com cuidar de Samambaia chorona
Crédito: PxHere
em

Samambaia chorona: aprenda a cuidar dessa linda pendente

Essa planta fica maravilhosa em qualquer lugar mais alto da sua casa, com boa luminosidade e umidade constante

Publicidade

Muitas espécies de samambaia são nativas do Brasil, inclusive a Polypodium persicifolium, popularmente chamada de samambaia chorona ou samambaia de metro devido ao comprimento dos seus caules pendentes.

Essa samambaia é uma planta perene, herbácea, com uma linda folhagem verde que pode atingir 2 metros de comprimento. É perfeita para pendurar em lugares altos e complementar a decoração com muita suavidade. Veja quais são as principais dicas de cultivo.

Publicidade

Como cuidar da samambaia chorona

Os cuidados com a samambaia chorona são simples quando você a coloca em um lugar adequado, que favoreça o desenvolvimento saudável da planta.

Regas

Samambaia chorona regas
Crédito: Reprodução

As samambaia chorona, por ser uma planta tropical, gosta de estar sempre úmida. Você pode usar um borrifador para molhar suas folhas todo dia de manhã bem cedo. A borrifada deve ser a uns 15 centímetros de distância da planta e não precisa ser exagerada, só para mantê-la umedecida. No substrato, regue quando notar que a superfície está começando a secar.

Publicidade

Substrato

O substrato ideal para a samambaia chorona é uma mistura de terra vegetal com húmus de minhoca e uma parte de areia de construção para deixar mais leve. Jamais use areia de praia, pois é salgada e o sal mata as plantas.

Luminosidade

Na mata, a samambaia chorona fica protegida pelas árvores maiores e não pega sol direto, apenas luz filtrada. Na sua casa, deve reproduzir esse ambiente, deixando que ela pegue um sol mais fraco, indireto, mas bastante claridade.

Ventilação

samambaia chorona aguenta vento
Crédito: Reprodução

Essa dica é um cuidado importante. A samambaia não gosta de correntes de vento. Escolha para ela um local que não tenha ventos fortes.

Publicidade

Inclusive, escolha um local definitivo para sua planta, sem ficar mudando ela de lugar. As plantas gostam de se adaptar a um local para poderem se desenvolver melhor. Se a sua samambaia estiver definhando, pode ser por excesso de trocar de lugar.

Podas

As podas podem ser feitas apenas para limpeza, quando notar folhas velhas, murchas e alguma erva daninha que pode crescer no substrato, principalmente quando você usar terra do seu jardim.

Adubação

samambaia pendente como cuidar
Crédito: Reprodução

Coloque 1 colher de chá de carvão vegetal triturado no substrato da planta, que é rico em nutrientes e vai deixá-la mais viçosa. Pode fazer isso a cada 3 meses. No mais, pode utilizar um fertilizante foliar diluído em água e borrifado nas folhas a cada 15 dias. Quando for aplicar, não precisa fazer a rega foliar, pois o fertilizante já vai deixar as plantas úmidas.

Publicidade

Prevenção de pragas na samambaia chorona

Se notar algum tipo de praga na sua planta, use óleo de neem misturado com água, que é uma solução natural. Em muitas lojas o óleo já vem diluído em um borrifador, pronto para usar. Aplique na planta uma vez por semana, ao longo de um mês, e observe como ela se comporta.

O surgimento de pragas pode ocorrer quando a planta não está no local com luminosidade adequada, quando está recebendo água em excesso ou por falta de nutrientes. Também, se estiver muito próxima de uma planta infectada, então, verifique se outras plantas também podem estar doentes e trate todas ao mesmo tempo.

Exercícios simples para idosos

Exercícios simples para idosos fazerem em casa: tutoriais e dicas

Como evitar que cachorro faça xixi no seu portão

Como evitar que cachorro faça xixi no seu portão