Menu

Sintomas de coronavírus: quais são e o que fazer?

A maior parte dos infectados têm sintomas leves e conseguem se curar com cuidados caseiros

Crédito: Freepik

Publicidade

Os casos de coronavírus estão chegando ao Brasil e as medidas preventivas já estão sendo tomadas. A ordem de quarentena já começou. Escolas paralisaram as aulas, o comércio que não seja o necessário para a manutenção da vida das pessoas também deve fechar. Tudo isso para minimizar o risco de proliferação do vírus e o contágio de pessoas. Mas, ainda assim, todo cuidado é pouco e é preciso estar atento aos sintomas do coronavírus para saber o que fazer.

Sintomas do coronavírus

Em primeiro lugar, conforme já explicou o Dr. Drauzio Varella, nem todas as pessoas vão ter sintomas ao estarem infectadas pelo coronavírus. O Ministério da Saúde diz também que, até o momento, os principais sintomas da doença são febre, tosse e dificuldade para respirar.

Alguns vão sentir estes sintomas mais fracos, enquanto outros vão sentir mais fortes. Eles variam conforme o organismo de cada pessoa e sua condição de saúde no momento do contágio.

Mesmo assim, não significa que, se você tiver apenas uma febre baixa, coriza e tosse, você está mesmo contaminado pelo coronavírus. Pode ser que esteja com uma gripe ou resfriado, que são doenças transmitidas por outros tipos de vírus. Por isso, não deve se desesperar.

Publicidade

O que fazer se tiver os sintomas?

Crédito: Freepik

A recomendação do Ministério da Saúde é que, ao sentir os primeiros sintomas, como uma febre baixa, tosse, dores pelo corpo, deve tomar as seguintes providências:

  • Ficar de repouso.
  • Beber muita água.
  • Usar medicamentos para dor e febre (paracetamol e dipirona), caso necessário. Até o momento, é recomendado evitar o uso de ibuprofeno.
  • Usar umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse, caso necessário.
  • Como prevenção, deve procurar ficar isolado das outras pessoas e passar a usar máscara de proteção para evitar o contágio. Essa máscara deve ser trocada (e jogada no lixo) a cada 2 horas. Se precisar que outra pessoa o ajude, essa pessoa também deve usar máscara.

O sintoma do coronavírus mais preocupante é a dificuldade para respirar. Quando esse sintoma aparece, quer dizer que o vírus foi para os brônquios e pulmões. Nesse caso, existe o risco de evoluir para uma pneumonia.

Então, somente nesta situação é que se deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima e informar que precisa de atendimento médico, independente da idade da pessoa.

Se você já tem doenças respiratórias que o fazem sentir falta de ar, como asma e bronquite, procure observar se esta falta de ar é diferente daquelas que já teve ao longo da vida antes de decidir ir ao pronto-socorro.

Publicidade

Não é recomendado sair de casa e ir ao hospital se estiver apenas com sintomas leves. Afinal de contas, é no hospital que estão as doenças. Se por acaso você nem estiver mesmo com o coronavírus, é neste momento que poderá se infectar, pois estará com o seu organismo debilitado e vai se expor à doença indo ao hospital.

A maior parte das pessoas infectadas, em uma estimativa de 80%, vai passar pela doença sem complicações e com os cuidados caseiros.

Apenas 20% está no grupo de risco de ter complicações pulmonares, e entre estas, os idosos são os mais propensos, por isso, são o principal grupo etário que não deve sair de casa e ter o mínimo contato possível com outras pessoas, sempre mantendo as medidas de higiene diárias recomendadas, que são:

Publicidade
  • Mantenha desinfetados objetos de uso frequente, como celulares, brinquedos, bancadas, maçanetas e corrimões;
  • Lave o rosto, em especial as narinas, sempre que chegar em casa e algumas vezes ao dia caso trabalhe fora;
  • Em seguida, lave muito bem as mãos com água e sabonete, secando com toalha de papel;
  • Mesmo se não sair de casa, lave as mãos com frequência, usando água corrente e sabonete de qualquer tipo, de preferência secando com toalha descartável;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e toalhas;
  • Mantenha a casa e o local de trabalho bem ventilados;
  • Não cumprimente as pessoas com as mãos ou dando beijinhos. Mantenha pelo menos 1 metro de distância.
Sair da versão mobile