Síndrome de Don Juan
Crédito: Freepik

Síndrome de Don Juan: veja as características para saber reconhecer

Nem todo homem mulherengo tem essa síndrome. Não faça pré-julgamentos!

Publicidade

Quando você conhece um homem que tem a Síndrome de Don Juan, não pensa que ele tem um transtorno psicológico. Isso porque, dentro da nossa sociedade machista, acostumamos a chamar esses homens de galanteadores e mulherengos.

Não necessariamente eles oferecem perigo – embora alguns possam oferecer. Mas, podem trazer prejuízos psicológicos às pessoas que “conquistam” e logo depois jogam para escanteio para iniciar a busca por uma nova vítima.

De onde veio o nome da síndrome de Don Juan?

Don Juan é um personagem literário, símbolo da libertinagem. Por causa dessa característica principal do personagem é que foi dado o nome à síndrome.

A história de Don Juan é um mito espanhol, criado por Tirso de Molina. Uma das obras de maior sucesso com o personagem foi o filme “Don Juan de Marco”, com os atores Johnny Depp e Marlon Brando.

Publicidade

Características da síndrome de Don Juan

De acordo com o Instituto de Psicologia Aplicada – INPA, a Síndrome de Don Juan é um transtorno caracterizado pela compulsiva necessidade de seduzir, envolver-se facilmente em relacionamentos amorosos e ter relacionamentos pouco duradouros ou quase inexistentes.

O interesse do homem que tem essa síndrome não é pelo sexo, mas pela sensação prazerosa da conquista e de se sentir desejado. Por isso que, depois de uma conquista “concluída com sucesso”, ele perde o interesse na pessoa e parte para a próxima.

Veja quais são as principais características de comportamento e personalidade de quem tem a Síndrome de Don Juan:

  • Narcisismo exagerado;
  • Infidelidade;
  • Persistência;
  • Insatisfação com os relacionamentos;
  • Extrema habilidade de manipulação e sedução;
  • Complexo de rejeição acentuado;
  • Baixa autoestima;
  • Sentimento de vazio interior.

Também é importante ressaltar que a Síndrome de Don Juan não consta no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Muitas de suas características podem ser atribuídas a outros transtornos, como por exemplo o Transtorno de Personalidade Antissocial – antigamente chamado de Psicopatia.

Publicidade

Sinais de psicopatia na infância: crianças que nascem más podem ser controladas

Síndrome de Afrodite é a mesma coisa, mas em mulheres?

Sim, é a mesma coisa. Assim como o personagem Don Juan representa a libertinagem masculina, a Afrodite é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade feminina. Então, seu nome foi emprestado para essa síndrome que é caracterizada pelos mesmos comportamentos do homem com Donjuanismo.

Tem tratamento?

O primeiro passo para lidar com a síndrome é ter consciência de sua existência. A pessoa quem tem essa síndrome precisa ser capaz de perceber seu comportamento, entender que é algo prejudicial e buscar ajuda psicológica ou psiquiátrica.

Publicidade

Não há um tratamento específico porque a causa da síndrome ainda é desconhecida e, com isso, não há uma “cura”. Porém, a psicoterapia é uma boa estratégia para compreender melhor a síndrome e lidar com ela, reduzindo e controlando seus impulsos.

Aproveite e veja: 5 sinais que você precisa de terapia

Artigo com informações de Instituto de Psicologia Aplicada – INPA

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM