em

Dor x emoções. O que as dores podem ensinar sobre nossas emoções?

As emoções causam dores no corpo, reduzindo sua qualidade de vida. Saiba como combater.

Dor e emoções. Qual é a relação? Vamos pensar juntos. Do que nosso corpo é composto? Estudamos que somos compostos de órgãos, formados por tecidos, formados por células… não é isso? Mas que tal ir um pouco além? Nossas células são compostas de moléculas, que são compostas de átomos que por fim são compostos de ENERGIA! Podemos afirmar então que somos energia, assim como nossas emoções e nossos pensamentos.

A dor pode ser acionada por nossa condição emocional

Nossos pensamentos podem acionar o gatilho para a liberação de radicais livres nas células, que podem levar ao mal funcionamento e dores. E esse não é um pensamento empírico. Estudos foram conduzidos pela  Dra. Susan Babel, renomada psicóloga, que publicou o resultado dos seus estudos no  Psychology Today, afirmando que dores crônicas não são causadas somente por lesões físicas, os problemas emocionais também podem causar dores no corpo.

Nesse estudo, a Dra. Babel criou uma estrutura de relação entre as emoções e a localização das dores no corpo físico. Ensinou também a forma de aliviá-la. Acompanhe!

Relação entre dores e emoções

relacao-dor-emocoes

Dores na parte superior do corpo:

Dor de cabeça – Quando a cabeça dói, inclusive enxaqueca,  é sinal de que a pressão do dia a dia, o perfeccionismo, falta de paciência estão presentes. A raiva e mágoa, com consequentes necessidades de segurança e proteção também. Elas estão tomando mais espaço que o suportado. Para melhorar, busque as causas dessas emoções e faça algo que te dê prazer! Saia, vá correr, assista a um bom filme, ligue para alguém querido, só pra saber como está… relaxe.

Dor no pescoço – E você achando que essa dor era só postural! Quando estamos muito enraizados nas nossas próprias verdades, nos tornamos inflexíveis. Isso dificulta o perdão, aos erros dos outros e aos nossos próprios erros. Devemos nos lembrar sempre de que somos maravilhosamente imperfeitos e como tal, erramos. Tente olhar a vida com mais leveza e praticar o perdão verdadeiro.

Dor nos ombros – Como andam os fardos que você carrega? Leves? Cheios de problemas seus e dos outros? Busque soluções, mesmo que a médio prazo e divida em pequenas conquistas. Agora o mais importante, compartilhe com pessoas queridas o que está pesando tanto em sua vida, isso certamente vai te ajudar.

Dor na parte de cima das costas – Você sente falta de apoio ou que recebe menos amor do que merece? Ou será que você não está conseguindo demonstrar o que sente, talvez por culpa ou senso de inferioridade? Se valorize e faça algo por VOCÊ!

Dores na parte inferior do corpo:

Dor na lombar – Pode estar relacionada às dificuldades financeiras ou a sentimentos contraditórios. Em ambos os casos, nada melhor do que pesar os prós e contras, planejar e tomar uma atitude.

Dor nos cotovelos – Sim, elas existem! E a causa não é música de gosto duvidoso… Agora falando sério, a inflexibilidade nos caminhos da vida podem estar causando essa dor. Se permita mais, permita se deixar levar de vez em quando.

Dor nas mãos – As mãos são o nosso meio de contato com o mundo. Não as feche tão forte. Saia com os amigos, faça uma ligação só para dizer oi, todos os dias, interaja mais.

Dor no quadril – Os quadris nos dão estabilidade e força para o movimento. Não tenha medo de ir pra frente! As mudanças são a única certeza que temos nessa caminhada.

Dor nos joelhos – Excesso de orgulho, de foco no seu próprio eu, podem desencadear dores nos joelhos. Lembre que somos somente energia manifesta de formas diferentes! Somos todos um. Que tal buscar algum trabalho voluntário, começar um projeto em prol do outro? Vamos abrir os olhos para o mundo!

Dor nas panturrilhas – Muita tensão e estresse podem causar dor nas famosas “batatas da perna”. O apego e ciúmes também influenciam. Que tal começar algo novo? Se não serve pra você, desapega!

Dor nos tornozelos – Está imobilizado, se sentindo incapaz de tomar uma decisão? Se sente culpado quando se proporciona pequenos prazeres da vida? Pode ser essa a causa da dor. Se permita mais!

Dor nos pés – Pode ser causada por depressão e falta de compreensão, empatia com as pessoas e consigo mesmo. Afaste a energia negativa! Busque olhar a vida como a uma criança, ainda imatura, mas linda e cheia de possibilidades!

Essas são alguns exemplos da influência das emoções sobre o nosso corpo. Acompanhe mais detalhes no vídeo abaixo!

Você já tinha percebido essa relação entre emoção e dores antes? Deixe sua opinião nos comentários!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Descoberta incrível: cura para a diabetes pode estar na pimenta vermelha

Existe um chá que purifica a sua corrente sanguínea e aprimora sua figura! Saiba tudo aqui!