em

AmeiAmei

Chá de carqueja: aprenda a fazer e conheça os benefícios desta planta

Pode ser que você já tenha tomado um chá amargo de carqueja, mas não saiba tudo o que essa planta pode oferecer.
chá de carqueja
Crédito: Freepik

Conhecer os benefícios das plantas para a saúde é permitir-se tratar com o poder da natureza. As plantas são excelentes auxiliares nos tratamentos médicos, ajudando a aliviar sintomas de diversas patologias.

A carqueja é uma delas, muito utilizadas para tratar desde o estômago até a gripe. Aprenda a fazer um chá de carqueja e saiba mais sobre seus benefícios.

Receita de chá de carqueja

Para fazer o chá utilizam-se as hastes da planta.

Ingredientes:

  • Água: 1 litro;
  • Hastes de carqueja: 25 gramas.

Modo de preparo:

1. Coloque a água para esquentar. Assim que levantar fervura, desligue e coloque as hastes de carqueja.

2. Tampe o recipiente, deixe repousar por 10 minutos e beba 3 vezes ao dia. Se achar amargo demais, coloque um pouco de mel.

O que é carqueja?

Agora que você já sabe preparar o chá, saiba mais sobre a carqueja, que talvez conheça pelos nomes de carqueja-amarga, carquejinha, bacanta, cacália, carqueja-do-mato ou amargosa. Sim, o chá fica amargo, mas é possível suportar quando precisa aliviar sintomas desagradáveis.

Ela cresce sozinha em terrenos baldios e pastos, especialmente em terras úmidas e ensolaradas, mas também pode comprar as sementes e plantar. Pode chegar a até 2 metros de altura e seu efeitos são fortes, portanto deve ser consumida com cautela.

Quando libera suas propriedades, a carqueja tem ação diurética, laxante, anti-inflamatória, antigripal, antibiótica, antivermífuga, antiasmática, antianêmica, entre outras. São muitas as propriedades benéficas, conforme a necessidade de cada organismo.

É importante não beber chá de carqueja em excesso para evitar efeitos colaterais, e ela não é recomendada para gestantes pois pode ser abortiva. Mulheres que estão amamentando também devem evitar, já que os efeitos da planta passam para o bebê através do leite.

Como a carqueja pode causar redução da glicose no sangue, precisa ser ingerida com muito cuidado por diabéticos ou hipotensão.

Benefícios do chá de carqueja

Com tantas propriedades, logo são diversas enfermidades que o chá de carqueja é capaz de tratar, lembrando que dependendo do caso, deve ser usada apenas como complemento do tratamento médico. Entre os benefícios, estão:

  • Estimula o emagrecimento;
  • Melhora quadros de reumatismo;
  • Mata vermes intestinais;
  • Alivia e trata a gastrite;
  • Trata amigdalite, asma, faringite e bronquite asmática;
  • Reduz o colesterol;
  • Melhora a circulação;
  • Normaliza o funcionamento do intestino;
  • Controla o diabetes;
  • Atua no tratamento de doenças hepáticas.
Dica: A arnica também é uma planta medicinal

Outra planta medicinal que auxilia na saúde e bem-estar é a arnica. Conheça suas propriedades, benefícios e como utilizar.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
diferença e semelhança do inhame e do cara
Inhame ou cará: qual a diferença?
que frutas não comer e manhã
5 Frutas que deve evitar no café da manhã