síndrome do ninho vazio
Crédito: Freepik
em

Síndrome do ninho vazio: como lidar com a saída dos filhos de casa

Você está preparado para quando seus bebês quiserem seguir o próprio caminho? Veja o que fazer nesse momento

Publicidade

Chega uma certa idade em que os filhos começam a pensar sobre sair da casa dos pais e seguir o próprio caminho. Muitas vezes, são os próprios pais que influenciam seus filhos a darem esse importante passo para a vida adulta, mas não quer dizer que eles queiram seus eternos bebês longe de casa. Então, nessa fase de grandes mudanças da vida, muitos pais começam a sofrer com a síndrome do ninho vazio.

Como o nome sugere, essa síndrome se caracteriza pelos sintomas que os pais sentem quando os filhos saem de casa de forma definitiva ou mesmo para estudar em outra cidade, ficando alguns meses longe de casa. Veja quais são esses sintomas e as melhores formas de lidar com a síndrome do ninho vazio.

Veja também: dicas de como criar filhos gentis

Sintomas

sintomas da síndrome do ninho vazio
Crédito: Freepik

Os chamados “sintomas” da síndrome do ninho vazio não são como sintomas de uma gripe, por exemplo. São sintomas psicológicos que mexem com os sentimentos e que, em alguns casos, podem se manifestar de forma física, afetando a saúde.

Publicidade

Mas atenção, pois só se pode considerar um caso de síndrome do ninho vazio quando os sintomas são persistentes por mais de 6 meses e quando um profissional faz o diagnóstico.

Vontade de chorar ao pensar no filho

Esse é um sintoma que passa despercebido, pois é bem comum sentir vontade de chorar ao lembrar de uma pessoa amada que está longe. Porém, deixa de ser normal quando essa vontade acontece por muitos meses, todos os dias, de forma incontrolável.

Sensação de vazio interior

Clique no botão “próxima” Para ler o resto do artigo…

Publicidade
sintomas de catapora

Catapora: sintomas, prevenção e tratamento da doença

tipos de banana

5 Tipos de banana para conhecer e provar