como identificar cabelo ressecado
Crédito: Freepik
em

Como saber se seu cabelo está mesmo ressecado (e o que fazer!)

Os fios estão embaraçados, fracos, opacos e quebradiços? Então você precisa hidratá-los

Cabelos ressecados são um sinal de que os fios necessitam de mais cuidados. Não quer dizer que você não cuide do seu cabelo, mas, mesmo mantendo-o limpo e fazendo o possível para que ele esteja bonito, é preciso oferecer tratamentos extras para reverter o ressecamento que ocorre pouco a pouco no dia a dia.

O que deixa o cabelo ressecado?

O cabelo ressecado vai ficando assim por diferentes fatores, como excesso de sol, de vento e da poluição do ar no dia a dia, água muito quente na hora de lavar, excesso de produtos e procedimentos químicos, uso de secador e chapinha com frequência, sem proteger com protetor térmico.

Como identificar o ressecamento dos fios?

Geralmente você imagina o cabelo ressecado parecendo uma palha, bem opaco e quebradiço. Mas, antes de chegar nesse nível ele já está com ressecamento, e por isso pode ser mais difícil de identificar.

O cabelo ressecado costuma ter mais pontas duplas, fica embaraçado com facilidade, fica fraco (por isso quebra facilmente), com mais frizz, sem brilho e demora mais para absorver água. Se o seu cabelo estiver assim, é hora de alimentá-lo com nutrientes e hidratá-lo para devolver sua saúde.

Recuperando o cabelo ressecado

Se você faz tratamento químico no cabelo, seja tintura ou alisamento, esses cuidados são ainda mais importantes e devem ser feitos na forma de um cronograma capilar. Esse cronograma vai nutrir, hidratar e reconstruir os fios na medida em que eles receberem a química, mantendo assim o equilíbrio entre tirar e repor nutrientes da sua estrutura.

Hidratação caseira

A hidratação é um procedimento simples que você pode fazer em casa mesmo. Se o seu cabelo estiver muito ressecado, pode fazer a hidratação 1 vez por semana. Quando já estiver se recuperando, pode fazer a cada 15 dias, e manter essa frequência, mesmo quando os fios não estiverem mais ressecados.

Veja 4 receitas de hidratação para cabelo ressecado.

Produtos com proteção UV

Além da hidratação frequente, que é o ponto principal do tratamento para cabelo ressecado, procure também usar produtos para cabelo que tenham proteção contra os raios solares, já que esse é outro motivo para o ressecamento dos fios. Esse efeito é importante principalmente nos produtos de finalização, como óleos e cremes para pentear.

Protetor térmico

Além dos produtos com proteção contra os raios do sol, sempre que for usar chapinha, secador ou babyliss, aplique uma camada de protetor térmico nos fios para proteger contra o calor excessivo. Mas, sempre que possível, deixe o cabelo secar naturalmente.

o que é acne cística e como evitar

Acne cística: como lidar com as espinhas inflamadas sob a pele

coxinha no copo

Você viu a coxinha no copo? Entenda a novidade e aprenda a fazer em casa