relacionamento desgastado o que fazer
Crédito: Freepik
em

Relacionamento desgastado: o que fazer e o que causa?

Saiba o que pode desgastar um relacionamento e o que fazer para recuperar o antigo sentimento

Muitas pessoas vivem um relacionamento desgastado, sem nem sequer ter noção disso. Isso é terrível, tanto para a relação em si, quanto para a própria pessoa. Por isso, confira quais são as causas para um relacionamento perder o brilho e saiba como recuperá-lo.

5 Atitudes que desgastam o relacionamento

Existem diversos comportamentos que, caso se tornem frequentes, podem acabar desgastando todo um relacionamento. Para observar essas atitudes, é necessário que haja um processo intenso de busca pela consciência dos próprios atos, evitando assim que se torne uma relação enfraquecida.

1. Achar que o mundo gira em torno de você

Na relação, não é esperado que a pessoa faça de tudo para te servir e que ela esteja sempre disponível para te dar carinho ou atender as suas necessidades. Essa frase pode parecer óbvia, mas é também um grande choque de realidade, para muitos que acham que a pessoa ao seu lado deve viver a sua disposição.

2. Estar muito distante

O extremo oposto do item anterior também é altamente negativo e prejudica a relação, sendo necessário que haja um equilíbrio. Afinal, segundo Aristóteles, toda virtude é prática e reside no equilíbrio. Portanto, é importante que você se esforce para não se isolar do parceiro (a) e que evite achar que a vida dessa pessoa gire em torno de você.

3. Ter desvios éticos

Desvios éticos de grande magnitude podem ser extremamente prejudiciais para uma relação, já que causam um sentimento de cumplicidade e não o essencial sentimento de amizade. Além disso, nem precisa dizer o quão errado é cometer uma traição, seja ela qual for.

4. Cair na rotina

É importante que, em alguns momentos, haja programações específicas para o casal. Assim,  vocês poderão curtir momentos de intimidade e viver um cenário que não se resuma apenas a trabalhos e discussões. Portanto, cair na rotina é um dos fatores que geram um relacionamento desgastado.

5. Não procurar ajuda

Quando se diz em não procurar ajuda, refere-se principalmente à ajuda especializada, como o auxílio fornecido por um psicólogo. Portanto, é importante que se procure alguém de confiança, para que possa ajudar o casal ou a própria pessoa a obter caminhos mais precisos para o autoconhecimento e amadurecimento.

Veja também: como terminar um relacionamento de forma saudável

Como recuperar um relacionamento desgastado

Para se recuperar um relacionamento desgastado que já parece estar fadado ao término, é importante que se parta do princípio da reflexão. Ou seja, que haja a avaliação sobre o que estava de errado nesse cenário e como isso pode ser consertado.

1. Respeite opiniões distintas

Ao respeitar opiniões diferentes, você demonstra empatia e maturidade. Então, você pode não concordar e querer discutir opiniões, mas tem que respeitar a opinião do seu parceiro caso ele não concorde com você. Mostrar outros lados é importante, mas não desqualifique a opinião do outro por acreditar que a sua é melhor (ou mais correta).

2. Preste atenção no outro

Muitas brigas em relacionamentos acontecem porque o parceiro não dá ouvidos ao que o outro diz, ou finge que está escutando e depois comete erros por não ter prestado atenção. Dê ouvidos, mostre que você está prestando atenção e refletindo junto com ele.

3. Facilite o diálogo

Esse ponto está ligado com o ato de prestar atenção na outra pessoa, sendo uma ferramenta muito melhor para expor as opiniões e chegar a algum grau de concordância, do que falar sem prestar atenção no outro. Então, procurem estabelecer um diálogo claro e o relacionamento se tornará mais saudável.

4. Façam coisas juntos

Procure novas coisas para fazerem em casal. Pode ser um hobbie, um esporte ou até mesmo quem sabe aquele curso que tanto queriam começar. O importante é que tenham algo novo para recomeçar e buscar novos ares.

5. Terapia de casal

Sim, ela pode ser a solução dos problemas de vocês. Por mais que possa parecer que alguém irá se intrometer na relação, pode ser exatamente isso o que precisam. Um novo olhar, mais distante e profissionalizado, pode mostrar o que precisa ser melhorado e dar ferramentas para o recomeço.

O mais importante de tudo isso é a vontade de mudar e fazer algo diferente. Não adianta pensar em revitalizar o casamento, se as pessoas são exatamente as mesmas. Então, abrir a mente é fundamental nesse processo, assim como o coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
cachorros conseguem sentir pessoas ruins

É verdade: cachorros conseguem reconhecer pessoas ruins

festa do divórcio

Amigas fazem festa do divórcio e viralizam