em

Saiba para que serve o sabonete de argila preta

Veja como usar esse sabonete e como fazer uma versão caseira.
sabonete de argila preta
Crédito: Freepik

A argila é um composto encontrado na natureza que é utilizado para diferentes finalidades. Desde a fabricação de objetos decorativos e louças até tratamentos estéticos e de saúde. Isso porque ela é composta de muitos minerais que fazem bem para a pele. As formas de utilizar são tão variadas quanto os tipos de argila. Mas agora você vai saber mais sobre o sabonete de argila preta. Conheça seus benefícios, como usar e como fazer em casa.

Benefícios do sabonete de argila preta

quais os benefícios do sabonete de argila preta
Crédito: Freepik

A argila preta, que também é chamada de lama vulcânica, não é do tipo mais simples de se encontrar. Ela fica nas profundezas, onde contém uma grande variedade de propriedades capazes de nutrir e curar a pele, como ferro, magnésio e zinco. Por isso que é considerada nobre. Veja seus principais benefícios:

1. Poder bactericida

Tratar bactérias nem sempre é uma tarefa fácil. Mas em alguns casos os tratamentos naturais resolvem ou pelo menos contribuem para a cura junto com antibióticos. No caso do sabonete de argila preta, ele contribui com o tratamento da acne e de outros problemas que possam gerar feridas expostas ao ataque de bactérias.

2. Aumento do colágeno

Outro benefício do sabonete de argila preta é a sua contribuição para o aumento da produção do colágeno, que é a proteína responsável por manter a pele firme e elástica. Ele é produzido naturalmente pelo organismo, mas a produção começa a reduzir com a idade, então é preciso suplementar, seja com alimentos ricos em colágeno ou com tratamentos como o uso do sabonete de argila preta.

3. Promove a eliminação das toxinas da pele

O organismo humano absorve toxinas o tempo todo, seja do ar, dos alimentos ou dos objetos com os quais se mantém contato no dia a dia. Por isso ele tem mecanismos de eliminação dessas toxinas, mas que fica defeituoso quando estão em excesso. O sabonete de argila preta absorve muitos resíduos tóxicos deixando a pele mais limpa e saudável.

4. Regenera as células

Além de deixar a pele mais limpa e aumentar a produção do colágeno, o sabonete também contribui com a regeneração celular. Essa regeneração é essencial para que o corpo se mantenha mais jovem e funcionando corretamente. Na pele, vai reduzir as linhas de expressão, as manchas e tonificar.

5. Contribui com a eliminação de gordura localizada

Sim, até com o emagrecimento o sabonete de argila preta contribui. Claro, se você estiver cuidando bem da alimentação e praticando atividade física regularmente. Nesse caso, ele vai atuar por meio de trocas iônicas e reações químicas que, ao entrar em contato com a pele, possibilitam a redução da gordura localizada, aos poucos. Para isso deve aplicá-lo no corpo e deixar agir por 30 minutos.

Como usar?

O sabonete com argila preta pode ser usado no corpo todo, durante o banho, ou apenas para lavar mãos e rosto. Se não for um sabonete esfoliante, pode usar diariamente. Se for esfoliante é melhor reduzir o uso para uma vez na semana, pois pode deixar a pele muito sensível.

Deve apenas ter cuidado ao usar, caso esteja com alguma inflamação ou infecção na pele. Nesse caso, como nunca se sabe qual a reação que um organismo pode ter, o melhor é só usar o sabonete com o consentimento do médico dermatologista. Da mesma forma, é importante ter a recomendação médica sempre que pretender usar o sabonete em um tratamento específico.

Como fazer em casa?

receita de sabonete de argila preta caseiro
Crédito: Blog do Casamento

Você pode fazer o seu sabonete com argila preta em casa. Só precisa ir a uma loja especializada em produtos cosméticos ou de artesanato comprar os materiais necessários. Veja como fazer uma receita que rende 3 sabonetes de 85 gramas, mas os ingredientes sobram para fazer mais depois.

Ingredientes

  • Essência cosmética: 20 mililitros;
  • Base glicerinada branca: 250 gramas;
  • Extrato glicólico de aloe vera: 12 mililitros;
  • Argila preta: 2 colheres de chá;

Modo de preparo

1. Como em toda receita de sabonete artesanal, o primeiro passo é cortar ou ralar a base glicerinada e colocá-la para derreter em banho-maria, no fogo baixo, em uma panela esmaltada.

2. Vá mexendo devagar e, quando a glicerina estiver totalmente líquida, sem deixar ferver, desligue, tampe a panela e deixe-a descansar por 2 minutos.

3. Depois junte à glicerina todos os demais ingredientes e vá mexendo devagar até que esteja tudo bem misturado.

4. Depois coloque o líquido em moldes, que pode comprar prontos ou fazer em casa, e deixe solidificar em um local seco, fresco e ao abrigo da luz, por cerca de 12 horas.

5. Depois é só desenformar, cortar em barrinhas e está pronto para o uso. Os que não for usar na hora, embale em plástico filme e guarde em um armário seco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

sabonete artesanal
8 Receitas fáceis de sabonete artesanal para fazer em casa
como tirar manchas de graxa de roupas
Como tirar mancha de graxa com eficiência