em

Como passar roupa com ferro

Veja essas dicas essenciais para acelerar o serviço e passar com segurança
passar roupa
Crédito: Pixabay

Passar roupa não é das tarefas mais agradáveis que você tem para a semana, mas é necessário. Então, se não pode ter aquelas máquinas automáticas incríveis que fazem todo o processo sozinhas e lhe entregam a roupa perfeitamente passada e dobrada, a solução é aprender a passar roupa do jeito mais fácil para agilizar o trabalho e ter um ótimo resultado.

13 Dicas para passar roupa com ferro corretamente

As recomendações para passar roupa corretamente com o ferro já começam antes do momento de passar. A preparação das roupas desde o momento em que as coloca no varal para secar pode ajudar muito para acelerar o processo e deixar a roupa lisinha. Veja as dicas.

Cuidados antes de passar roupa

cuidados a ter antes de passar roupa
Crédito: Toda Sua Roupa

Preste atenção nos detalhes sobre passar roupa, pois tudo contribui para que você fique o menor tempo possível na frente da tábua. Até mesmo os detalhes que você nem imagina. Veja só.

1. Sacuda as peças antes de estendê-las

O hábito de sacudir as peças antes de colocar no varal é importante para que não fiquem amarrotadas. Se ficarem, vão secar amarrotadas e aí será muito mais trabalhoso de desamassar com o ferro. Então sacuda para deixar a peça bem solta. Assim também vai ajudar a secar mais rápido.

2. Não esgarce as peças ao estender

Depois de ter dado algumas boas sacudidas na peça de roupa, coloque-a no varal sem esticar demais e sem deixar o pregador muito apertado. Se fizer isso, ela vai secar esticada e depois não há ferro que faça voltar ao normal. Dependendo do tecido, nem mesmo lavar de novo vai resolver. Então, tenha delicadeza e deixe a peça ficar pendurada no seu formato natural. Coloque o pregador de modo que mantenha a peça no lugar, mas que fique frouxinho.

3. Não esqueça a roupa no varal por dois dias

Não é porque o sol está rachando lá fora que vai ser bom para as roupas ficarem bem sequinhas. Tudo tem limite. Você não deve deixar as roupas no sol mais tempo do que o necessário ou elas ficarão duras. Se isso acontecer também vai ser um pouco mais demorado para passá-las.

4. Dobre as roupas antes de passar

Assim que recolher as roupas do varal, nada de amontoar tudo de qualquer jeito em cima da cama ou de uma cadeira. A menos que goste muito passar roupas e não se importe em ficar um bom tempo tentando desamassá-las. Ao invés disso, dobre com cuidado cada peça ou, se possível, coloque no cabide, para que elas fiquem o mais lisas possível até a hora de passar. Principalmente se for levar alguns dias para passar, quanto mais tempo a peça ficar amarrotada, pior vai ser.

5. Separe as peças por etiqueta

Não se esqueça de observar a etiqueta das peças. Isso é importante porque algumas roupas realmente não pode ser passadas com o ferro, então evita estragá-las. Para essas, procure deixá-las no cabide ou com uma dobra bem caprichada, já que vai usar assim mesmo, sem passar.

Para algumas peças também são recomendadas temperaturas específicas, então separe de modo que vai lembrar quando precisar regular a temperatura do ferro. É um cuidado que vale a pena para não acabar queimando aquela blusa novinha.

6. Facilite sua vida para a hora de passar roupa

Assim que estiver dobrando as peças retiradas do varal, organize a pilha de roupas por ordem de dificuldade, deixando as mais difíceis no topo. Assim, quando chegar no final e já estiver cansando, terá apenas as mais fáceis para fazer. E as peças mais difíceis e duras, que necessitam de mais atenção e um pouquinho de força, serão as primeiras, quando você ainda estiver com mais disposição.

7. Pode fazer o contrário da dica anterior

Por outro lado, o ideal é que você passe primeiro as peças mais delicadas, que necessitam que o ferro esteja em uma temperatura mais baixa. Para o final ficam as peças mais pesadas que necessitam de temperatura mais quente. Pode ser que assim o processo seja mais rápido, então entre essa opção e a anterior, só precisa escolher a que você achar melhor. Pense pelas duas perspectivas.

Cuidados enquanto estiver passando roupa

cuidados a ter enquanto passa roupa
Crédito: Consumidor Moderno

Agora, os cuidados para ter enquanto está passando roupa, com o mesmo objetivo de acelerar o processo e também para evitar acidentes. Veja só:

8. Encha o reservatório de água do ferro

O primeiro passo, se o seu ferro for a vapor, é encher o reservatório dele com água antes de ligá-lo na tomada. Outro lembrete importante é que nesse reservatório deverá colocar apenas água pura, nunca misture qualquer outro líquido, não importa qual seja. Qualquer coisa diferente de água que queira aplicar na peça, deverá ser aplicado diretamente nela.

9. Preaqueça o ferro

Enquanto você ainda estiver alguma coisa para terminar de fazer antes de começar a passar a roupa, já ligue o ferro com uns minutinhos de antecedência para ir esquentando. Mas jamais deixe-o em um local perto das crianças ou animais de estimação. Só faça isso se não tiver pequenos em casa ou se tiver um quarto que vá ficar fechado.

10. Faça bom uso do amaciante de passar

Quando começar a passar roupa, sempre que pegar uma nova peça para passar, borrife um pouco de amaciante especial para isso. Ele ajuda a desamassar a peça e deixa mais cheirosa. Só cuidado para não passar demais e acabar demorando mais para conseguir secá-lo com o ferro.

11. Proteja tecidos delicados

Para passar roupa de tecidos muito delicados, que possam ser passados, o primeiro passo é usar a temperatura correta recomendada. Mesmo assim, vale ter um cuidado extra. Coloque uma fronha ou toalha de louça limpa entre o ferro e a peça para proteger.

12. Não passe o ferro em cima de zíper e botão

O ferro é feito para os tecidos. Então, tenha o cuidado de não passá-lo por cima dos zíperes e botões. Para isso é que existe a borda salva botões, para que você possa passar o ferro rente ao botões sem passar por cima deles.

13. Fique de olho na água

Se estiver passando muita roupa ou estiver utilizando um nível de vapor mais intenso, lembre-se que o reservatório é pequeno e a água vai acabar. Então, quando acontecer, retire o ferro da tomada e encha o reservatório. Fique de olho nisso.

Como passar camisa

como passar camisa social
Crédito: Tudo Gostoso

A camisa social é um dos tipos de peça mais difíceis de passar até que pegue prática. Então, se você não tem essa prática, veja as dicas sobre a ordem de partes que deve passar para que a peça fique bem lisinha.

A primeira dica é já estender a peça no varal estando no cabide. Sacuda bem e pendure no cabide de modo bem ajeitadinho. Assim ela vai estar muito mais fácil de passar.

Na hora de passar, tire a camisa do cabide e comece pelo lado de fora da gola. Esse lado não vai aparecer na hora de usar. Depois faça uma dobra e apenas dê uma passada bem de leve na parte interna para fazer o acabamento, sem encostar no tecido.

Depois passe os punhos. Seguindo a mesma lógica da gola, passe pelo lado que não vai aparecer na hora de usar. Nesse caso, o lado de dentro. Abra o botão e passe.

Feito isso, passe a manga. Pegue com uma mão no punho e outra no ombro, alinhando a costura para passar a manga na marca correta. Assim o tecido vai ficar liso e bem certinho. Ajeite com as mãos até sentir que o tecido não tem mais enrugados. Então passe o ferro de fora para o centro, no sentido da trama do tecido.

Feitas as mangas, passe a área dos ombros, encaixando essa parte na borda da tábua. Que é arredondada justamente passa auxiliar nesses casos.

Depois dos ombros fica mais fácil. Passe as duas partes da frente, de um lado e de outro, colocando uma de cada vez sobre a tábua, com a camisa aberta. Depois finalize passando as costas e volte a pendurar no cabide, fechando o primeiro botão.

Como passar calça

como passar calça social
Crédito: Alto Astral

As calças jeans são mais fáceis de passar do que as sociais, que amassam com muito mais facilidade. Então, veja a seguir como passar uma calça social.

Comece virando a calça do lado avesso. A razão disso é para desamassar os forros dos bolsos. Coloque a calça na extremidade da tábua e passe os bolsos e a cintura. Deslize a peça para fazer do outro lado.

Agora vire a calça do lado direito. Dobre a peça ao meio juntando os passantes da parte da frente. Assim irá manter as dobras naturais que ficam nas partes da frente e de trás das pernas. Com a calça dobrada ao meio, estique-a sobre a tábua e abra para que uma das pernas vá para trás e possa passar a outra que está sobre a tábua.

Se o tecido for muito delicado, coloque sobre ele um pano ou fronha fina e então passe, no sentido da trama do tecido, de baixo para cima. Depois repita para a outra perna. Para fazer o acabamento sem usar o pano de proteção, apenas passe o ferro perto da peça, mas sem encostar. Depois mantenha a calça dobrada no sentido do vinco e coloque-a em um cabide.

Como passar vestido

como passar vestido rodado
Crédito: Lojas KD

Há diferentes tipos de vestidos, mas os mais difíceis de passar são aqueles mais rodados, com muito tecido da cintura para baixo.

Em primeiro lugar você deve ajustar a temperatura do ferro para o tipo de tecido. Depois, comece passando pela parte rodada. Coloque o tecido aberto sobre a tábua, nunca deixando duas partes uma sobre a outra. A ideia é ir passando e rodando a peça sobre a tábua. Comece de baixo para cima, no sentido das tramas do tecido.

Depois de fazer a parte rodada, passe a parte de cima, na frente e atrás, também no sentido das tramas do tecido. Em seguida, o ideal é pendurar no cabide para manter a parte rodada bem lisinha.

Dicas de segurança

dicas de segurança ao usar ferro de passar
Crédito: Lavanderia Water Clean

Não abandone a tábua com o ferro ligado. A dica de deixar o ferro ligado alguns minutos só vale para antes de começar a passar roupa. Jamais deixe o ferro em cima de uma peça de roupa e saia de perto. Vai queimar!

Sempre que precisar soltar o ferro, coloque-o na grade própria para ele. E evite fazer isso enquanto estiver passando a roupa, pois pode acabar deixando-o no lugar errado sem querer.

Aqui também vale relembrar a dica de que nunca deve encher o reservatório de água do ferro com ele ligado na tomada. Desligue-o, complete o reservatório e ligue-o novamente. Água e eletricidade não combinam.

Tipos de ferro

Antigamente as mulheres tinham muito mais dificuldade ao passar a roupa, pois os ferros eram mesmo de ferro, bem pesados e aquecidos com brasa quente. Praticamente um trabalho braçal pesado.

Hoje em dia há tantas opções de ferros para facilitar o processo de passar roupa que é bom você saber diferenciar os principais para escolher o que melhor satisfaz suas necessidades. Veja quais são as principais, entre opções a vapor e a seco.

1. Ferro de passar a seco Black&Decker VFA

como passar roupa Ferro Black&Decker VFA
Crédito: Magazine Luíza

Se você gosta do ferro para passar roupa somente a seco, esse é um modelo que está há anos no mercado e continua satisfazendo. Ele atinge temperaturas bem altas e é recomendado para desamassar jeans e algodão. É durável, simples de usar e não custa muito caro. A média de mercado é de R$ 50.

2. Ferro de passar a seco e a vapor Mondial F-22

como passar roupa Ferro Mondial F-22
Crédito: Magazine Luíza

Esse é o ferro recomendado para levar para viagem. Se você viaja a negócios ou usa muitas roupas que amassam com facilidade, é bom ter um desse na mala, que é a seco e também a vapor e bem mais leve do que o modelo anterior. Tem o benefício da funcionalidade vapor vertical para passar sem precisar tirar do cabide. Naturalmente o preço sobe um pouco, ficando entre R$ 80 e R$ 90 em média.

3. Ferro de passar a seco e a vapor Oster Ultra Care 6206

como passar roupa Ferro Oster Ultra Care 6206
Crédito: Magazine Luíza

Esse modelo é de uma marca com boa reputação no mercado, a Oster. Ele tem um sistema anticalcário, prevenindo o acúmulo de minerais nas saídas de vapor. Também conta com jato de vapor multiuso, vaporizador na vertical e botão de spray. Seu preço gira em torno de R$ 107 a R$ 113.

4. Ferro de passar a seco e a vapor Philips-Walita RI2042

como passar roupa Ferro Philips-Walita RI2042
Crédito: Magazine Luíza

Essas marcas certamente você conhece e é provável que confie. Esse é um ferro com revestimento moderno, com base em cerâmica, resistente aos arranhões e com ótimo deslizamento sobre as peças. Tem uma ponta bem fina e também o sistema anticalcário e de vapor vertical. Custa em torno de R$ 145.

5. Ferro de passar a seco e a vapor Arno Ultragliss 64

como passar roupa Arno Ultragliss 64
Crédito: Magazine Luíza

A Arno também é uma marca de renome no mercado de eletros. Esse é um ferro mais robusto, bem deslizante sobre as peças, evitando que o tecido grude. Tem controle de temperatura e do jato frontal de vapor, ajudando a desamassar os vincos mais difíceis. Possui função de desligamento automático para o caso de você se distrair. A média de preço é de R$ 160 a R$ 170.

Como conservar o ferro de passar

como conservar ferro de passar
Crédito: Pixabay

O seu ferro de passar roupa também precisa de limpeza de vez em quando, mesmo que só use por cima de roupas limpas. Essa limpeza serve para conservá-lo em bom estado por mais tempo e para remover os resíduos que podem ficar nas saídas de vapor, entupindo-as.

A dica é que, pelo menos uma vez por mês, você faça uma solução com ⅔ de um copo de água com ⅓ de copo de vinagre branco e limpe a base do ferro usando um pano ou esponja. Depois limpe com um pano macio e seco. E sempre que acabar de usar o ferro, esvazie o reservatório da água que sobrou.

Veja também como tirar mancha de desodorante da roupa.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

22 Comments Leave a Reply
  1. Faltou mostrar como passar as mangas das camisas e blusas sem deixar aquela marca horrível. E também seria bom se falasse sobre as marcas de ferros. E sobre aqueles que passam a vapor no cabide e passam cortinas. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

alimentos bons para o fígado
15 Alimentos bons para o fígado
como usar touca térmica
Benefícios e como usar touca térmica nos cabelos