em

Para que serve o sabonete de barbatimão? Aprenda a receita

O sabonete é muito bom para o tratamento da pele e é bem fácil de fazer. Confira.
sabonete de barbatimão
Crédito: Pxhere

O barbatimão é uma planta medicinal. Com ela é possível tratar diversos problemas de saúde, ingerindo ou aplicando na pele. Cada uso é para um tipo de tratamento. Para a pele pode-se usar o sabonete de barbatimão, que você vai ver a seguir como fazer em casa e conhecer os benefícios.

Já se preferir ingerir, pode fazer um chá, que serve para tratar pressão alta, diarreia, hérnia, malária, problemas de rins e fígado, diabetes, dor de garganta, gastrite e conjuntivite. Mas lembre-se que esse chá não substitui a consulta ao médico.

Benefícios do sabonete de barbatimão

benefícios do sabonete de barbatimão para pele
Crédito: Wikimedia

No caso do sabonete com barbatimão, ele pode ser usado na pele para oferecer suas propriedades curativas. Veja quais são os seus benefícios:

1. Alivia queimaduras

Por conta das suas propriedades analgésicas e cicatrizantes, o sabonete de barbatimão pode ser usado sobre queimaduras de sol ou por outra fonte de calor.

2. Trata infecções na pele

Alguns problemas de pele necessitam de tratamento médico, pois é preciso tratar a causa e não só os sintomas. Mas o sabonete de barbatimão é útil para ajudar a eliminar infecção por fungos, aliviando a coceira, a vermelhidão, desinfetando, ao mesmo tempo em que combate o fungo.

3. Trata bactérias da zona íntima

O sabonete também é considerado um bom aliado da saúde feminina. As mulheres sofrem frequentemente com corrimento e as causas variam. Mas depois de ir ao médico e começar o tratamento, pode usar o sabonete no banho para aliviar ainda mais os sintomas.

4. Reduz a acne

Dependendo do nível de acne que você tem, é necessário fazer um tratamento dermatológico que pode incluir até mesmo a reeducação alimentar. Mas no caso de espinhas esporádicas, essas inflamações podem ser tratadas lavando o rosto diariamente com o sabonete feito de barbatimão.

Como usar?

Depois que fizer o seu sabonete caseiro que vai aprender no próximo tópico, poderá usá-lo na pele todos os dias. Use-o da mesma forma que usaria um sabonete bactericida e de acordo com o problema que deseja tratar. Pode ser uma vez ao dia no banho ou lavando a parte do corpo que precise de tratamento entre 1 e 3 vezes ao dia.

Mas lembre-se que mesmo com o sabonete, deve ir ao médico para saber a causa do seu problema e verificar se não necessita de um tratamento mais forte com medicação. Além disso, o uso do sabonete deve ser equilibrado, sem exagero, pois ele deve eliminar apenas o excesso de bactérias.

Se removê-las mais do que o necessário, vai deixar a pele desprotegida. Assim como há bactérias ruins, há outras protetoras da pele.

Como fazer sabonete de barbatimão caseiro

Agora sim, que já sabe para que serve o sabonete feito de barbatimão e como utilizar, veja o que vai precisar para fazer os seus em casa de forma artesanal, e você encontra tudo em lojas de cosmética, farmácia ou de produtos naturais.

Ingredientes

  • Extrato de barbatimão: 3,5 mililitros;
  • Óleo de copaíba: 1 mililitro;
  • Base glicerinada: 70 gramas.

Modo de preparo

1. Em uma panela em banho-maria, derreta a base glicerinada.

2. Misture à ela os demais ingredientes e coloque em um molde, que pode ser uma caixa de leite recortada e limpa.

3. Passados 40 minutos o sabonete deverá estar solidificado então poderá desenformar para utilizar.

Depois dessa receita, aproveite para conhecer também os benefícios e como fazer o sabonete de aroeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

fruta-pão
Descubra quais os benefícios da fruta-pão para a saúde
chá de romã
Como fazer e para que serve o chá de romã