remédios naturais para má circulação
Crédito: Freepik

5 Remédios naturais para má circulação

Desde chás até adaptações no estilo de vida são práticas que ajudam a aliviar os sintomas da má circulação

Publicidade

Muitas pessoas sofrem com a má circulação nas pernas. Esse problema pode ser venoso, que é quando sangue tem dificuldade para subir, ou pode ser arterial, quando tem dificuldade para descer pelos membros. Como resultado, a qualidade de vida é afetada, já que a má circulação não provoca apenas dores. Então, além de consultar um angiologista ou cardiologista, veja dicas de remédios naturais para má circulação.

Sintomas de problemas de circulação

Os sintomas de problemas de circulação nas pernas são bem fáceis de perceber e não devem ser negligenciados. Se sentir que eles não passam mesmo fazendo uso de remédios naturais para má circulação deve consultar um médico. Esses sintomas são:

  • Ausência de pelos nas pernas;
  • Cãibras nas pernas;
  • Coceira nas pernas;
  • Cor pálida ou azulada nos locais de má circulação;
  • Manchas vermelhas nas pernas;
  • Pele fria, seca ou escamosa;
  • Pés e tornozelos inchados;
  • Presença de varizes;
  • Rachaduras nos calcanhares;
  • Sensação de formigamento ou dormência.

Remédios naturais para má circulação nas pernas

os cinco remédios naturais para má circulação
Crédito: Freepik

Entre os remédios naturais para má circulação estão os alimentos saudáveis e os chás, além dos banhos estimulantes.

1. Alimentação saudável e equilibrada

De nada vai adiantar fazer tratamentos com banhos, chás e remédios se levar uma vida sedentária e se alimentando mal. Deve deixar de lado os embutidos, processados e industrializados com excesso de açúcar, sal e gorduras trans.

Publicidade

Deve dar preferência para uma dieta rica em frutas frescas, verduras, legumes, leguminosas, carnes magras, leites e derivados menor gordurosos, castanhas, nozes, pinhões, sementes de chia, girassol, linhaça, grão integrais e óleos vegetais. As porções devem ser equilibradas ao longo do dia para que o organismo consiga absorver todos os nutrientes e ajudar a melhorar a circulação sanguínea.

2. Chá de carqueja, alho e meliloto

O alho contém alicina que ajuda a prevenir o entupimento das veias e artérias. A cebola também tem essa função. A carqueja ajuda a reduzir o acúmulo de gordura das artérias, pois o colesterol alto e a obesidade são os grandes vilões da má circulação do sangue no corpo.

Já o chá de meliloto estimula a circulação linfática, reduzindo o inchaço e o cansaço que ele provoca. Escolha um desses chás para tomar de uma a três vezes ao dia.

3. Massagem profissional nas pernas

As massagens nas pernas estimulam a circulação, aliviando todos os sintomas, ainda que de forma passageira. Elas precisam fazer parte da rotina junto dos mais cuidados para que o efeito seja duradouro.

Publicidade

Também é importante que sejam massagens feitas por profissionais de massoterapia ou fisioterapia para garantir que não haverá lesões, já que muitas vezes há presença de varizes ou vasos muito sensíveis.

4. Banho de sal grosso

O sal grosso também é um dos remédios naturais, mas não para ingerir. Ele contribui para amenizar o inchaço causado pela má circulação. Para utilizá-lo, pode encher um balde com água morna e colocar 1 colher de sopa de sal grosso.

Depois coloque os pés dentro, podendo chegar até na altura das panturrilhas, e deixe de molho por uns 15 minutos até a água amornar. Esse banho não deve ser feito por quem tem pressão alta, a menos que tenha acompanhamento médico.

Publicidade

5. Adaptações de atividades no dia a dia

Os problemas de circulação pioram em pessoas que passam muitas horas na mesma posição, seja em pé ou sentadas. Também em mulheres que passam o dia de salto alto e calças muito apertadas. Então, todos esses hábitos devem ser modificados, além de usar em conjunto os remédios naturais.

Para as pessoas que trabalham muito tempo na mesma posição, o que se pode fazer é dar uma caminhada pelo ambiente a cada meia hora para ativar a circulação e evitar o inchaço excessivo.

PODE GOSTAR TAMBÉM