em

Conheça os principais símbolos do Halloween

Você gosta de se fantasiar e decorar a casa para o Halloween? Então conheça quais são os símbolos e a origem da festa.
símbolos do halloween
Designed by Freepik

O Halloween é celebração mais antiga do que talvez você possa imaginar. Inclusive, começou de forma bem diferente do que é comemorado hoje em dia. Embora não seja uma data típica do calendário cultural brasileiro, está cada vez mais presente a cada ano que passa. É por isso que vale a pena conhecer os principais símbolos do Halloween e a origem da história.

Quais são os símbolos do Halloween?

A maioria deles tem seu significado bem antigo, desde a origem dessa celebração, que você vai conhecer no próximo tópico. Embora muitos monstros e personagens sejam tão conhecidos e usados como fantasia de Halloween no dia 31 de outubro, há símbolos que não podem faltar, pois são considerados oficiais. Veja quais são:

1. Abóbora

quais os símbolos do halloween abóbora
Crédito: Mundo das Tribos

A abóbora tornou-se um dos principais símbolos do Halloween por causa da lenda de Jack-O’-Lantern, um bêbado falecido condenado a vagar na terra com uma abóbora iluminada sendo esta sua única fonte de luz em toda a escuridão. Porém, na cultura antiga eram usados nabos. As abóboras passaram a ser porque sua produção era maior do que a de nabos nos Estados Unidos.

2. Bruxas e suas vassouras voadoras

quais os símbolos do halloween bruxa
Crédito: Mudo das Tribos

A razão de as bruxas fazerem parte desse universo se dá porque existe a lenda de que as reuniões anuais das bruxas ocorriam duas vezes ao ano, uma em 30 de abril e a outra em 31 de outubro. Nesses dias, elas chegavam ao local da convenção com suas vassouras voadoras e se reuniam para lançar feitiços e maldições nas pessoas.

3. Gato preto

quais os símbolos do halloween gato
Crédito: Mundo das Tribos

O gato preto está aqui por causa das bruxas. Além de serem os animais favoritos delas, diz a lenda que as bruxas transformam-se em gatos pretos para andarem entre as pessoas comuns sem serem notadas e observarem quem vão amaldiçoar.

2. Doces ou Travessuras

quais os símbolos do halloween brincadeira
Crédito: 7 com Ela

Até mesmo a tradicional brincadeira de Halloween feita pelas crianças de saírem pelas ruas tocando a campainha das casas pedindo doces tem sua origem ainda mais antiga, por isso é outro dos símbolos do Halloween.

Antigamente, no dia 2 de novembro, que é o dia de finados, os cristãos tinham o hábito de saírem em grupos e irem passando pelas casas vizinhas para pegarem os soul cakes, ou bbb, que eram pães com groselha.

O dono da casa, ao entregar o bolo, recebia uma oração para um ente querido da sua família, falecido recentemente. A crença era de que essa prática ajudava o falecido a entrar no céu.

5. Velas

quais os símbolos do halloween velas
Crédito: Mundo das Tribos

As velas têm a representação do fogo, que nada mais é do que a luz que todos precisam e que acendia-se para iluminar o caminho das almas. Como antigamente não havia eletricidade, a luz do fogo sempre teve muita importância, ainda mais do que hoje em dia. É por isso que as velas são um dos símbolos de Halloween.

Origem e história do Halloween

Agora que já conhece os principais símbolos do Halloween, conheça a origem da história. O nome original da celebração de Halloween é Samhain, um nome que representa a troca de estações, que é o fim do verão e o início do inverno europeu. Essa celebração tem registros históricos de cerca de 2 mil anos atrás e era realizada pelos povos Celtas espalhados pela Europa.

No último dia do mês de outubro, esses povos reuniam-se para celebrar o fim da última colheita do ano, agradecer aos deuses pela fartura, o retorno dos rebanhos aos pastos e a renovação das suas leis.

Existem muitas lendas sobre outros motivos que cercam essa celebração, tal como o dia 31 de outubro ser o dia em que os espíritos dos que morreram naquele ano voltam para possuírem vivos e poderem viver na terra no ano seguinte.

Então, para que os espíritos não os encontrassem, todos apagavam suas fogueiras e tochas e vestiam fantasias para assustar os mortos.

Somente por volta de 1840 é que a cultura veio para os Estados Unidos trazida pelos Irlandeses e então começou a ter adaptações para o que representa hoje. Então, os símbolos do Halloween são uma mistura da cultura original com as adaptações norte-americanas.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

melhores chás para gases
Melhores chás para gases intestinais
festa de halloween
Como organizar uma festa de Halloween aterrorizante!