em

Secar roupa dentro de casa faz mal?

Se você tem o hábito de deixar a roupa secar no varal de chão em um dos cômodos da casa, está na hora de mudar
secar roupa dentro de casa
Crédito: Pixabay

Tem certos hábitos que são adquiridos desde cedo, ainda na casa dos pais, enquanto outros são desenvolvidos por pura necessidade. Secar a roupa dentro de casa é um deles, mas se você faz isso, deve parar o quanto antes ou evitar o máximo possível. Veja a razão para ter esse cuidado.

Motivos para não secar a roupa dentro de casa

Quem mora em apartamento pequeno, sem espaço na área de serviço para colocar um varal, acaba tendo que deixar a roupa secar dentro da cozinha, da sala ou do quarto. Antigamente isso não acontecia muito, porque as pessoas moravam mais em casas, porém, quando precisavam secar a roupa em dias de chuva e traziam o varal de chão para dentro, não sabiam que pdoeriam estar prejudicando sua saúde. Veja quais são os perigos.

Problemas respiratórios

Ao secar a roupa dentro de casa, toda a umidade que evapora das peças fica nas paredes e no teto, deixando o ambiente úmido, mesmo que não se perceba.

Há quem goste, pois a casa fica com cheirinho de amaciante, mas é um perigo, pois essa umidade instalada é perfeita para a proliferação de fungos que, quando respirados em excesso, causam doenças respiratórias, em especial nas pessoas que já têm essa predisposição.

Umidade no ambiente

A umidade que fica no ambiente por causa da evaporação da água das peças não é ruim apenas por causa dos fungos que gera, mas também porque a casa vai, com o tempo, ficando mais fria e com odor desagradável, justamente por causa dos focos de mofo que vão se formando.

A própria umidade, especialmente no inverno, pode causar desconforto respiratório em algumas pessoas, pois não é uma umidade limpa e saudável.

Roupa com mal cheiro

Se você deixa a roupa muito tempo dentro da máquina depois de lavar, como quando esquece de estender, sabe que vai sentir um cheiro ruim, tipo de esgoto, ao abrir a máquina. Um efeito semelhante ocorre ao secar roupa dentro de casa, principalmente quando não bate sol nem vento. As peças secam, mas ficam com aquela sensação de úmido e com um cheiro estranho.

Alternativas para secar a roupa

alternativas para secar roupa dentro de casa
Crédito: Pixabay

Se você prefere secar roupa dentro de casa por comodidade, já sabe os motivos que tem para não fazer mais isso, em nome da saúde da sua família. Mesmo que faça por necessidade, como por falta de espaço ou tempo, veja algumas alternativas para evitar os prejuízos mencionados.

Mantenha portas e janelas abertas

Se precisar estender roupa dentro de casa, mesmo em dia de chuva, coloque o varal perto de uma janela que dê para a rua e mantenha-a aberta. Assim, a água que evapora das peças vai embora ao invés de ficar no ambiente. Se possível, deixe a porta do cômodo também aberta para que o ar circule.

Acelere a secagem com um ventilador

Se for ficar em casa enquanto a roupa seca, siga a dica anterior e, ao mesmo tempo, ligue um ventilador na frente do varal para acelerar a secagem das peças. O vento vai ajudar a água das roupas a evaporar mais rapidamente.

Depois de secas, passe tudo com o ferro para que as peças fiquem cheirosas e realmente secas, sem aquela sensação de umidade quando coloca no corpo.

Invista em uma secadora

Não tem jeito de colocar o varal para fora? Talvez seja uma ótima ideia investir em uma secadora de roupas. Essa solução é ideal para quem necessita de roupas limpas todos os dias para trabalhar, como quem usa uniforme e só tem algumas peças.

Também para quem mora em regiões muito chuvosas ou quem tem problemas respiratórios e corre mais risco de agravar o caso com a umidade evaporada das roupas.

Mantenha o varal na área de serviço

Se tem espaço na área de serviço, mesmo que pequeno, deixe o varal sempre lá, longe dos cômodos de convívio. Mantenha a porta fechada, mas a janela aberta, para que o vapor das peças apenas saia de casa, sem se espalhar pelos ambientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
covinhas no rosto
Por que algumas pessoas têm covinhas no rosto?
tirar ferrugem com vinagre
Como tirar ferrugem com vinagre