em

Como fazer sabonete de glicerina

Aprenda uma receita simples e natural, com babosa e mel, para hidratar a pele e economizar
receita sabonete de glicerina
Crédito: Pxhere

Praticamente todos os sabonetes que você compra contêm glicerina na composição. Essa substância contribui com a consistência do produto, a formação de espuma e também com o efeito umectante na pele. E o mais interessante é que você pode fazer sabonete de glicerina em casa. Veja o passo a passo e quais os benefícios.

Como fazer sabonete de glicerina caseiro passo a passo

como fazer sabonete de glicerina
Crédito: Pxhere

Para fazê-lo precisa ter em mente que se trata de um produto de higiene e que, mesmo sendo artesanal e natural, pode provocar reações adversas. Então, essa receita não considera todas as exigências da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que são necessárias para comercialização do produto. Faça como teste, para uso pessoal, e vá adquirindo mais conhecimento técnico caso queira comercializar. Veja o que precisa para uma receita simples.

1. Escolha a glicerina

Você pode comprar a base glicerinada em lojas especializadas. Só precisa ter muita atenção na qualidade do produto, procurando pela glicerina mais pura possível.

Muitas delas são bases com pouca glicerina e ingredientes nocivos à pele. Se preferir, compre sabonetes de glicerina pura e derreta-os para fazer os seus em maior quantidade.

2. Compre os demais ingredientes

São poucos ingredientes que vai precisar para fazer o seu sabonete caseiro. Mesmo sendo poucos, preze pela alta qualidade. Ele é natural, com a maior parte dos ingredientes que você já deve ter em casa.

Ingredientes

Base glicerinada ou sabonetes de glicerina neutros: 500 gramas;
Mel puro: 4 colheres (sopa);
Gel de babosa: 4 folhas;
Azeite de oliva: 100 mililitros;
Raspa de limão: 1 unidade.

3. Separe os utensílios

Para a confecção, vai precisar de uma batedeira, vasilha de vidro, colher de pau e micro-ondas. Também vai precisar de moldes, que podem ser caixas de leite ou suco bem lavadas.

4. Derreta a base glicerinada ou os sabonetes

O primeiro passo é colocar a base glicerinada ou os sabonetes para derreter. Você pode colocar dentro da vasilha de vidro no micro-ondas e ir mexendo a cada minuto ou pode derreter em banho-maria no fogão.

5. Misture os demais ingredientes

Com a base derretida, misture a polpa da babosa, que é o gel que fica dentro da casca, misture também o mel e as raspas da casca de limão.

6. Bata os ingredientes na batedeira

Coloque toda a mistura da vasilha na batedeira, em potência baixa, e vá misturando o azeite morno, que deve ter sido aquecido, mas sem ter deixado ferver. Aos poucos a mistura vai ficando homogênea e muito cheirosa.

7. Coloque a massa no molde

Quando estiver tudo bem misturado, coloque o líquido espesso no molde que preparou. Se for usar uma caixa de leite ou de suco, corte a ponta, pois vai ter que desenformar o sabonete sólido depois.

8. Deixe solidificar

Coloque-o na geladeira e deixe por 24 horas. Quando notar que está completamente sólido, desenforme, corte em barras e envolva em plástico filme para manter conservado.

Benefícios

benefícios do sabonete de glicerina
Crédito: Pxhere

A glicerina é uma substância que pode ser obtida da gordura animal, vegetal ou de derivados do petróleo, que nesse caso é chamada de glicerina sintética. Ela é misturada com uma proporção segura de soda cáustica para oferecer o seu efeito umectante e espessante adequado para ser misturada aos produtos de higiene e cosméticos. Para o seu sabonete, prefira a glicerina vegetal. Veja o que esse sabonete da receita oferece de bom.

1. Hidratante

A composição contribui para manter as moléculas de água da pele protegidas, aumentando a hidratação e reduzindo o ressecamento. Logo, um sabonete de glicerina pura, de boa qualidade e neutro, é recomendado para pessoa com pele seca  até para crianças, pois elas têm a pele normal.

2. Demaquilante

A glicerina age de forma a estimular a atuação dos ingredientes responsáveis pela limpeza no sabonete. Logo, é possível usar um bom sabonete glicerinado como demaquilante. Vale a ressalva: precisa ter certeza de que a glicerina é de alta qualidade e de fonte vegetal.

3. Suavizante

Quando o sabonete de glicerina é feito com todos os cuidados necessários, por quem já tem conhecimento técnico no assunto, ele vai conter uma combinação manteigas, óleos essenciais e extratos vegetais que ajudam a manter a pele suave e hidratada, sem excesso de ressecamento nem de oleosidade.

4. Efeitos do mel e da babosa

O mel e a babosa são dois ingredientes naturais poderosos para a cicatrização e a regeneração da pele. Então eles vão potencializar o efeito da glicerina para ter uma pele mais saudável, bonita e regenerada de feridas pequenas e superficiais.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
modelos unhas decoradas para o natal
15 Modelos de unhas decoradas para o Natal
estrias na gravidez como evitar
Estrias na gravidez: causas e como evitar