planta renda portuguesa
Crédito: Wikimedia Commons
em

Renda portuguesa: uma samambaia linda e delicada para ter dentro de casa

Ela gosta de calor, umidade e sombra. Tem isso para oferecer? Então ela é perfeita para você

Publicidade

Está pesquisando por plantas para cultivar dentro de casa? Então acabou de encontrar mais uma para a sua coleção. A renda portuguesa é uma samambaia com folhagens delicadas, cheias de recortes semelhantes a uma renda, e por isso tem esse nome popular. Mas, o seu nome científico é Davallia fejeensis e ela é nativa da Austrália. Veja as dicas gerais de cultivo.

Luminosidade

Crédito: Plantas Sonya

Mesmo estando dentro de casa, é bom deixar essa planta no cômodo mais iluminado, sem deixar bater sol direto sobre ela, e evitando correntes de vento também.

Clima

Como é nativa da Austrália, onde faz verões muito quentes, essa planta gosta de clima tropical, subtropical e equatorial. O Brasil é um bom lugar para cultivá-la, mesmo no Sul, onde tem invernos mais rigorosos. Nesse caso, quando o frio chegar, a planta pode entrar em estado de latência e parecer morta, mas tenha paciência, pois na primavera ela vai acordar.

Regas

Crédito: Plantas Sonya

Para se reproduzir e se desenvolver, a renda portuguesa precisa de bastante umidade. Então, use a mesma estratégia recomendada para outras samambaias: regue a planta todos os dias, mantendo o substrato úmido (sem encharcar), e quando estiver muito calor, borrife água nas folhas dela. Se você tiver um banheiro bem iluminado, com janelas grandes, ela vai adorar ficar nesse ambiente.

Publicidade

Adubo

A cada quatro meses pode oferecer à planta um adubo equilibrado, como um pouco de NPK 10-10-10 ou outros orgânicos, como esterco curtido e húmus de minhoca. Tem também outras receitas de adubo caseiro para economizar e reaproveitar ingredientes do dia a dia.

Vasos rasos e largos

Crédito: Plantas Sonya

Você pode colocar a sua samambaia renda portuguesa em um suporte para plantas na parede ou no teto, pois ela vai deixar a decoração muito bonita com seu volume, bem espalhada para os lados. Apenas tenha o cuidado de escolher um vaso mais raso e largo, pois os rizomas dela crescem para os lados, e não para baixo.

otimizar espaço para secar roupa

3 Dicas para otimizar o espaço na hora de estender roupas

utilidades do mel

11 Utilidades diferentes do mel: muito além da culinária