em

8 dicas para uma boa saúde oral

Você deve preocupar-se com a higiene dos seus dentes, fazendo-a frequentemente e bem executada. Leia tudo até ao fim e saiba como ter uma boa saúde oral!

Na verdade, você deve ter a teoria toda, no que diz respeito ao tratamento dos seus dentes. Seja pelo dentista ou através de alguma leitura que faz, já deve estar informado de algumas regras da boa higiene oral. Ou seja, passar a escova na língua, usar o fio dental, lavar os dentes pelo menos três vezes diárias e evitar doces é fundamental para uma boa saúde oral.

Cuidar da sua higiene dentária é um ritual diário, que vai afastar doenças sérias e, num cenário menos grave, pequenos incômodos como mau hálito, por exemplo. Na verdade, com a acelerada rotina diária, por vezes, escovar os dentes é esquecido. No entanto, faça por escovar os dentes sempre que possível, nem que tenha de transportar com você para todo o lado a sua escova dentária. Acredite que a sua saúde oral agradece.

Problemas mais comuns causados pela falta de higiene que estão a afetar a sua saúde oral

escovar-dentes

1. Dente quebrado

Se tem algum dente quebrado, saiba que ele torna-se mais sensível à ação das bactérias e do açúcar, o que pode levar a que adoeça com mais facilidade.

2. Fio dental

Use fio dental sempre que necessário e no local que lhe for possível. Para facilitar, transporte ele com você. Caso tenha sangramento, quando passar o fio dental em seus dentes, pode indicar gengivite ou que está usando força excessiva. Por isso, limpe os seus dentes com fio dental, de forma mais suave.

3. Tártaro

Trata-se de ter uma placa bacteriana no sorriso, já em forma adiantada. Ora, esta placa é caracterizada por uma camada de tom branco, cobrindo a sua dentição, que virará tártaro se não escovar os seus dentes de forma adequada. Ou seja, as bactérias viram matéria sólida. Já o tártaro, ele é formado por poros que retém os alimentos.

4. Visite seu dentista

Não deixe de consultar o seu dentista, para vigiar de perto a sua saúde oral. Só ele pode fazer certos diagnósticos, como o do tártaro. Fazendo visitas regulares a este profissional, a saúde dos seus dentes estará mais assegurada.

Veja também: Como clarear os dentes em casa

5. Retração gengival

Este episódio acontece quando a gengiva é corroída, derivado à idade ou força em demasia. Faça por escovar os seus dentes, gentilmente.

6. Deixe de fumar

Fumar não só arruína os seus dentes, como pode provocar outros problemas de saúde bem sérios. Ainda a nível oral, a língua pilosa parece estar relacionada com o tabaco. Não há comprovação mas, 90% dos pacientes que foram diagnosticados com este doença, eram dependentes do tabaco.

7. Utilize flúor

Pastas dentárias com flúor são as que deve preferir. Note que o flúor evita o aparecimento de cáries.

8. Cáries

As cáries são causadas por falta de escovação adequada e excesso de açúcar. Elas acabam por desgastar o dente. Por isso, melhore a sua rotina de escovação de dentes ou recorra ao dentista para tratar este problema.

Posto isto, ficou com uma ideia do que pode acarretar para a saúde e beleza dos seus dentes. Daí estar na hora de tratar de ter uma higiene oral mais frequente e ajustada aos seus hábitos alimentares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comece a fazer isto e a sua cara vai parecer mais nova 10 anos. Resultados imediatos!

7 dicas para educar! Se a educação do seu filho o preocupa, não deixe de ler este artigo!