A relação entre o ritmo da caminhada com a expectativa de vida
Crédito: Freepik

O ritmo da sua caminhada pode indicar a sua expectativa de vida

Quanto mais rápido você consegue caminhar, quer dizer que mais resistente é o seu corpo

Publicidade

Fazer uma boa caminhada todos os dias é excelente para a saúde, além de ser um exercício aeróbico mais fácil do que a corrida, e por isso mais pessoas conseguem fazer.

Caminhando com frequência, na forma de exercício mesmo, é possível acelerar o emagrecimento, melhorar a função do coração, da circulação do sangue e do sistema linfático.

Também é bom para fortalecer músculos e ossos, prevenir diabetes, melhorar o humor e o equilíbrio.

No entanto, você pode melhorar o ritmo da sua caminhada para que, além desses benefícios, a sua expectativa de vida aumente.

Publicidade

A lógica é simples: quanto mais você se cuida, mais chances de viver bastante você tem. Quanto mais acelerada e frequente for a sua caminhada, mais ativo será o seu organismo e melhor ele vai funcionar.

Uma pessoa que é capaz de fazer caminhadas em ritmo rápido, só consegue isso porque tem um corpo mais forte e saudável, seu coração funciona melhor. Logo, sua expectativa de vida é maior.

O estudo

Indo além do que parece lógico, uma pesquisa publicada na revista a Mayo Clinic Proceedings procurou comprovar que o ritmo da caminhada faz toda a diferença na qualidade do exercício e seu resultado na expectativa de vida.

Na pesquisa, os cientistas compararam dados de 475 mil pessoas durante sete anos. Eles analisaram o ritmo da caminhada, a circunferência da cintura e o percentual de gordura corporal, que são números essenciais para determinar a boa saúde de uma pessoa.

Publicidade

Como resultado, os pesquisadores concluíram que as mulheres que caminham rápido podem viver até 88 anos. As que caminham devagar podem viver de 72 a 85 anos. Os homens que caminham rápido podem viver de 85 a 87 anos, e os que caminham devagar podem viver dos 65 aos 81 anos.

O que é uma caminhada rápida?

Bem, caminhar rápido pode ser relativo de acordo com a capacidade de cada pessoa. Então, para ter uma ideia, faça o seguinte: vá para uma calçada ou outro espaço com piso plano, onde possa caminhar.

Comece a caminhar contando quantos passos você consegue dar em 10 segundos. Para isso, use um cronômetro. Depois, multiplique o número de passos por 6 e chegará no resultado de passos que você dá por minuto.

Publicidade

Se você tem menos de 60 anos e consegue dar mais de 100 passos por minuto, está caminhando rápido. Se ainda não consegue chegar nessa marca, comece aos poucos, caminhando todos os dias, e conseguirá aumentar sua velocidade cada vez mais.

Respeite seu corpo

Tudo o que foi dito aqui diz respeito a pessoas que estão saudáveis. É preciso levar em conta que o organismo de pessoas com algum tipo de doença nos órgãos pode não ter a mesma capacidade para caminhar rápido.

Além disso, pessoas sedentárias devem começar a caminhar em ritmo lento e ir aumentando o ritmo naturalmente, um pouco a cada dia. Querer ir além da sua capacidade pode acabar de forma desastrosa, com dores pelo corpo, cãibras, falta de ar e arritmia cardíaca. Cada pessoa tem um ritmo. Saiba respeitar o seu.

Publicidade

Veja também: Exercícios de alongamento para fazer ao acordar

PODE GOSTAR TAMBÉM