seborreia
Designed by Freepik
em

Seborreia: o que é, causas e tratamentos

A seborreia, chamada pelos médicos de dermatite seborreica, é uma predisposição genética. Veja como identificar.

Problemas nos cabelos e no couro cabeludo são realmente incômodos. Além de causarem coceira e irritação na pele, ainda afetam a aparência, deixando os cabelos com aspecto sujo e fraco. Entre esses problemas está a seborreia.

Já ouviu falar? Ela é uma irmã da caspa, mas que tem uma causa principal diferente. Veja o que faz a seborreia acontecer e como é possível tratar.

O que é seborreia?

A dermatite seborreica, que é popularmente conhecia como seborreia, não é um tipo de micose, não é transmissível e nem é causada por falta de higiene.

Ela ocorre em pessoas que têm uma predisposição genética a aumentar a oleosidade da pele. Mas então, existem fungos que se alimentam desse excesso de oleosidade, dando origem às lesões (manchas avermelhadas e escamosas) da seborreia.

Pelo fato de ser uma predisposição genética, a dermatite seborreica é uma condição crônica, ou seja, não tem cura, apenas tratamento para controle que deve ser levado ao longo da vida.

Por que aparece a seborreia?

Como a seborreia tem a mesma causa da caspa, que é a oleosidade, apesar da predisposição genética, ela pode ser desencadeada pelos mesmos fatores, que são:

 

 

Tratamentos para seborreia

Considerando as causas da seborreia e o fato de não ter cura, o tratamento é para o controle da oleosidade da pele do corpo todo, incluindo do couro cabeludo. Neste aspecto, os cuidados são:

  • Lavar os cabelos com frequência, evitando excesso de produtos e água quente;
  • Ter uma alimentação saudável, evitando alimentos oleosos;
  • Fazer uma limpeza na pele todos os dias antes de dormir;
  • Evitar bonés e chapéus;
  • Usar xampu anticaspa pelo menos três vezes por semana;
  • Não usar cremes ou outros modeladores perto da raiz dos cabelos;
  • Usar sabonete para controle de oleosidade na pele do rosto;
  • Manter visitas regulares ao dermatologista para auxiliar no controle da seborreia.

Diferença entre caspa e seborreia

A seborreia é considerada um tipo mais grave de caspa e acontece quando há um desequilíbrio da oleosidade do corpo, o que é uma predisposição genética.

Enquanto a caspa solta pequenos folículos de pele morta do couro cabeludo e tem cura, a seborreia solta pedaços maiores de pele por causa do excesso de oleosidade.

Como existem fungos na pele que vão se alimentar dessa oleosidade, eles causam manchas avermelhadas que coçam e podem aparecer também em outras partes de corpo que são mais oleosas.

Dica: Tratamento natural para seborreia

Além de todos os cuidados recomendados acima, quando consultar seu dermatologista, pergunte se você pode aplicar o tratamento caseiro com ingredientes adstringentes, antifúngicos e anti-inflamatórios, junto com o que ele recomendar. Veja a receita:

As dicas deste artigo não substituem uma consulta ao médico. Se tiver algum sintoma de seborreia, procurar seu médico deve ser a primeira atitude a tomar.

Para obter os efeitos desejados, mantenha uma vida saudável, se alimentando bem, tendo boas noites de sono e praticando exercícios físicos regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

caspa

Caspa: o que é, causas e como eliminar

receita de calzone

Receita de calzone: tradicional com 5 tipos de recheio