O louro, de nome científico Laurus nobilis L., é uma planta utilizada como tempero e também oferece propriedades medicinais que ajudam a tratar da saúde de forma natural. Inclusive, depois de ir ao médico para ter certeza de qual problema de saúde está sofrendo, há como fazer remédios com louro de forma natural e caseira, com economia e eficiência. Veja quais são os benefícios dessa planta, como fazer os remédios e para quais problemas cada um é indicado.
Veja também: como usar o chá de louro para ajudar a emagrecer
Benefícios do louro para a saúde
Além de deixar as receitas salgadas mais aromáticas e saborosas, as folhas de louro oferecem propriedades que auxiliam na manutenção da saúde. O chá de louro, por exemplo, é um bom aliado para deixar o organismo livre das inflamações das células, o que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas e degenerativas.
Além disso, o chá é um bom digestivo e diurético, ajudando a evitar o inchaço abdominal e a retenção de líquidos que causa tanto mal estar.
Mas as dicas de remédios com louro que você vai conhecer nos próximos tópicos estão relacionadas com o tratamento de problemas respiratórios, como gripe, resfriado, faringite, bronquite e dor de garganta. Nesse sentido, o louro transfere ao organismo suas propriedades bactericidas, antissépticas, expectorantes e anti-inflamatórias.
Como fazer remédios com louro em casa
Além do tradicional chá com folhas de louro, você pode usar essa planta para fazer óleo, compressa, xarope e vaporização. Confira as receitas e como utilizar.
1. Óleo de louro para melhorar a respiração
Esse óleo caseiro é bom para ser inalado, ajudando a abrir as vias respiratórias e a respirar melhor quando está com o nariz entupido. Veja como fazer:
Ingredientes
Frasco de vidro esterilizado e com tampa: 1 unidade;
Folhas de louro: 5 unidades;
Óleo de amêndoas: 500 ml.
Modo de preparo e utilização
- Limpe as folhas de louro com um pano limpo ou papel-toalha.
- Coloque-as dentro do recipiente de vidro bem limpo.
- Por cima das folhas, coloque o óleo de amêndoas e tampe bem o frasco.
- Deixe esse óleo macerar durante 40 dias. Por isso, essa dica deve ser feita com antecedência, mesmo sem estar doente, para que tenha o óleo pronto na hora em que precisar usar.
- Para utilizar, basta abrir o frasco e respirar o óleo algumas vezes. Não deve ser ingerido.
2. Compressa para bronquite
A compressa é feita para colocar sobre a pele. Nesse caso, sobre o peito quando está com bronquite para que atue como expectorante, eliminando as impurezas.
Ingredientes
Água: 500 ml;
Folhas de louro frescas: 3 unidades.
Modo de preparo e utilização
- Aqueça a água até ferver.
- Desligue o fogo, coloque as folhas de louro na água, tampe a panela e deixe descansar por uns 20 minutos.
- Com a infusão ainda morna, coloque dentro uma fraldinha de pano limpa para ficar embebida no líquido. Escorra o excesso.
- Coloque essa fralda molhada diretamente sobre a pele do peito da pessoa com bronquite e deixe até esfriar. Repita o procedimento com mais infusão morna, se necessário.
3. Xarope de louro para tosse
Quando bate a tosse, o xarope é o primeiro tipo de remédio a ser lembrado, pois ele é expectorante e ajuda a eliminar o excesso de muco, além de parar sua produção.
Ingredientes
Água: 250 ml;
Folhas de louro: 6 unidades;
Açúcar mascavo: 6 colheres (sopa);
Limão: suco de 1 unidade.
Modo de preparo e utilização
- Ferva a água com as folhas de louro por 15 minutos.
- Depois, coe e espere esfriar.
- Coloque o líquido em um frasco de vidro esterilizado e com tampa. Coloque junto o açúcar e o suco de limão espremido na hora.
- Deixe por 7 dias na geladeira e vai estar pronto para consumir quando estiver com tosse, uma colher de sopa por vez.
4. Vapor de louro para problemas respiratórios
A vaporização é uma boa técnica para abrir as vias aéreas e respirar melhor quando se está com gripe ou resfriado.
Ingredientes
Água: 500 ml;
Folhas de louro: 6 unidades.
Modo de preparo e utilização
- Ferva a água. Quando levantar fervura, desligue o fogo.
- Transfira a água para uma bacia e adicione as folhas de louro.
- Cubra a cabeça com uma toalha de banho e coloque o rosto perto da bacia para respirar o vapor. A toalha serve para que o vapor seja mantido perto do rosto. Cuidado para não se queimar. Mantenha-se respirando assim até que a água esfrie e o vapor acabe.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao esperado. Para obter melhores resultados é essencial manter um estilo de vida saudável.