doenças que o ronco é sintoma
Crédito: Freepik

Quais doenças e condições que podem ter o ronco como sintoma?

Pode ser que o ronco esteja acontecendo por causa da uma doença ou condição que você não sabe que tem

Publicidade

Muitas pessoas só roncam de vez em quando, se dormem de barriga para cima, sentadas ou quando estão exaustas, dormem profundamente e os músculos da região da garganta ficam muito relaxados, provocando a vibração do ar, ou seja, o ronco.

Mas, quando o ronco acontece com frequência, é alto e sempre atrapalha o sono, fazendo a pessoa acordar sempre cansada e atrapalhando sua rotina, aí é um problema. E esse problema precisa ser investigado por um médico, pois pode estar acontecendo por vários motivos. Veja alguns dos principais.

Doenças que podem ter o ronco como sintoma

Obesidade

As pessoas obesas nem sempre roncam, mas essa pode ser uma das causas do ronco por causa do acúmulo de gordura na região que vai da boca para a garganta, estreitando a passagem do ar durante o sono.

Alcoolismo

Pessoas que têm problemas com bebida alcoólica, ou que costumam beber logo antes de irem dormir, também podem ter o ronco como sintoma. A bebida faz os músculos relaxarem mais, inclusive os músculos moles da região da garganta. Esses músculos moles vão vibrar quando o ar passar, causando o som do ronco.

Publicidade

Queixo retraído

Quem tem o queixo retraído, ou seja, a arcada dentária inferior mais para trás, também tem uma diferença na anatomia da região da garganta, afetando a passagem do ar durante o sono, e podendo levar ao ronco.

Desvio de septo

O septo é aquela cartilagem que fica entre as duas narinas. Quando ele é torno, uma das narinas é mais estreita do que a outra, deixando a passagem de ar desregulada durante o sono. Assim, quando a pessoa estiver dormindo virada para o lado da narina mais estreita, poderá roncar, pois puxa mais ar e causa a vibração.

Aumento das amígdalas ou adenoides

As amígdalas e as adenoides ficam nessa região em que o ar passa do nariz e da boca para a garganta. Quando essas partes estão aumentadas, elas bloqueiam parcialmente a passagem do ar, fazendo a pessoa roncar enquanto dorme.

Problemas respiratórios

Problemas como rinite, sinusite e asma deixam as pessoas com nariz entupido e dificuldade para respirar. Quando o ar não passa corretamente pelas narinas durante o sono, é comum que o ronco aconteça, semelhante ao que ocorre nos casos de desvio de septo.

Publicidade

Pressão alta

Existe uma relação direta entre o ronco e a pressão alta. O ronco é um problema associado à apneia do sono, que faz a respiração ser interrompida porque os músculos moles da garganta bloqueiam a passagem de ar. Para que a pessoa volte a respirar, seu organismo libera adrenalina, que faz a pressão aumentar. Então, pode ser que a pessoa já esteja com pressão alta e o ronco é um sintoma, ou o contrário: ela ronca e pode desenvolver a pressão alta.

Diabetes

No caso do diabetes a questão é bem semelhante à pressão alta. Quando uma pessoa ronca e tem apneia do sono, seu corpo libera mais adrenalina, e com o tempo vai causando uma resistência à insulina. Então, se a pessoa ronca e tem sintomas de diabetes, aí pode estar a resposta para o ronco.

Uso de medicamentos que causam sonolência e relaxamento

As pessoas que precisam usar medicamentos que causam sonolência e relaxamento muscular têm maior probabilidade de sofrerem com o ronco, já que ele ocorre pelo relaxamento dos músculos da região da garganta. Então, as condições de saúde que levam ao uso desses medicamentos podem ser as causadoras do ronco, de forma indireta.

Publicidade

Flacidez da musculatura da região da garganta

O ronco acontece principalmente quando os músculos moles da região entre a boca e a garganta ficam bem relaxados e vibram com a passagem do ar. Em algumas pessoas o relaxamento ocorre por causa do alcoolismo, de remédios relaxantes ou do cansaço excessivo. Mas, em outras, os músculos estão mais flácidos mesmo, e isso é mais comum na velhice.

Qual médico procurar?

Como as doenças e condições que têm o ronco como sintoma são muito variadas, existem diferentes especialistas que podem tratar. Mas, partindo do sintoma do ronco, o médico especialista é o otorrinolaringologista. A partir desse sintoma o médico vai investigar as possíveis causas e, se necessário, vai encaminhar o paciente para outro especialista.

Veja também: 2 Simpatias para parar de roncar

PODE GOSTAR TAMBÉM