rocambole doce
Crédito: Pixabay
em

Rocambole doce: 8 receitas para servir em qualquer ocasião

Esse doce é uma verdadeira perdição e você pode escolher fazer com os sabores que quiser

Publicidade

O rocambole doce é uma receita bem tradicional. Basicamente é uma forma diferente de preparar um bolo, pois você irá fazer uma massa retangular, depois preparar um recheio ao seu gosto, espalhar sobre a massa e enrolá-la.

Pode confeitar ou não, como preferir e como a ocasião pedir. O rocambole é fácil de fazer, delicioso e ideal para servir no lanche da tarde ou nas festas de aniversário da família.

Veja também: várias receitas de bolo de cenoura trufado

Como fazer rocambole para adoçar o dia

Não há limites para os tipos de recheios que você pode escolher para o seu rocambole doce. Desde chocolate ao café e as frutas com chantilly, todas as opções ficam deliciosas. A massa também pode ter algumas variações, conforme vai ver nas sugestões a seguir.

Publicidade

1. Chocolate

Para começar, o clássico dos clássicos. Chocolate é sempre uma das primeiras opções quando se pensa em sabor de bolo. Nessa receita, compartilhada do Tudo Receitas, ele está tanto na massa, quanto no recheio e na cobertura.

rocambole doce de chocolate
Crédito: Tudo Receitas

Ingredientes da massa

Farinha de trigo: 5 colheres (sopa);
Açúcar: 5 colheres (sopa);
Cacau: 2 colheres (sopa);
Fermento: 1 colher (chá);
Ovo: 5 unidades.

Publicidade

Ingredientes do recheio e cobertura

Açúcar de confeiteiro: 2 ½ xícaras;
Cacau: ½ xícara;
Leite: ¼ de xícara;
Manteiga sem sal amolecida: 170 gramas;
Extrato de baunilha: 1 colher (chá);
Café em pó: 1 colher (café).

Modo de preparo

Publicidade
  1. Comece pela massa: separe as gemas das claras e, numa tigela à parte, coloque a farinha, o cacau e o fermento peneirados.
  2. Bata as claras de ovo em neve, com a ajuda da batedeira. Depois acrescente as gemas, uma a uma, batendo sempre. Acrescente o açúcar aos poucos e fique batendo por mais 2 minutos.
  3. Pouco a pouco adicione também os ingredientes secos à mistura anterior, mas desta vez incorporando com uma espátula, em movimentos de cima para baixo, para não perder o volume.
  4. Transfira essa massa para uma forma retangular forrada com papel-manteiga. Alise com a espátula, cubra com outra folha de papel-manteiga, e leve a assar no forno preaquecido a 180 ºC por 40 minutos.
  5. Depois de assado, retire o bolo do forno e desenforme. Para que não quebre no momento de enrolar, enrole o bolo ainda quente e sem retirar o papel-manteiga, pressionando um pouco para ficar compacto. Deixe esfriar em temperatura ambiente ou na geladeira.
  6. Enquanto o bolo esfria, prepare o creme que servirá de recheio e cobertura: misture a manteiga com o cacau em pó peneirado, até incorporar bem. Depois acrescente 1 xícara de açúcar com 1 colher de sopa de leite e bata com a batedeira em velocidade máxima por cerca de 1 minuto.
  7. Repita a adição de açúcar e leite até esgotar, batendo de cada vez, e complete com a baunilha e o café. Bata rapidamente até obter um creme espesso e sem grumos.
  8. Para rechear o rocambole, desenrole e desgrude o papel-manteiga que está por cima. Espalhe nele cerca de 2/3 da quantidade do creme de chocolate, e volte a enrolar, desta vez desgrudando o papel manteiga que ficou por baixo.
  9. Para terminar o rocambole doce, espalhe o restante creme em todo ele, e polvilhe granulado de chocolate.

2. Rocambole doce sabor café

O sabor desse rocambole doce de café combina com muitos outros sabores, como chocolate, coco, morango e afins. Então é uma ótima receita para servir com outros tipos de bolos e tortas. É feito com os ingredientes mais básicos na massa e também no recheio, finalizando com o sabor das nozes. Veja como fazer essa opção compartilhada do Tudo Gostoso.

rocambole doce de café
Crédito: Tudo Gostoso

Ingredientes da massa

Pó de café: 10 colheres (sopa);
Água quente: 2 xícaras;
Gemas: 4 unidades;
Açúcar: ½ xícara;
Trigo: 1 xícara;
Fermento: 1 colher (sopa) rasa;
Claras em neve: 4 unidades.

Publicidade

Ingredientes do recheio

Café já preparado: quanto sobrar da massa;
Açúcar: 1 xícara;
Leite: 500 ml;
Gemas peneiradas: 2 unidades;
Amido de milho: 4 colheres (sopa);
Manteiga: 150 gramas;
Açúcar de confeiteiro: 1 xícara;
Nozes picadas: ½ xícara.

Modo de preparo

Publicidade
  1. Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC), com 10 minutos de antecedência.
  2. Prepare o café com a água quente indicada.
  3. Retire 1/2 xícara (chá) e coloque na tigela grande da batedeira com as gemas e o açúcar. Bata muito bem até obter um creme claro e fofo.
  4. Peneire a farinha com o fermento e coloque no creme, misturando sempre. Acrescente as claras em neve e misture tudo delicadamente.
  5. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular, com 30 x 40 cm.
  6. Espalhe a massa e leve ao forno para assar, por cerca de 15 minutos. Deixe esfriar.
  7. Numa panela grande junte o restante do café com o açúcar e leve ao fogo brando para ferver e formar uma calda grossa.
  8. Separadamente misture as gemas, o leite e o amido, e depois junte à calda. Misturando sempre, cozinhe até obter um creme espesso. Deixe esfriar.
  9. Sobre um guardanapo desenforme a massa e enrole para dar o formato de rocambole.
  10. Na tigela grande da batedeira bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro até obter um creme.
  11. Aos poucos, acrescente o creme de café para formar um recheio cremoso. Reserve 1 xícara (chá) para a decoração.
  12. Desenrole o rocambole, recheie com o creme, espalhe as nozes e volte a enrolar. Decore com o creme reservado e pedaços de nozes.

3. Morango com chantilly

Morango com chantilly é uma combinação clássica e perfeita. Você pode escolher comprar pronto ou fazer chantilly caseiro. A dica também é comprar morangos orgânicos para que a sua receita fique livre de agrotóxicos e mais saborosa. Essa versão leva poucos ingredientes e é ideal para servir no café da tarde. Aprenda o passo a passo nesse vídeo do canal Débora Kanarek:

4. Rocambole de doce de leite

Pouca gente resiste a uma boa receita de rocambole doce, feito com doce de leite, principalmente se for um doce caseiro. Se quiser, também pode cozinhar leite condensado na panela de pressão, que fica igual a um doce de leite, muito saboroso.

Publicidade

Essa receita ensinada pela Vó Lurdes é fácil, leva poucos ingredientes e dá para ver que fica sensacional. Vai precisa de ovos, fermento, trigo, açúcar, azeite e o doce de leite. Veja como fazer:

5. Sabor brigadeiro

Entre essas receitas de rocambole doce não poderia faltar uma opção com recheio de brigadeiro, que é o doce preferido dos brasileiros. Faça sua massa, depois o seu brigadeiro em ponto mole e pronto, é só rechear e deixar gelar um pouco. Para ficar perfeito, faça uma ganache para a cobertura, como ensinado nesse vídeo do canal Vocês São Gêmeas?

Publicidade

6. Laranja com coco

Para quem prefere receitas menos doces, a combinação desse rocambole é uma ótima pedida. Essa massa fica bem molhadinha. Melhor ainda é servido geladinho. Aprenda o preparo dessa versão compartilhada do Sococo.

rocambole doce de laranja
Crédito: Sococo

Ingredientes da massa

Publicidade

Ovo: 6 unidades;
Açúcar: 6 colheres (sopa);
Trigo: 4 colheres (sopa);
Amido de milho: 2 colheres (sopa);
Suco de laranja: 1 colher (sopa).

Ingredientes do recheio

Coco ralado: ½ pacote;
Leite condensado: 1 lata;
Margarina: 1 colher (sopa).

Publicidade

Ingredientes da cobertura

Coco ralado: ½ pacote;
Claras em neve: 2 unidades;
Açúcar: 2 xícaras;
Suco de limão: 2 colheres (sopa);
Cerejas: para enfeitar.

Modo de preparo

Publicidade
  1. Comece pela massa. Bata na batedeira as claras em neve, junte as gemas, o açúcar e bata até dobrar de volume.
  2. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente, aos poucos, os ingredientes secos e o suco de laranja.
  3. Coloque numa forma retangular grande untada e enfarinhada. Leve ao forno médio preaquecido por cerca 20 minutos. Desenforme sobre um guardanapo úmido e polvilhado com açúcar. Enrole e reserve.
  4. Faça o recheio. Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo por 10 minutos.
  5. Recheie a massa reservada e enrole novamente.
  6. Faça a cobertura. Bata as claras em neve, junte o açúcar e o limão, e cubra o rocambole reservado. Polvilhe com o coco e as cerejas.

7. De limão siciliano

Aquela misturinha de doce e azedinho do limão é um perdição para os paladares mais aguçados. Se for o seu caso, não deixe de experimentar, pois fica molhadinho e perfeito. Essa receita leva uma massa, um recheio e uma cobertura, todos simples e com sabor de limão. Aprenda a fazer com esse tutorial do canal Pasta and Roll:

8. Massa de damasco com recheio de chocolate

O damasco é uma frutinha mais conhecida na sua forma desidratada e é essa mesmo que você vai precisar para fazer a massa desse delicioso rocambole doce. Depois da massa feita é só rechear com um delicioso creme de chocolate que é quase um brigadeiro, mas com leite e amido de milho. É bem fácil e muito apetitoso. Veja o preparo nesse vídeo do canal Cozinha Criativa:

Publicidade

aplicativo espião

Aplicativo espião no celular: instalações aumentaram 228% no último ano

molho para hamburguer

Molho para hambúrguer: 10 receitas deliciosas e práticas