shampoo de mandioca
Crédito: Freepik
em

Shampoo de mandioca: benefícios e como fazer em casa

A mandioca não é boa só para comer. Também é possível obter seus benefícios naturais diretamente nos cabelos

Se você costuma ter mandioca em casa, provavelmente ela está na sua cozinha esperando para virar um prato principal, acompanhamento ou petisco. Mas, sabia que é possível fazer shampoo de mandioca? Os benefícios desse alimento podem ser aplicados diretamente nos seus cabelos. Veja quais são esses benefícios, algumas marcas que fabricam o shampoo e também uma receita caseira para testar.

Veja também: o que é repositor de massa capilar?

Benefícios do shampoo de mandioca

Cada vez mais as pessoas buscam por produtos cosméticos naturais para tratar da beleza e da saúde ao mesmo tempo. Então, o shampoo de mandioca está cada vez mais popular. A mandioca empresta as suas propriedades nutricionais ao shampoo para que você sinta o efeito diretamente nos fios.

Tratamento de fios porosos

Os fios de cabelo ficam porosos e fracos quando são submetidos a um excesso de tratamentos químicos, como tinturas, descolorações e vários tipos de alisamentos. Então, a mandioca tem muitas vitaminas, minerais e outros nutrientes que ajudam a repor a massa capilar, deixando o cabelo mais saudável novamente.

Brilho e hidratação

Com cabelos mais saudáveis, a consequência é que os fios também fiquem mais fortes, resistentes e brilhosos, com mais vida. Também vai ficar com menos frizz e mais fácil de lidar no dia a dia.

Ajuda no crescimento do cabelo

A mandioca em si não tem o poder de estimular o crescimento do cabelo. Mas, pelo fato de deixar os fios mais saudáveis, também acaba por ajudar que o processo de crescimento seja normal, sem falhas.

Limpa sem agredir

Esse é um benefício bem importante. Quando você compra um bom shampoo, ele precisa ter um pH o mais parecido possível com o natural do cabelo (5,5), e muitas marcas de shampoo de mandioca oferece esse benefício. Ele limpa o cabelo sem abrir demais as cutículas, evitando que a massa capilar fique exposta e enfraqueça os fios.

Melhores marcas e preços

Todas as linhas de shampoo de mandioca também acompanham o condicionador e uma máscara hidratante. Aliás, muitas delas oferecem mais produtos para complementar o seu tratamento mensal com os fios. Mas, se usar apenas o shampoo e condicionador já está bom. Vai ter um ótimo resultado, desde que siga as instruções de uso na embalagem. Conheça as marcas mais queridas.

Kit com shampoo e condicionador Haskell

Essa é uma das marcas preferidas de quem entende de cuidados com o cabelo. Esse kit completo é bom porque se complementa e aí você tem um tratamento mais intenso. O shampoo tem um pH igual ao do cabelo, fazendo uma boa limpeza sem abrir demais a cutícula.

Depois, tem o condicionador com um pH mais baixo para ajudar a selar as cutículas e não deixar a hidratação evaporar. Por conta do baixo pH pode até fazer uma rápida hidratação de 3 a 5 minutos com o condicionador, mas se quiser também tem a máscara de hidratação.

kit mandioca linha haskell
Crédito: Americanas

Média de preço: R$ 55 para shampoo + condicionador 300 ml cada.

Kit shampoo, condicionador e máscara Vitaessencia

Essa também é uma boa opção para cuidar dos seus cabelos que estão fragilizados por causa do excesso de química. O pH do shampoo é mais ácido para limpar, mas sem agredir, e depois você usa o condicionador para selar as cutículas e preservar a hidratação e os nutrientes que o shampoo colocou nos fios. Tem também a máscara para fazer uma ver por semana e potencializar o efeito.

kit mandioca linha vitaessencia
Crédito: Americanas

Média de preço: R$ 40 para shampoo + condicionador 1 litro cada.

Como fazer shampoo de mandioca em casa

Para quem prefere as receitas caseiras para manter os cabelos fortes e saudáveis, evitando os industrializados, também pode experimentar fazer o shampoo de mandioca artesanal.

Separe os ingredientes

Água: 2 copos;
Farinha de mandioca: 1 colher (sopa);
Óleo essencial de aroma a gosto: para aromatizar.

Misture os ingredientes

Bata os ingredientes no liquidificador e já está pronto. Se sobrar, guarde em um frasco bem fechado por até uma semana. Não deixe passar disso.

Veja como é simples de fazer e de aplicar, como mostra esse vídeo da Iasmim Migueis:

7 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

repositor de massa capilar

Repositor de massa capilar: para que serve + marcas para testar

fondue de chocolate

Fondue de chocolate: 12 receitas perfeitas para experimentar