Cabelos ressecados são um sinal de que os fios necessitam de mais cuidados. Não quer dizer que você não cuide do seu cabelo, mas, mesmo mantendo-o limpo e fazendo o possível para que ele esteja bonito, é preciso oferecer tratamentos extras para reverter o ressecamento que ocorre pouco a pouco no dia a dia.
O que deixa o cabelo ressecado?
O cabelo ressecado vai ficando assim por diferentes fatores, como excesso de sol, de vento e da poluição do ar no dia a dia, água muito quente na hora de lavar, excesso de produtos e procedimentos químicos, uso de secador e chapinha com frequência, sem proteger com protetor térmico.
Como identificar o ressecamento dos fios?
Geralmente você imagina o cabelo ressecado parecendo uma palha, bem opaco e quebradiço. Mas, antes de chegar nesse nível ele já está com ressecamento, e por isso pode ser mais difícil de identificar.
O cabelo ressecado costuma ter mais pontas duplas, fica embaraçado com facilidade, fica fraco (por isso quebra facilmente), com mais frizz, sem brilho e demora mais para absorver água. Se o seu cabelo estiver assim, é hora de alimentá-lo com nutrientes e hidratá-lo para devolver sua saúde.
Recuperando o cabelo ressecado
Se você faz tratamento químico no cabelo, seja tintura ou alisamento, esses cuidados são ainda mais importantes e devem ser feitos na forma de um cronograma capilar. Esse cronograma vai nutrir, hidratar e reconstruir os fios na medida em que eles receberem a química, mantendo assim o equilíbrio entre tirar e repor nutrientes da sua estrutura.
Hidratação caseira
Veja 4 receitas de hidratação para cabelo ressecado.
Produtos com proteção UV
Além da hidratação frequente, que é o ponto principal do tratamento para cabelo ressecado, procure também usar produtos para cabelo que tenham proteção contra os raios solares, já que esse é outro motivo para o ressecamento dos fios. Esse efeito é importante principalmente nos produtos de finalização, como óleos e cremes para pentear.

