em

AmeiAmei

Os melhores remédios caseiros para pedra nos rins

Veja como se livrar do problema com dicas simples e fáceis. Previna-se dos cálculos renais!
remédios caseiros para pedra nos rins
Crédito: Freepik

Quando você tem cálculo renal as dores podem ser bastante desconfortáveis. Em muitos casos, você vai ao hospital, recebe medicamento para a dor e é enviado de volta para casa, até as pedras saírem. Se você pensa que não há muito o que fazer, saiba que existem alguns remédios caseiros para pedra nos rins simples e que podem fazer a diferença.

Melhores remédios caseiros para pedra nos rins

Os cálculos renais, conhecidos também como pedra nos rins, são pequenos acúmulos de massa sólida que se formam a partir de sais minerais em excesso na bexiga. Em algumas pessoas, eles podem indicar um sinal de que os rins não estão funcionando muito bem.

Em casos simples, as pedras são expelidas através da urina. O processo é doloroso, contudo é a melhor forma de se livrar dos cálculos. Mas quando eles atingem determinada proporção, você pode precisar de cirurgia.

Se esse não for o caso, existem alguns remédios caseiros para pedra nos rins que podem ajudar você a acabar com a dor e o desconforto. Eles também agilizam a saída das pedras. Confira o que fazer!

1. Beber água

beber água para pedra nos rins
Crédito: Pixabay

Pode parecer bobagem dizer que a água é um dos melhores remédios caseiros para pedra nos rins. Todavia é a mais pura verdade. Quando você passa por essa doença, a única forma das pedras saírem do meio do caminho e serem expelidas é através da urina.

Um erro comum que as pessoas cometem é justamente jejuar, porque os sintomas do cálculo renal causam náuseas. No entanto, quanto mais água você beber, mais urina você produzirá e menos dor e inflamação você vai sentir.

Uma boa ideia é, se estiver muito enjoado, chupar gelo. O gelo ajudará você a se hidratar e a recuperar a sua saúde com mais rapidez.

2. Suco de limão e limonada

O suco de limão é rico em vitaminas C e ele atua no seu organismo como um alcalinizante. Além de ajudar a desintoxicar o seu corpo, a limonada sem açúcar também é ótima para cálculo renal. Seu efeito é diurético e ajuda você a ir mais vezes ao banheiro.

Sem falar que o limão também é ótimo para acalmar o estômago. Você pode tomar o suco do limão puro ou diluído em água gelada, para ficar mais palatável.

3. Suco de melancia

melancia para pedras nos rins
Crédito: Pixabay

Não é propriamente um dos remédios caseiros para pedra nos rins, porque não alivia os sintomas. Porém o suco de melancia é outra opção diurética que você pode fazer em casa. Além disso, ajuda a evitar o jejum e pode ser usada para ingerir os medicamentos prescritos por um médico.

Que remédios caseiros para pedra nos rins evitar?

Fazer remédios caseiros é algo que sempre pode ser perigoso para a sua saúde. Tudo que você faz nesse sentido deve ser comentado com o seu urologista. Muitos sites recomendam a ingestão de chás para o tratamento do cálculo renal. Mas isso além de perigoso faz ainda mais mal.

Muitos chás contêm substâncias que causam sedimentação na bexiga, provocando mais cálculos. Fazer uso deles pode fazer com que você desenvolva um problema crônico. O único chá que pode ser ingerido, em caso de pedras, é o chá verde.

Há também quem invente medicamentos caseiros à base de cerveja. Esse tipo de indicação também é prejudicial. Apesar de a cerveja ser diurética, ela é cheia de toxinas. O melhor mesmo é beber muita água, não ficar longos períodos sem comer e sempre procurar um médico caso a dor piore ou você apresente novos sintomas, como sangramentos.

Também é importante verificar, a cada ida ao banheiro, se a pedra saiu ou não. Você pode urinar através de uma peneira fina para garantir isso. Depois que sair, o alívio da dor é praticamente imediato.

Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Benefícios do vinagre de maçã e da salsa
Suco para perder gorduras de forma saudável