em

Benefícios e para que serve o sabonete de aroeira

Essa planta existe em todo o Brasil e tem muitos efeitos medicinais para o corpo. Veja como fazer o sabonete caseiro.
Crédito: Pixabay

A aroeira é uma árvore de médio porte que cresce especialmente no litoral de todo o Brasil, bem como nas regiões de cerrado e caatinga. Sua madeira é muito utilizada por ser bastante resistente e suas folhas e frutos são usados para fazer óleos essenciais, perfumes e também o sabonete de aroeira, que é o que você vai aprender a fazer agora.

A parte da casca, as folhas e a raiz da planta também têm utilidade para fazer chá por causa dos seus efeitos medicinais. Aliás, esses efeitos estendem-se ao sabonete, que além de cheiroso faz bem para a pele. Conheça seus benefícios e veja a receita para fazer em casa.

5 Benefícios do sabonete para a pele e saúde

sabonete de aroeira para saúde
Crédito: Wikimedia

Os cuidados com a pele devem ser diários, ao utilizar protetor solar, se alimentar bem e escolher produtos naturais para aplicar na pele. Isso inclui o sabonete de aroeira, que é medicinal e vai fazer bem principalmente se for na versão feita em casa. Veja o que ele faz pela pele e pela saúde:

1. Efeito bactericida

A propriedade microbiana da aroeira ajuda a manter a saúde da pele e a matar as bactérias causadoras de doenças. Pode ser usado não apenas no banho, mas ao longo do dia para lavar o rosto e as mãos.

2. Saúde das células

O efeito antioxidante da aroeira pode ser obtido internamente através do chá e externamente com o uso do sabonete. Ele vai ajudar a eliminar as células mortas, permitindo que as células novas deixem a pele com aspecto mais saudável.

3. Adstringente e antisséptico

Contra fungos e no tratamento de feridas, furúnculos o sabonete de aroeira também é útil, combinado com o tratamento adequado para cada tipo de problema.

4. Melhora da circulação

Em um banho morno, massagear o sabonete de aroeira nas pernas, de baixo para cima, ajuda a ativar a circulação e a dilatar os vasos sanguíneos, prevenindo o entupimento das artérias que causam as varizes.

5. Ação repelente de insetos

Depois de um banho com sabonete de aroeira, se estiver em um local com muitos insetos, sua pele ficará mais protegida contra as picadas por causa do efeito repelente da aroeira. Assim, evita-se possíveis alergias por esse motivo.

Pode ser usado nas partes íntimas?

sabonete de aroeira higiene íntima
Crédito: Pxhere

Não há contraindicação em utilizar o sabonete de aroeira na região íntima, porém, apenas deve ser aplicado na parte externa. Aliás, nenhum tipo de sabonete deve ser usado na parte interna da região íntima, a menos que seja um medicamento recomendado pelo médico para esse fim.

Então, por conter efeito contra fungos e bactérias, além de ajudar na limpeza e cicatrização, pode sim lavar a parte externa da região íntima com o sabonete feito da aroeira.

Como fazer

receita de sabonete de aroeira
Crédito: Pxhere

Agora que você já sabe quantos benefícios esse sabonete traz para a saúde, além de usar as folhas, raízes e frutos para fazer chá, aprenda também a fazer o sabonete para usar no banho diário e para lavar o rosto todas as manhãs. Essa é uma versão mais simples para usar ingredientes fáceis de encontrar.

Ingredientes

  • Folhas frescas de aroeira: 100 gramas;
  • Álcool de cereal: suficiente para limpar as folhas;
  • Sabonete de coco para pele: 10 pedaços;
  • Água: 250 mililitros.

Modo de preparo

1. O primeiro passo é usar um algodão embebido no álcool de cerais e passar em cada folha de aroeira. Escolha as folhas mais bonitas.

2. Depois, coloque-as no liquidificador junto com a água e bata muito bem até ficar na consistência de suco e bem picadinho.

3. Leve essa mistura ao fogo em uma panela que não seja de metal. Assim que levantar fervura, coloque os pedaços de sabonete de coco. Não use sabão de coco para roupas, pois contém soda cáustica e outros químicos perigosos para a pele.

4. Mexa até que o sabonete derreta por completo. Deixe em fogo bem baixo para que o sabonete vá derretendo aos poucos, sem ferver.

5. Depois é só colocar a mistura pronta em moldes, que podem ser feitos com uma caixa de leite cortada e bem lavada. Pode ser um molde só e depois você corta em pedaços menores. Deixe o sabonete descansando até solidificar. Depois desenforme, corte e deixe guardado mais uma semana antes de começar a usar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

suco de maçã
Receitas e benefícios do suco de maçã
torta merengue de morango com suspiros
Receita de torta merengue de morango com suspiros