terminar um relacionamento
Crédito: Freepik

Como terminar um relacionamento de forma saudável

Nem sempre é fácil terminar uma relação. Mas existem formar de lidar com esse momento para que todos fiquem bem.

Publicidade

O ser humano necessita se relacionar. Faz parte da natureza humana manter contato e conviver com outros humanos, com os animais e toda a forma de vida. Mas assim como existem as conexões, existem as desconexões. Fatores que fazem uma pessoa perder o interesse e a afinidade que tinha com outra. Mas como terminar um relacionamento de forma saudável? Confira as dicas que podem ajudar.

5 Dicas para terminar um relacionamento de forma saudável

cinco dicas para terminar um relacionamento
Crédito: Freepik

Não importa o que motivou você a começar a se relacionar com alguém. O fato é que um relacionamento saudável precisa ser constantemente cuidado, lapidado e enriquecido com atitudes que façam as pessoas sentirem-se amadas e respeitadas.

Porém, com o passar dos meses ou dos anos, nem sempre essa necessidade é suprida, e os motivos são vários. Então, pode acontecer de uma das partes perder o interesse que sentia, e isso já é o bastante para querer terminar a relação.

Não há muito o que ficar explicando ou consertando, pois quando o sentimento não está mais fervendo dentro de você, perde o sentido dividir a vida com uma pessoa que não lhe completa mais.

Publicidade

Acontece que mesmo parecendo algo tão simples, boa parte das pessoas não reage bem aos término de um relacionamento, quando somente um dos lados tem esse desejo de terminar. Então é preciso pensar com calma, ser sincero consigo mesmo e refletir sobre como vai abordar o assunto com o outro.

Tudo isso para que a relação afetiva possa ser rompida, sem ferir, sem ofender, magoar e, de preferência, que ambos continuem desejando a felicidade do outro. Mas como fazer isso? Como lidar com pessoas difíceis, insistentes ou sem controle emocional para aceitar o término? Veja a seguir.

1. Faça uma reflexão profunda

Antes de partir para a conversa definitiva, converse consigo mesmo a sós. Tenha certeza de que essa é a decisão que você realmente quer tomar. Essa dica é importante porque há pessoas que terminam um relacionamento em que existe mais pontos positivos do que negativos, sendo que os pontos negativos poderiam ser resolvidos com facilidade.

Não quer dizer que você tenha que suportar atitudes da outra pessoa que considera inadmissíveis, nem que tenha que obrigar o outro a mudar. Apenas tenha consciência de que um término vai causar impacto, e não vale a pena ferir os sentimentos do outro para querer voltar atrás dias depois. Seja maduro para saber o que sente e o que quer para a sua vida a partir de agora.

Publicidade

Nessa reflexão você aproveita para listar quais são os motivos que o fizeram querer terminar. Para ajudar a outra pessoa a aceitar o término com mais tranquilidade, você precisar dar motivos a ela. É normal, as pessoas precisam compreender porque estão sendo rejeitadas.

Então, faça essa lista com sinceridade, sem mentir para si mesmo. Coloque seus sentimentos no papel para que possa ler depois e conseguir conversar com o outro tendo mais convicção do que está dizendo.

Muitas vezes, quando você finalmente se senta para conversar com o outro, acaba percebendo que poderia ter falado dos seus sentimentos antes, ao invés de ter engolido a raiva e acumulado sentimentos ruins. A falta de conversa entre os casais é um grande problema que faz muita gente terminar sem realmente querer e sem precisar.

Publicidade

Por isso que essa reflexão íntima é fundamental. Tenha uma longa e sincera conversa consigo mesmo, anotando todos os pontos positivos e negativos da relação. Coloque o que você acha que o outro poderia fazer para melhorar e o que você poderia fazer também. Sinceridade é fundamental.

Se depois de fazer uma lista bem completa e detalhada, ainda assim você estiver convicto de que quer terminar, então é hora de planejar o momento. Esse planejamento serve para escolher a hora, o local e como você vai se expressar. Tudo isso para que seja uma conversa o mais saudável e madura possível.

2. Determine quando irá chamar seu parceiro para conversar

Depois de ter decido que realmente quer terminar um relacionamento, determine de uma vez por todas quando irá ter a conversa definitiva. Não fique postergando o seu sofrimento e o do seu parceiro. Pois naturalmente, ele já deve estar desconfiado de que há algo estranho com você.

Publicidade

Se para você escolher o momento certo é difícil, porque vai gerar tensão, nervosismo, tristeza e outros sentimentos que não gostaria de sentir, lembre-se de algo muito importante. Você não está feliz. Já está sofrendo e vivendo dias difíceis. Não faz sentido continuar com isso, então determine um prazo para a conversa.

Na hora pensar na data específica, tenha o cuidado de escolher um dia em que o outro não vai ter um compromisso importante, dando a ele um tempo para pensar, ficar sozinho e poder entender o que está acontecendo. Não importa se você o está culpando por alguma coisa, respeite esse momento e escolha um dia tranquilo para vocês.

3. Tenha uma conversa esclarecedora

Quando chegar o dia do término, fale com clareza, sem rodeios. Isso não significa ser rude ou agressivo no tom de voz ou nas palavras. Apenas lembre-se dos tópicos principais naquele seu papel de anotações e diga para a pessoa o que motivou essa conversa, mas sem ficar voltando em histórias do passado.

Publicidade

Deixe claro que essa é uma conversa definitiva, pois seus sentimentos mudaram e você já pensou o bastante sobre isso para ter certeza da sua decisão. Se você ficar dando voltas e se prolongando em momentos passados, vai abrir espaço para uma discussão desnecessária e pode confundir a cabeça do seu parceiro.

Diga o que tiver para dizer com respeito, sem ficar apontando culpados, sem gritar, sem ofender. Apenas fale com maturidade. É mais simples do que parece. Depois esteja preparado para as reações da pessoa. Imagine com antecedência tudo o que pode acontecer, somente para que não se desespere e desista no meio do caminho, caso o outro comece a chorar.

4. Tenha essa conversa pessoalmente

Tudo o que você fizer na dica anterior, deve ser feito pessoalmente, olhando nos olhos do outro. Jamais termine um relacionamento pelo WhatsApp, Messenger ou e-mail. Não há nada mais imaturo e desrespeitoso do que isso.

Publicidade

Assuma as suas responsabilidades com os seus próprios sentimentos e não tenha medo de encarar a pessoa com quem viveu tantos momentos importantes. Pois esse momento, mesmo sendo triste agora, também é importante para os dois e merece olho no olho, atenção total.

Aliás, outra dica importante é que escolha um local reservado, não público. Assim os dois poderão ficar à vontade para expressar seus sentimentos e você também evita um possível vexame em público. De preferência, estejam em casa e sozinhos.

5. Depois da conversa, afaste-se

A conversa aconteceu, os sentimentos vieram à tona, cada um falou o que queria. E agora? É hora de se afastar. Jamais fique dando falsas esperanças para a pessoa que, agora, é o seu ex. Se moram juntos, o ideal é que antes da conversa você já tenha falado com algum amigo ou familiar de confiança para poder ficar na casa dessa pessoa uns dias.

Publicidade

Esse momento de afastamento é importante para que os dois comecem uma nova fase sem precisar ficar encarando um ao outro diariamente. Mesmo que vocês tenham terminado de forma tranquila, espere um tempo para voltar a falar com a pessoa, depois que as coisas já estiverem melhor digeridas.

Como identificar a hora de terminar um relacionamento?

quando deve terminar um relacionamento
Crédito: Freepik

Pode parecer difícil saber quando terminar um relacionamento. Mas na verdade não é. Para ter certeza sobre essa decisão, volte para a primeira dica e faça uma profunda reflexão consigo mesmo. Afinal, só você sabe quando é a hora de terminar, pois não vai mais estar feliz. Simples assim.

Apenas tenha o cuidado, como também mencionado na primeira dica, de que essa decisão não esteja sendo tomada por falta de conversa. Casais precisam conversar sobre tudo, o tempo todo, para se conhecerem e aprenderem a lidar um com o outro.

Publicidade

Se você estiver com muitas dúvidas para tomar essa decisão sozinho, a melhor dica é que procure um profissional terapeuta. De preferência, um que seja especialista em casais. Você pode ir sozinho à consulta, mas o importante é que esse terapeuta vai lhe ajudar a clarear sua mente e organizar seus pensamentos e sentimentos para que tome uma decisão madura e sensata.

O que fazer quando a pessoa não aceita o fim do relacionamento?

Mesmo que você tenha feito tudo certinho, escolhido o momento certo e as palavras certas, nem sempre ocorre tudo com tranquilidade ao terminar um relacionamento. Há pessoas que simplesmente não aceitam o término do relacionamento. Então, você deve fazer o que estiver ao seu alcance e o que for de sua responsabilidade para manter-se afastado da pessoa. Ou seja:

1. Evite contatos

Há pessoas que ficam obsessivas e não param de chamar o ex em todas as redes sociais e contatos possíveis depois de terminar um relacionamento. Se isso acontecer, diga para a pessoa, uma última vez, que sua decisão já foi tomada e que ela deve seguir em frente, pois não há volta.

Publicidade

Então, preserve sua vida pessoal e procure bloquear a pessoa de todas as suas redes sociais e formas de contato, se for necessário. Evite ficar respondendo mensagens e dando explicações, pois a pessoa vai entender isso como uma chance que ela tem de convencer você a voltar.

2. Evite encontros

Se vocês têm os mesmos amigos e isso implica em ficarem se encontrando o tempo todo, tome a atitude de dar um tempo nessas saídas. Mesmo que não seja você o problema, faça o que estiver ao seu alcance para evitar situações desconfortáveis. Não deixe seus amigos de lado, apenas deixe claro para eles de que você quer evitar os encontros porque seu ex não está lidando bem com o término.

3. Proteja-se

Se a situação sair do controle depois de terminar um relacionamento, com visitas inesperadas, encontros forçados, perseguições e ameaças, proteja-se ao máximo. Avise a todas as pessoas do seu convívio, como o seu chefe, colegas de trabalho mais próximos, sua família e amigos sobre o que está acontecendo. Não fique sozinho em locais que a pessoa possa aparecer de repente.

Publicidade

Se sofrer alguma ameaça e conseguir gravar, vá imediatamente à polícia fazer um boletim de ocorrência com suas provas. Em alguns casos pode parecer inacreditável que aquela pessoa que você achava que conhecia tão bem esteja tomando esse tipo de atitude. Mas não espere para ver até onde ela está disposta chegar com essa obsessão, ou poderá ser tarde demais.

PODE GOSTAR TAMBÉM