Sinais de que alguém está mentindo para você
Crédito: Freepik
em

6 Sinais de que alguém está mentindo para você

Veja como descobrir se algo é verdade ou mentira através de alguns sinais inevitáveis que o corpo dá

Você conhece os sinais que as pessoas dão quando contam uma mentira? Simone de Beauvoir dizia “À minha volta, reprovava-se a mentira, mas fugia-se cuidadosamente da verdade”. Para muitos mentirosos, a mentira é isso mesmo, um escape da realidade. Saiba como identificar!

A mentira, um pequeno monstro

A mentira é apenas uma forma de evitar uma verdade, criando uma falsa realidade que uma pessoa insiste em manter. E a grande verdade é que todo mundo mente, mesmo que só um pouquinho. Isso porque existem pequenas mentiras que causam pouco dano que, por vezes, evitam uma situação ou outra mais embaraçosa.

Nestes caso, as mentiras (as pequenas) até podem livrar você de alguns problemas do dia a dia ou evitar que ofenda alguém. Contudo, os casos mais complicados são os chamados mentirosos compulsivos, que criam frequentemente ilusões e fantasias recriando a sua vida em torno delas. Mas até eles dão sinais de que não é verdade.

Veja também: mentirinhas contadas pelos filhos podem ser benéficas para o cérebro

Como identificar uma mentira

Existem certos sinais que o corpo dá quando se está tentando contar uma coisa que não é verdadeira. A dissimulação, por exemplo, é um indício de um mentiroso. Através do sorriso e da fisionomia do rosto é também possível detectar mentirinhas.

Em situações policiais é muito importante apurar verdades e saber quem mente. Daí o aparecimento do detector de mentiras, muito usado em interrogatórios policiais. Para seu conhecimento, ele mede os batimentos do coração, a pressão arterial, a dilatação da pupila e a temperatura do corpo.

Contudo, existem sinais bem comuns que qualquer pessoa com mais atenção, pode identificar quando escuta um discurso nada verdadeiro. São eles os seguintes:

Fugir das perguntas (principalmente fora do contexto)

Geralmente, quem está mentindo evita responder a perguntas com medo de causar danos na sua mentira. Nestes casos, a pessoa que causa dúvidas pode mudar o tom do discurso ou alterar o assunto do mesmo, de forma repentina, para desviar atenções.

Além disso, usam perguntas como resposta aos questionamentos que são dirigidos a eles. Para contornar este tipo de situações, existe uma técnica que consiste em, no meio de uma conversação, fazer uma pergunta fora do contexto para provocar a alteração dos comportamentos do rosto.

Engolir em seco

Sabe aquele movimento de esforço da garganta para engolir uma saliva que não existe? É o famoso engolir a seco. Quem mente pode sim ter esse movimento, sem se dar conta. Isso porque a produção de saliva é reduzida em situações de ansiedade, como por exemplo quando você está inventando uma história sem pé nem cabeça. Nestes casos, é natural a boca ficar seca também.

Ser extremamente cuidadoso com o discurso

O mentiroso tenta ter um discurso correto, sem erros e costuma pegar em assuntos que o coloquem longe da mentira. Usam uma fala mais elaborada, levando muito mais tempo na explicação de pontos nada importantes. Por vezes, a sua linguagem pode se tornar distanciadora, por usar um vocabulário elaborado e preparado.

Desviar ou fixar o olhar

Não conseguir manter contato visual direto com quem se fala é um indício de mentira. Como muitas pessoas sabem dessa característica, o mentiroso pode se esforçar e agir exatamente de forma oposta. Ou seja, pode olhar exageradamente no olho da outra pessoa, de forma fixa, quase sem piscar, fazendo-o cair num outro indício.

Transpirar bastante

Este é um efeito também muito comum nos mentirosos, principalmente aqueles com um organismo mais sensível. Sobretudo, as mãos e as axilas podem começar a ficar suadas, fazendo a famosa marca da pizza debaixo do braço. Mas se deve sempre levar em consideração o clima do local onde se está conversando, para não cair em falsos positivos.

Voz alterada

Esse é um sinal que só quem convive sabe identificar. Isso porque, por mais que a pessoa manipule a voz para parecer natural, você vai saber quando realmente é. Nestes casos, geralmente a voz perde firmeza e o discurso fica com frequentes cortes e pouco fluído. A voz fica trêmula e, por vezes, os mentirosos tendem a falar para dentro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Vacina BCG para diabetes realmente funciona

Vacina BCG para diabetes realmente funciona?

mitos e verdades alimentação saudável

Alimentação saudável: 10 mitos e verdades explicados