

Com todas essas responsabilidades, se o seu fígado não estiver em condições de trabalhar perfeitamente, sua saúde vai sofrer as consequências. Antes de chegar a esse ponto é preciso saber reconhecer os sinais que o fígado envia pedindo ajuda.

1. Fezes e urina alteradas

Um dos sinais de que o fígado está sobrecarregado de toxinas e precisando de uma limpeza urgente é a alteração na cor e no odor das fezes e da urina. A urina fica em um tom de amarelo-escuro e as fezes podem ficar ou muito pálidas ou mais escuras do que o normal.

2. Problemas de pele

Quando o fígado não consegue trabalhar direito, as toxinas que o estão atrapalhando começam a desencadear problemas de pele, como ressecamentos, irritações e acne.

Publicidade

3. Inflamação abdominal

Cólicas intestinais frequentes, excesso de gases e sensação de estômago pesado indicam que o fígado pode estar precisando de desintoxicação.

4. Acidez estomacal e refluxo

Existem diferentes causas para o refluxo e a acidez estomacal, e o excesso de toxinas no fígado é uma delas.

5. Retenção de líquidos

Não são apenas as doenças renais ou o uso de corticoides que causam inchaço no corpo. O fígado intoxicado leva a esse sintoma, principalmente na região abdominal e nas extremidades.

6. Cansaço

Tanto físico quanto mental, o cansaço sem motivo aparente pode ser um sintoma de que o fígado não está cumprindo com suas funções normalmente.

Publicidade

7. Icterícia

Esse é o nome da pele amarelada, que ocorre por um excesso de bilirrubina, uma substância amarela que se espalha pelo corpo quando há algum problema hepático, entre eles, a dificuldade do fígado em filtrar o sangue.

Como tratar o fígado sobrecarregado?

Ao notar alguns dos sintomas mencionados, vá ao seu médico para fazer exames e ter certeza de que o problema é mesmo o excesso de toxinas no fígado. Como esses sintomas podem vir de vários outros problemas de saúde, é importante ter o diagnóstico correto antes de começar a tratar.

Uma forma eficaz de devolver ao fígado sua capacidade normal de funcionamento é fazer uma desintoxicação. Seu médico deverá orientar sobre isso, pois há diferentes formas de fazer e precisam estar de acordo com suas condições de saúde.

Publicidade

Veja também: Mudanças de hábitos para desintoxicar o fígado em casa

PODE GOSTAR TAMBÉM