receita sal amargo para limpar o intestino
Crédito: Freepik
em

AmeiAmei

Como tomar sal amargo para limpar o intestino

Embora não necessite de receita para comprar, esse composto deve ser usado com conhecimento do médico

Pessoas de todas as idades correm o risco de sofrer com o intestino preso em algum momento. Mesmo quando não existe uma doença a ser tratada, pode acontecer a dificuldade de ir ao banheiro por alguma mudança na alimentação ou no estilo de vida, por exemplo. Nesses casos, uma das soluções pode ser tomar sal amargo para limpar o intestino. Se nunca ouviu falar desse medicamento, veja a seguir o que é, como usar, cuidados e contraindicações.

Como limpar o intestino com sal amargo

instrução de como usar sal amargo para limpar o intestino
Crédito: Catarinense Pharma

O sal amargo é uma substância vendida nas farmácias à base de sulfato de magnésio, considerado um suplemento mineral. Ele serve para limpar o intestino preso porque possui ação laxante. Esse mesmo composto também pode ser encontrado pelo nome de sal de Epsom.

Ele é um pó que vem em sachês, geralmente dentro de uma embalagem com 50 sachês de 15 gramas cada. Veja o modo de uso:

Momento ideal para tomar

A principal recomendação na bula do sal amargo é que ele seja ingerido pela manhã, antes do café, ainda em jejum.

Como preparar

Dilua o sal amargo em um copo com 250 mililitros de água. Não é preciso esperar que uma infusão aconteça, apenas misturar com uma colher e beber na hora o conteúdo todo do copo.

Quantidade a ser ingerida

Recomenda-se que adultos façam uso de uma quantidade que pode variar de 5 gramas (1 colher de chá) a 30 gramas (2 colheres de sopa), conforme a necessidade. Se não souber qual é essa necessidade, deve começar pela dose mais baixa e aguardar algumas horas para ver o resultado.

Para as crianças, a dose recomendada é de 0,1 a 0,25 gramas por quilo de peso corporal. Antes de oferecer o sal amargo para os pequenos, deve consultar o pediatra para ter certeza de que a causa da prisão de ventre só pode ser resolvida dessa forma ou se existe algum outro problema causador da prisão de ventre para tratar.

Indicações do sal amargo

De acordo com a bula do sal amargo, esse produto pode ser usado por adultos saudáveis (sem doenças intestinais ou do fígado) e crianças a partir dos 2 anos.

Além do efeito laxante ele também serve para repor o sulfato de magnésio no organismo e tratar deficiência de magnésio, dores musculares e articulares.

Embora não seja necessário ter receita médica para comprar, deve ser usado com conhecimento do médico, pois há riscos de complicações e tem contraindicações.

Cuidados a ter e contraindicações

O sal amargo precisa ser usado com muita cautela, seguindo as instruções da bula. Ele é contraindicado para crianças com doenças paristárias no intestino, pacientes com disfunção renal, pessoas com obstrução intestinal crônica e casos de colites.

O uso contínuo desse fármaco pode resultar em diarreia crônica e, consequentemente, em desequilíbrio eletrolítico que é a falta ou excesso de água no organismo.

Não é recomendado para crianças com menos de 2 anos. Não utilizar por mais de 2 semanas e respeitar a dose recomendada na bula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como desencolher roupa

Como desencolher roupa com 2 técnicas que funcionam

remédio para alcoolismo

Remédio para alcoolismo existe? Essa doença tem cura, veja como