o que é seio pré-auricular
Designed by Freepik

Seio pré-auricular: o que é e quem tem esse furinho na orelha?

Ele parece inofensivo, mas há cuidados importantes a ter para evitar que se torne um problema.

Publicidade

Alguns detalhes do corpo humano são tão discretos que se pode levar anos para notar sua presença. Esse é o caso do seio pré-auricular. Você sabe o que é isso? Será que você tem? Tire a dúvida agora.

O que é seio pré-auricular?

sobre seio pré-auricular
Crédito: BBC

O seio pré-auricular, também chamado de fosseta pré-auricular, sinus pré-auricular ou coloboma auris, é um pequeno furinho na parte superior onde termina a orelha e inicia o rosto, conforme você pode observar na imagem acima. Em algumas pessoas, em vez do furinho, há uma bolinha, que pode ser confundida com uma espinha ou com um nódulo sebáceo.

Mas o fato é que não se deve mexer, caso seja um nódulo, pois o seio pré-auricular é uma malformação congênita, ou seja, que ficou assim durante a formação do feto. Então não deve ser apertado ou forçado sem que seja por um profissional, pois existe uma camada mais grossa de pele o protegendo, o que poderá causar machucados.

Quem nasce com isso?

Não há estudos conclusivos que apontem uma predisposição para que algumas pessoas tenham o seio pré-auricular, mas por enquanto os pesquisadores perceberam maior incidência em alguns casos:

Publicidade
  • Ocorre mais em pessoas negras e asiáticas;
  • Há uma maior prevalência em certas linhagens familiares;
  • Pode estar relacionado a outras anomalias congênitas.

Apesar disso, não há um estudo que comprove maior incidência em homens ou em mulheres, nem que explique por que há quem tenha nas duas orelhas ou só em uma.O seio pré-auricular ocorre quando a cabeça e o pescoço do feto estão se formando e fica uma malformação durante a fusão dos chamados arcos branquiais, estruturas muito importantes nessa formação.

Outra razão que pode levar a essa malformação é uma ligação incomum entre a pele e o tecido abaixo dela.

Apresenta riscos para a saúde?

Um risco que o seio pré-auricular pode causar é no caso de haver uma infecção no local por causa do contato com bactérias da pele. Ao ficarem instaladas no furinho pode haver inflamação ou até um abcesso. Caso ocorra infecção, deve-se procurar o médico para tratar com antibióticos ou remover o furinho de forma cirúrgica.

Existem estudos que buscam relacionar o seio pré-auricular como um dos sintomas da Síndrome Bráquio-Oto-Renal, que provoca perda auditiva por motivo hereditário. Existe essa suposição porque o nervo auditivo e o ouvido interno se desenvolvem de forma conjunta às estruturas da parte externa da orelha.

Publicidade

Por isso, deformidades como o seio pré-auricular podem estar associadas a algum tipo de surdez. Mas não significa que todas as pessoas com essa diferença estejam automaticamente diagnosticadas com a doença.

Fora esses fatores, não há riscos nem sintomas adicionais em pessoas que possuem o seio pré-auricular, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Cuidados a ter

Para evitar que ocorra infecção no seio pré-auricular, é importante manter uma boa higiene pessoal, observando se o furinho está limpo e mantendo as orelhas limpas também.

Publicidade

Porém, não se deve fazer uso de haste com algodão para limpar os ouvidos, pois elas podem machucar o tímpano. A orelha deve ser lavada no banho, apenas na parte de fora, e seca com a toalha, apenas até onde o dedo alcança, sem introduzir nada no ouvido.

Também não se deve ficar mexendo, cutucando ou tentando remover o seio pré-auricular caso ele seja um nódulo. Se estiver incomodado com a presença dele, procure um médico otorrinolaringologista.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM