em

O que é e para que serve a selagem capilar?

Há quem pense que esse é um processo de alisamento, mas na verdade tem outra função.
selagem capilar
Crédito: Freepik

Uma das maneiras mais eficazes de reconstruir fios fragilizados é a selagem capilar. Esse tratamento à base de queratina consiste em fechar as cutículas do cabelo, deixando a sua estrutura selada, daí o nome. Veja em que casos ela pode ser aplicada, cuidados que deve ter, como fazer em casa e quanto tempo ela dura no cabelo.

Para que serve a selagem capilar?

qual a função da selagem capilar
Crédito: Freepik

Se os seus cabelos passam por processos químicos, como alisamento e coloração, é necessário manter um cronograma capilar para que eles não fiquem fracos e quebradiços. Nesse cronograma, um dos tratamentos que pode ser feito é a selagem capilar. Ela serve para revestir os fios com uma camada protetora, reduzindo o frizz, melhorando a nutrição, o brilho e a força.

Cuidados a ter

Existe um cuidado muito importante a ter na hora de ir fazer uma selagem no salão ou comprar algum produto para fazer em casa. Pelo fato de esse tratamento deixar os fios com menos volume, ele pode ser confundido com a escova progressiva.

Então, se o seu objetivo é fazer uma selagem, observe os componentes do produto para ter certeza que não contém formol, etalonamina ou tioglicolato de amônio, que são os compostos encontrados nos alisamentos.

Outro cuidado é procurar um profissional capacitado para aplicar o tratamento, que não é tão simples de fazer. É preciso saber as doses de produtos a serem usados e o tempo de duração, já que até mesmo a queratina em excesso pode danificar os fios.

Outro problema em tentar fazer por conta própria é não obter um resultado uniforme, já que é necessário aplicar o selante mecha por mecha, depois fazer escova e chapinha. Quando se está sozinho não tem como fazer tudo isso no cabelo inteiro, especialmente na parte de trás.

Como fazer selagem capilar caseira?

como aplicar selagem capilar caseira
Crédito: Freepik

Se você tem bastante experiência em lidar com seu cabelo em casa ou tem alguém que possa aplicar os produtos em você, é possível fazer uma versão caseira da selagem capilar. Mas lembre-se de ler toda a informação da embalagem dos produtos para não acabar com um efeito contrário. Veja o que vai precisar:

Ingredientes

  • Queratina líquida: 1 colher de sopa;
  • Máscara de reconstrução capilar: 3 colheres de sopa;
  • Semi di lino: 1 ampola.

Modo de preparo e aplicação

1. Misture todos os ingredientes em um recipiente.

2. Lave muito bem os cabelos com xampu antirresíduos.

3. Remova o excesso de água, seque um pouco com secador, mas mantendo os fios úmidos.

4. Separe o cabelo em várias mechas e vá aplicando o creme em cada uma, de maneira uniforme, da raiz às pontas.

5. Sem remover o produto, seque muito bem os fios com secador e depois passe chapinha em tudo, para deixar bem liso. É nessa fase que o calor vai ativar o produto e selar os fios.

6. Deixe agir durante 20 ou 30 minutos, conforme a recomendação da embalagem.

7. Enxague o cabelo só com água, escorra, aplique um creme hidratante ou uma mistura de 25 mililitros de vinagre com 100 mililitros de água e deixe agir por 5 minutos. Enxague outra vez.

8. Depois é só passar um protetor térmico e secar novamente, com secador e prancha, para ver o resultado final.

Quanto tempo demora para sair a selagem do cabelo?

O tempo que a selagem tem de duração é variado. Vai depender da necessidade da pessoa em fazer de novo, conforme o quanto seu cabelo estiver danificado. Via de regra, deve-se esperar no mínimo 45 dias para fazer um novo procedimento. Entretanto, o efeito chega a durar alguns meses, conforme o caso.

Confira no vídeo abaixo como é feito um procedimento de selagem capilar no salão:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

15 Ideias de unhas decoradas com pedras
o que é maionese capilar
Descubra o que é e para que serve a maionese capilar