em

AmeiAmei HahahaHahaha EstranhoEstranho

Remédio caseiro para bursite: alivie sua dor

Quer aprender a fazer um remédio caseiro contra bursite, que te ajude no tratamento e tire logo as dores?
remédio caseiro para bursite
Crédito: Unsplash

A bursa – de uma forma mais simplista – é um saco com líquido dentro que facilita o movimento normal das nossas articulações e músculos, evitando o atrito intenso e a fricção. Já a bursite é uma inflamação da bursa e causa muitas dores. Pode ocorrer nos ombros (local mais frequente), mas também nos joelhos, cotovelos, quadris, dedos dos pés e calcanhares. A boa notícia é que há remédio caseiro para bursite que é capaz de aliviar as dores causadas pela inflamação.

Além das dores, a bursite geralmente provoca inchaço, rigidez nas articulações e limitações dos movimentos normais.

Infelizmente, quem sofre de bursite tem a sua rotina diária muito afetada. Cozinhar, limpar a casa, dirigir e até mesmo lavar os cabelos ou escovar os dentes pode se tornar doloroso e difícil.

Para tornar a vida de quem está tendo que conviver com a doença mais simples, estão aqui 4 indicações de remédio caseiro para bursite.

4 Opções de remédio caseiro para bursite

Para começar, é importante saber que sua alimentação é um importante remédio caseiro para bursite. É muito importante aliar os alimentos aos tratamentos naturais e tradicionais, fazendo com que os efeitos sejam mais rápidos e intensos.

Busque alimentos ricos em vitamina D e C, fortalecendo ossos e articulações.

Aumente o consumo de aveia, banana, espinafre, brócolis e grão-de-bico, pois atuam como anti-inflamatórios naturais, que irão amenizar a inflamação da bursa.

Invista também em água detox e sucos verdes, para acelerar a recuperação. O organismo já está sendo cuidado, maravilha! Agora veja esses remédios caseiros.

1. Chá de garra do diabo

Este chá tem efeitos anti-inflamatórios, cicatrizantes, relaxantes e antiartríticos. A raiz da planta garra-do-diabo (Harpagophytum procumbens), alivia as dores e reduz a inflamação, o que o torna uma excelente opção de remédio caseiro para bursite.

Essa erva é muito indicada para o tratamento de artrite reumatoide, artrose, bursite, fibromialgia e tendinite.

Atenção! Ela é contraindicada para grávidas, lactantes (mulheres que estão amamentando) e por pessoas com problemas intestinais e estomacais, como úlceras e pólipos.

Ingredientes:

Raiz de garra-do-diabo: 2 colheres (sopa);
Água: 1,5 litro.

Modo de Fazer:

  1. Ponha a água para ferver junto com a raiz de garra-do-diabo;
  2. Depois de ferver, desligue o fogo e abafe com uma tampa por 5 minutos;
  3. Coe, deixe amornar e beba 1 xícara de chá 2 vezes ao dia, sem adoçar.

2. Compressas quentes e frias

Nos primeiros dias da crise, faça compressas frias na região afetada para reduzir a inflamação, inchaço e a dor, sempre que achar necessário.

Ela pode ser feita com um saco térmico ou até mesmo com cubos de gelo em um saco plástico, envoltos em um tecido leve – como o algodão.

Assim que passar a fase aguda, comece a fazer compressas quentes e frias, alternando entre elas, três vezes ao dia.

Para tanto, faça primeiro a compressa fria por 20 minutos, coloque a compressa quente por mais 20 e finalize com a fria.

3. Alongamento e atividade física

remédio caseiro para bursite alongamento
Crédito: Pexels

Exatamente isso: você pode, e deve, se mexer para ajudar a curar a bursite. Um bom alongamento e atividades mais leves, realizadas com cautela, ajudam a ampliar os movimentos e acelera a recuperação.

Quando você realiza atividades físicas, estimula a circulação do sangue, acelerando assim o processo de cicatrização, além de evitar que a doença surja novamente.

Se a bursite foi causada por algum movimento repetitivo em algum esporte, busque a orientação de um fisioterapeuta antes de voltar a praticar.

4. O óleo de hortelã-pimenta

O óleo de hortelã-pimenta é um reconhecido anti-inflamatório, podendo ser aplicado no local para aliviar a dor, estimular a circulação do sangue e diminuir a inflamação.

Para isso, dilua 3 gotas do óleo essencial em uma colher de sopa de óleo de coco e realize uma massagem terapêutica no local. Ela terá melhores resultados se realizada após alongamentos.

O óleo essencial de Hortelã-pimenta pode ser adicionado também ao banho de imersão, em uma relação de duas gotas por litro de água.

Causas da bursite

Essa inflamação pode ser causada pelo uso excessivo de uma articulação, através de movimentos repetitivos e incorretos, além de ser a consequência de doenças como a gota, artrite reumatoide ou até infecções. Veja quais são as principais causas da bursite:

Movimentos repetitivos

A prática de alguns esportes – como o tênis – exige muito de algumas articulações, através de movimentos repetitivos. Acidentes com movimentos bruscos que exijam demais do músculo também podem desencadear uma crise.

Postura

Como você está olhando para a tela agora? Sua postura está correta? Pois saiba que uma das causas mais comuns de bursite está relacionada à postura.

Quando se fica sentado por muito tempo, a tendência é que se encontre uma postura mais confortável, desalinhando a coluna vertebral e forçando diversas articulações.

Problemas de saúde

Algumas doenças podem ser relevantes para desencadear uma crise de bursite, sendo algumas delas:

Outros fatores relacionados ao corpo, mas que não são necessariamente doenças, também podem desencadear o processo inflamatório. É o caso de esporões ósseos, depósitos de cálcio, desvios na coluna e a diferença no comprimento das pernas.

Invista em uma boa alimentação, pratique atividades físicas com cuidado e teste um remédio caseiro contra bursite. Lembre que cada corpo reage de forma única, sendo fundamental buscar primeiro a orientação do seu médico.

Veja também no vídeo uma massagem para aliviar as dores da bursite.

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

9 Comments Leave a Reply
  1. Por quanto tempo pode guardar o chá na geladeira.?Se a receita é para 1,5litros, e recomenda-se tomar somente 2 xícaras, podemos guardar o chá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

como limpar vaso sanitário
Como limpar vaso sanitário sem produtos químicos
fazer as unhas crescerem
Como fazer as unhas crescerem mais rápido