Menu

Como fazer sabonete de café

Aprenda a fazer um sabonete de café que vai estimular a circulação, combater a celulite e deixar sua pele mais firme

Crédito: Pixabay

Publicidade

Talvez você não tenha visto muitas vezes um sabonete de café para vender. Mas saiba que ele tem muitos benefícios. Para você ter uma ideia de quanto o café é rico em nutrientes, uma xícara pequena – aquela de 50 ml – de café passado, tem 1,5 mg de cálcio, 3 mg de magnésio e de fósforo, 39 mg de potássio, vitaminas B1, B2 e B3 e mais!

Além disso, ele possui propriedades antioxidantes, estimulantes, contendo aminoácidos, polifenóis e muitos outros, sendo largamente utilizado para o tratamento da pele.

Como fazer sabonete de café caseiro

Aprenda a fazer um sabonete de café de forma simples, para usar ainda essa semana.

Ingredientes

Vaselina: o suficiente para untar a forma e evitar que o sabonete grude;
Sabão de glicerina: 300 gramas;
Extrato ou aroma da sua preferência, pode ser baunilha: 1 colher (chá);
Água: 1 xícara (chá);
Café moído: ¼ de xícara (chá);
Moldes para o sabonete;
Recipiente de metal ou vidro.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Numa panela em fogo médio, adicione a água;
  2. No recipiente de metal ou vidro ponha o sabão de glicerina para derreter em banho-maria (este processo pode ser feito num micro-ondas);
  3. Assim que o sabão estiver num estado líquido, coloque a essência de baunilha e o café moído;
  4. Coloque a vaselina no fundo e nos cantos do molde escolhido para o sabonete. No fim desse processo adicione uma colher de chá de café no fundo do molde;
  5. O último passo é colocar o preparado nos moldes, enchendo-os na totalidade. Deixe esfriar em temperatura ambiente para solidificar parcialmente e, em seguida, no freezer durante uma noite;
  6. Desenforme o sabão e espere 2 a 3 dias para secar.

Fácil, não é mesmo?

Benefícios

O sabonete de café, por conta da presença de diversos nutrientes como minerais e vitaminas essenciais para a renovação da pele, tem diversos benefícios.

1. Esfoliante

Esse sabonete é um excelente esfoliante, eliminando células mortas e ativando a circulação do sangue em todo o corpo. Os grãos de café ajudam a esfoliar e nutrir, pois são aquecidos em contato com a pele, liberando suas propriedades nutricionais.

Se você não esfoliar a pele periodicamente, ela acaba ficando sem brilho e ressecada, mais propensa a inflamações e ao aparecimento de acnes e espinhas.

2. Anticelulite

Combate também a celulite, dadas suas propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes, potencializadas por uma melhor circulação do sangue no organismo.

Publicidade

Além disso, ajuda a queimar a gordura corporal, dada a ação da cafeína, ajudando assim no combate à celulite.

3. Firmeza da pele

Por ser rico em diversos nutrientes essenciais para a renovação celular, o café ajuda a manter a pele mais firme e radiante.

A ativação da circulação também tem seu papel para deixar a pele mais bonita, pois descongestiona e nutre as células, além disso, possui antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres.

Publicidade

4. Antioxidante

Como já foi dito, os antioxidantes ajudam a manter as células saudáveis, pois combatem os radicais livres, que estimulam o envelhecimento precoce da pele.

Além disso, é anti-inflamatório e alivia o inchaço, com ação adstringente. O sabonete de café limpa, acalma e nutre a pele.

5. Desodorizante

Além do leve aroma de café, esse sabonete esfoliante é especial, pois será feito por você, com o aroma que mais te agradar.

Publicidade

Dessa forma, esfolia, limpa e perfuma, bem do jeitinho que você espera.

Conheça também 5 receitas de esfoliantes caseiros.

Dicas para usar

Por ser esfoliante e nutritivo, esse sabonete deve ser utilizado da forma correta, para que você possa se beneficiar completamente.

Modo de utilização

  1. Com movimentos circulares, aplique o sabão na área umidificada pretendida até que se forme espuma;
  2. Deixe a espuma agir em todo o corpo, por 1 minuto;
  3. Em seguida, retire a espuma com água morna abundante;
  4. Se pretender utilizar a propriedade anticelulite ao máximo, massageie a área pretendida durante um período de 10 minutos;
  5. Depois, use uma luva esfoliante e continue a massagear a área, para um efeito mais profundo.

Sem necessidade de cosméticos caros! Pode poupar a sua pele e a sua carteira com este maravilhoso sabonete esfoliante de café.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile