em

Samambaia: como cuidar e plantar

Tomando os devidos cuidados você pode ter uma linda samambaia até em apartamento. Veja o passo a passo.
samambaia
Crédito: Pixabay

Cultivar plantas em casa é uma verdadeira terapia para o corpo e a mente, além de deixar o ambiente mais bonito e agradável. Se você concorda, mas ainda não tem uma samambaia plantada no seu jardim ou num vaso dentro de casa, veja agora como plantar e cuidar dessa eu que é uma das plantas mais antigas de que se tem registro.

A samambaia é uma planta ornamental muito popular que não produz sementes nem flores. Ela se reproduz pelos esporos, que são aquelas bolinhas marrons que ficam espalhadas pelas folhas.

Existem muitos tipos de samambaias, mas basicamente essa planta gosta de locais com sombra, luminosidade e umidade no ar. Por isso que é tão fácil cultivá-las dentro de casa. Veja como cuidar de uma samambaia e comece o seu cultivo.

Como cuidar de samambaia

Os cuidados com a samambaia são principalmente quanto ao excesso de umidade, que não pode acontecer, mas ao mesmo tempo a planta necessita estar sempre úmida. Então siga estes passos abaixo:

Passo 1 – Escolha o local adequado

Você pode colocar sua samambaia em uma janela ou no meio de um cômodo que tenha iluminação indireta, sem deixar que o Sol fique batendo nela por muito tempo.

Pode também pendurar na varanda para que ela fique na sombra pegando um ventinho constante ou mesmo pendurá-la embaixo de uma árvore que tenha no seu jardim.

Passo 2 – Mantenha a samambaia úmida

Falamos anteriormente que a samambaia precisa estar sempre úmida, então é importante você borrifar um pouco de água nela algumas vezes ao longo do dia.

Se for uma época muito seca e quente, coloque um recipiente com água embaixo do vaso dela para que a água evapore, mas sem encostar na raiz.

Também pode plantá-la em um vaso duplo, onde no de baixo você vai botar água e cobrir musgos e no de cima vai plantar a samambaia na terra, que vai ficar sempre úmida.

Se ela estiver plantada no jardim e o ambiente for úmido não é necessário regar sempre, somente nas épocas mais secas.

Passo 3 – Cuide da temperatura

Apesar de não ser recomendado que a samambaia fique no Sol ela gosta de clima quente, então você deve protegê-la dentro de casa quando estiver muito frio. Entre 15 e 21 graus é o ideal.

Passo 4 – Adube todo mês

A adubação mensal só deve começar após 6 meses do plantio. Existem adubos feitos especialmente para as samambaias, que podem ser granulados ou líquidos.

Se você quiser fazer um adubo caseiro, a planta precisa de bastante cálcio, então utilize farinha de osso, torta de mamona e cascas de ovo trituradas, tudo em partes iguais, e espalhe pela superfície da terra do vaso.

Passo 5 – Manutenção

É comum que ao longo do tempo algumas folhas da samambaia escureçam e sequem, o que também pode acontecer por causa de algum fungo. Sempre que notar alguma folha seca, remova e deixe apenas as sadias.

Observe também se há bichinhos nas folhas, e se tiver, tire-os com a mão, sem usar veneno. Para evitar o aparecimento de pulgão, fungos e ácaros, borrife calda de fumo, calda bordalesa ou aplique carvão em pó para expulsá-los da planta.

Passo 6 – Troca de vaso

Se a sua samambaia crescer bastante, talvez seja melhor aumentar o tamanho do vaso. Para fazer isso você só precisa tirar a planta de um vaso, com cuidado para preservar as raízes, e colocar em outro maior com terra nova e musgo novo.

Se quiser também pode retirar a planta do vaso e separar em mais brotos para colocar em vasos menores.

Como plantar samambaia?

Para começar o cultivo da samambaia você vai comprar uma mudinha que vai estar em um vaso com substrato, que é o substituto da terra.

Mas como esse composto não retém a umidade nem os nutrientes de que a planta precisa, você deve replantá-la assim que chegar em casa, pois no substrato ela não sobrevive mais do que um mês.

Passo 1 – Escolha o vaso

Na hora de escolher o vaso ideal para sua samambaia tome cuidado em optar por um que mantenha a umidade. Por exemplo, se escolher um vaso de cerâmica, vai precisar colocar um impermeabilizante dentro dele para que o próprio material não absorva toda a umidade.

Passo 2 – Escolha a terra

Quando for comprar sua mudinha de samambaia, escolha também uma terra com condicionador de solo classe A, pois ele é orgânico e é ótimo para manter a umidade da planta. Eles também possuem os nutrientes que a planta precisa para crescer forte e saudável.

Passo 3 – Coloque a planta no vaso

Antes de retirar a samambaia prepare o vaso para fazer a drenagem da água e evitar que a planta morra encharcada.

Para isso, se o vaso não tiver furinhos, faça você mesmo alguns furos no fundo para a água escoar. Em seguida, coloque uma camada de 5 centímetros de pedra brita, seixos, argila expandida ou outro material com esta finalidade.

Depois, complete o vaso com o condicionador classe A, faça um buraquinho no centro para caber o torrão das raízes da samambaia e cubra com a terra, deixando a muda bem firme. Agora que está plantada é só seguir os passos sobre os cuidados necessários.

Tipos de samambaia

São milhares de espécies de samambaias espalhadas pelo mundo, pois essa planta tem milhões de anos e com o tempo foi se diversificando. Mas agora vamos mostrar a você as mais comuns, e que provavelmente uma delas será a sua escolhida para cultivar.

Asplênio

samambaia asplênio

Chifre de veado

samambaia chifre de veado

Renda portuguesa

samambaia renda portuguesa

Americana

samambaia americana

Samambaiaçu

samambaiaçu

Outras plantas ornamentais para ter em casa

Além da samambaia, veja no vídeo abaixo ideias de outras plantas que podem ser cultivadas dentro de casa ou no seu jardim e inspire-se para fazer um cultivo bem variado:

Crédito das imagens: Flores e Folhagens

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
flor-de-maio
Aprenda a cultivar e manter a flor-de-maio em casa
organizar fios e cabos
10 ideias para organizar fios e cabos e deixar o ambiente mais agradável