flor-de-maio
Crédito: Wikimedia
em

Aprenda a cultivar e manter a flor-de-maio em casa

Essa linda e delicada flor pode ser cultivada na sua casa, basta ter alguns cuidados que vamos ensinar a seguir.

As flores trazem vida e alegria para qualquer ambiente. Deixam tudo mais cheiroso e nos aproximam do contato com a natureza da qual às vezes nos afastamos. Algumas são tão delicadas e detalhadas que ficamos admirando sem ver o tempo passar, como é o caso da bela flor-de-maio, também conhecida como flor-de-seda.

Se você gosta de flores e se sente bem na presença delas, talvez devesse começar a cultivá-las na sua casa. Hoje, vamos mostrar o que você precisa fazer para cultivar a flor-de-maio e vamos contar uma curiosidade interessante sobre essa planta para que você goste ainda mais dela.

Como cultivar flor-de-maio

A flor-de-maio é uma planta de origem brasileira, da região da Amazônia, que floresce no outono especialmente entre abril e maio, diferente da maioria, o que responde a origem do seu nome.

Portanto, é uma companhia colorida para os dias cinzas. Você pode cultivá-la dentro de casa ou no jardim, pendurada em árvores.

Para começar o cultivo de flor-de-maio você vai precisar de:

  • Muda de flor-de-maio: 1;
  • Terra vegetal: Um saco;
  • Vaso com 10 centímetros de diâmetro, pelo menos;
  • Substrato para mudas com pH neutro.

Passo 1 – Escolha do local

Com os materiais em mãos, leve em consideração que a flor-de-maio prefere temperaturas acima dos 12 graus e locais com sombra, mas muita luminosidade.

Ela não pode ficar nem só no Sol, nem só na sombra. Então escolha um local com essas características para fazer o plantio.

Passo 2 – Prepare o vaso

A flor-de-maio cresce até 30 centímetros, podendo ter um caimento para baixo. Nesse caso, compre um vaso com corrente que possa ficar pendurado na parede.

Depois, forre o vaso com areia e pedras porque a planta precisa de um solo bem drenado para vingar. Complete com a terra vegetal e o substrato.

Passo 3 – Plante

Com o vaso preparado, o próximo passo é abrir uma covinha no centro para acomodar a muda. Coloque-a no buraco e cubra com terra, sem pressionar. Regue a terra, mas sem exagerar.

Com estes três passos sua flor-de-maio já está plantada. Agora você precisa cuidar dela direitinho para que floresça.

Como cuidar da planta?

Os cuidados com a sua flor-de-maio começam por não deixar que o solo onde ela foi plantada fique molhado em excesso ou ela irá morrer.

Ele precisa estar sempre úmido, então todos os dias você deve observar a plantinha e acompanhar seu desenvolvimento, mas só deverá regá-la cerca de duas vezes por semana.

Quando chegar perto do outono é o período de pré floração da flor, então você pode utilizar adubo rico em nutrientes para que ela floresça mais saudável e bonita.

Entre o outono e início do inverno, aumente um pouco a frequência das regas e da alimentação com substratos, dando à planta fontes de cálcio que podem ser pó de ossos animais ou cascas de ovo secas e esfareladas.

E se caírem as folhas?

Após a floração, não estranhe se as folhas começarem a cair. Isso ocorre porque ela está “cansada” após o processo de crescimento, então pode ficar fraca e murcha. Apenas continue dando os nutrientes que ela precisa para voltar a se fortalecer.

Se você perceber que a planta murchou antes do período esperado, ou seja, após a floração, é provável que ela esteja com excesso de umidade. Tome cuidado para não regá-la demais e mantenha os substratos para que ela volte a viver.

Outra possível razão das flores murchas são doenças que podem acometer a planta, como fungos. Nesse caso, observe as partes apodrecidas e corte-as. Então, fortaleça a planta trocando o substrato e mantendo-a em local arejado, sem excesso de Sol, de sombra ou de vento.

A cada 3 anos de plantio o ideal é você trocar a flor de vaso, colocando tudo novo: terra, substrato, reiniciando o processo para que ela floresça com mais força.

Curiosidade sobre a flor-de-maio

Você sabia que a flor-de-maio é considerada um cacto e também uma suculenta? Por essa razão ela faz parte do grupo dos cactos coloridos.

A planta chega a medir 30 centímetros de altura e certamente vai atrair beija-flores para o seu jardim, pois esses pássaros adoram polinizar a flor-de-maio.

As flores são normalmente em tons de rosa, mas também podem ser encontradas brancas, amarelas, violetas e alaranjadas.

Dica: Veja mais dicas para o cultivo da flor-de-maio

Com essas orientações que você leu já é possível cuidar bem da sua flor e vê-la florescer todos os anos, mas como nós sabemos que informação nunca é demais e quem está interessado em um assunto não se cansa de estudar sobre ele, veja no vídeo abaixo mais algumas dicas de cultivo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
isolamento acústico residencial

Isolamento acústico residencial: Como e por que fazer?

samambaia

Samambaia: como cuidar e plantar