em

Conheça os benefícios do sal grosso

Veja por que o sal fino é mais prejudicial à saúde do que o grosso
sal grosso
Crédito: Pixabay

Muita gente conhece o sal grosso como o tempero principal para carne assada e ingrediente poderoso para purificar ambientes. Bem, na carne o efeito é comprovado, funciona muito bem como tempero. Já no caso da purificação de ambientes, fica por conta da opinião de cada pessoa que gosta de utilizar.

O fato é que ele é extraído da mesma forma que o sal refinado de cozinha, porém ele é integral, ou seja, mais saudável por não passar por tantos processos que removem seus nutrientes. Veja quais são os efeitos da substituição do sal fino pelo grosso na saúde.

Aqui você encontra:

7 Benefícios para a saúde

O sal grosso, tal como o fino, é cloreto de sódio extraído das águas salgadas evaporadas, o que faz ter o formato de pedrinhas. Depois eles passam por processos industriais que os quebram em cristais menores, sendo que o grosso fica maior e, assim, preserva nutrientes que são essenciais para a saúde. Já o fino perde boa parte de seus nutrientes e é misturado com outros ingredientes e conservantes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os adultos devem consumir até 5 gramas de sal por dia, sendo essa uma quantidade equilibrada e saudável. Menos que isso pode gerar deficiência de sódio e, mais do que isso, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como a pressão alta, e doenças de rins, causando as pedras que se formam nesse órgão. Mas focando nos benefícios, veja porque é melhor consumir essa opção na sua rotina.

1. Redução do consumo de conservantes

A substituição do sal fino pelo grosso é benéfica porque o sal fino recebe aditivos químicos no processo industrial, o que acaba fazendo você ingerir elementos desnecessários para o seu organismo. Assim, seus órgãos digestivos precisam se desgastar mais, além de sofrerem mais com a desidratação.

2. Equilíbrio no organismo

Consumi-lo é importante, desde que seja na quantidade recomendada, pois ele ajuda a manter o equilíbrio entre a água e os minerais nas células. Embora sal em excesso deixe o corpo inchaço porque provoca retenção de líquidos, na quantidade certa ele ajuda a reter apenas a água necessária para as funções vitais.

3. Ajuda na digestão

Quando você tempera a comida com sal grosso, sem exagerar, esse ingrediente ajuda a estimular os movimentos do intestino, o que é essencial para uma boa digestão.

4. Reposição de sódio

Pessoas que suam muito, eliminam mais sódio do organismo, que é um mineral importante para a saúde. Então, depois da atividade física, é interessante fazer um lanche saudável e salgado com esse tipo de sal.

5. Mantém a saúde cardíaca

Enquanto o excesso de sal faz mal para o coração, a quantidade equilibrada ajuda a manter o ritmo cardíaco saudável.

6. Auxilia na geração de energia

O sal participa do processo de geração de energia no organismo, atuando no metabolismo dos macronutrientes, que são os carboidratos, as gorduras saudáveis (lipídios) e proteínas. Deixar de comer sal ou comer de menos, faz o corpo se sentir fadigado.

7. Repõe nutrientes no corpo

Em casos de vômito e diarreia é recomendado consumir soro caseiro feito de uma mistura entre água, sal e açúcar, em uma quantidade exata de cada um. Juntos, eles ajudam a repor os nutrientes perdidos pelo vômito e pela diarreia, prevenindo a desidratação e a anemia.

Se você tem qualquer problema de saúde, consulte seu médico para saber qual é a quantidade de sal recomendada para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
limpar camarão
Como limpar camarão com facilidade
tipos de sal
Tipos de sal: qual o mais saudável?