Sinais de que você está bebendo pouca água
Crédito: Freepik
em

7 Sinais de que você está bebendo pouca água

Todas as partes do seu corpo precisam de água para funcionar. Se não receberem, você começa a sentir as consequências. Veja quais são

Publicidade

Você pode mudar a sua forma de se alimentar, pode parar de tomar certas bebidas, mas nunca pode deixar de tomar água todos os dias. A água é essencial para que o seu corpo funcione, pois cada célula precisa de água para exercer suas funções.

Além disso, não pode ser só um copo ao dia. Você precisa de pelo menos 2 litros de água ao longo do dia para repor a água que perde, mesmo sem perceber, seja na urina, nas fezes, no suor, nas lágrimas ou na saliva.

Saiba identificar os sinais de falta de água no seu corpo

Se você não estiver tomando água o suficiente, seu corpo vai enviar sinais. Claro, pode ser que alguns desses sinais indiquem algum outro problema de saúde, mas é bom saber no que prestar atenção para ficar alerta e passar a beber mais água ou consultar seu médico.

Dor de cabeça

Entre os sintomas mais comuns estão as dores de cabeça, que ficam mais intensa quando se realizam movimentos bruscos e rápidos, como caminhar ou descer escadas. Quando estiver com dor de cabeça sem motivo aparente, experimente beber alguns copos de água, em intervalos de 10 minutos, e observe se a dor alivia aos poucos.

Publicidade

Fome constante

É muito comum a confusão das sensações de sede e fome. Muitos médicos recomendam beber água no primeiro sintoma de fome para verificar se, na verdade, você está com falta e de água, não de comida. Faça o teste: quando sentir fome pouco tempo depois ter comido algo, pode ser um dos sinais de desidratação.

Baixa produção de urina

Preste atenção na quantidade de vezes que você vai ao banheiro fazer xixi. Quando o corpo está desidratado, ele reduz a quantidade de urina para evitar perder mais líquidos. Se você vai menos do que 6 vezes ao banheiro durante o dia, fique atento, seu corpo pode estar em estado de alerta tentando evitar a desidratação. Porém, esse processo acumula as toxinas que deveriam ser eliminadas pela urina, e é muito prejudicial à saúde.

Cor da urina

A cor ideal da urina é um amarelo claro-transparente. Com pouco líquido no corpo, a filtração renal fica alterada e escurece a cor da urina, passando para um amarelo forte, escuro. A urina concentrada indica um grande esforço renal para filtrar o sangue. Beba mais água e proteja os seus rins.

Publicidade

Tonturas

A desidratação causa um desequilíbrio nos fluidos corporais, o que pode levar a tonturas e indisposição. Se você se sente meio tonto, mas não tem nenhuma doença crônica, não está em jejum e nem fez movimentos bruscos, lembre-se de quanta água já tomou no dia.

Pele seca

A hidratação da pele depende mais de dentro do que de fora. Ou seja, não adianta usar cremes hidratantes de qualidade se você não bebe água. Se o corpo está desidratado, não tem como sua pele estar macia e hidratada. Observe a sua pele, se ela apresenta rachaduras, aspecto seco e desidratado, e consuma mais água para hidratá-la de dentro para fora.

Boca seca

Sintoma clássico, a desidratação diminui bastante a produção de saliva, causando a boca seca e um desconforto bucal que se estende até a garganta. Afinal, quando você sente sede, seu corpo envia um alerta por meio da salivação. Se você não fuma, não é diabético e sua boca está sempre seca, pode ser falta de água.

Publicidade
cortes de cabelo repicado curto para senhoras

19 Ideias de cortes de cabelo repicado curto para senhoras cheias de estilo

Noiva descobre na festa de casamento que sogra é sua mãe

Noiva descobre na festa de casamento que sogra é sua mãe